Resenha: Vivendo a Comunicação não-violenta

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021


Autor: Marshall Rosenberg

Editora: Sextante

Número de páginas: 192

Skoob

Sinopse:

A Comunicação Não Violenta (CNV) é um dos temas mais transformadores e fundamentais que nós da Sextante já publicamos. Ela é tão essencial que deveria ser ensinada a todas as pessoas, assim como ler, escrever e fazer as quatro operações matemáticas. Mais do que uma técnica para resolver conflitos, é um modo de ser, de pensar e de viver que, como diz Marshall Rosenberg, “nos ensina a expressar o que está vivo em nós e a enxergar o que está vivo nos outros. Assim podemos descobrir o que fazer para enriquecer essa vida”.

Comunicação não violenta vai além da talvez ideia que tenhamos de não brigar, não gritar, ela engloba o melhor entendimento do que o outro está comunicando e das formas mais esclarecedoras que podemos transmitir o que queremos. 

O livro trata disso, das vantagens de ter uma melhor comunicação com todos ao redor e o que isso pode ocasionar de positivo em nossa vida. 

O autor conta das suas experiências como mediador de conflitos e separa os capítulos em assuntos: Podemos dar um jeito: como resolver conflitos de forma pacífica e eficaz; Amar sendo eu mesmo: como criar relações amorosas sem abrir mão de nossos valores e integridade; Superando a dor entre nós: como alcançar a reconciliação e a cura sem fazer concessões; O propósito surpreendente da raiva: para além do gerenciamento da raiva, como encontrar sua virtude; Criando filhos com compaixão: como educar de acordo com a CNV; Espiritualidade prática: reflexões sobre a base espiritual da CNV.

Além disso ele traz exemplos reais de situações das mais diversas esferas. A leitura é um pouco longa, mas certamente saímos com outra visão sobre comunicação. 

A leitura desse livro, no caso li em e-book, foi uma leitura muito esclarecedora para mim, me ajudou a analisar como eu mesma  me comunico com pessoas próximas a mim e até mesmo na reação delas a cada gesto meu dentro da conversa. Vi algumas falhas que estava cometendo, enfim, é um livro que sem querer, acabamos refletindo sobre nosso próprio comportamento. 

A parte que não gostei é que achei um tanto cansativo para ler, talvez se eu tivesse lido em livro físico não fosse. Como há diversos exemplos de diálogos das mais diversas áreas da vida, em alguns momentos desejei sair desses bate papos que foram longos em muitos casos, por mais que eles ajudassem a compreensão do assunto. 

********

Sobre  o autor:

Marshall Bertram Rosenberg foi um psicólogo americano que criou com uma equipe o método comunicativo chamado Comunicação Não-Violenta (CNV).

A Comunicação Não-Violenta destina-se para a resolução de conflitos nas mais diversas áreas levando em consideração uma comunicação atenta ao que falamos e ao que ouvimos baseada em empatia. Segundo o autor, a CNV é a chave para o problema das desavenças e discórdias.

Um comentário:

  1. Amei a resenha! Sem dúvidas, é um livro que quero ler. Amo estudar sobre a Comunicação Não Violenta e também como ter uma comunicação equilibrada sem reações negativas. Beijos.

    ResponderExcluir

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.