sexta-feira, 28 de março de 2025

Resenha do livro: O sucesso é ser feliz


 Autor: Roberto Shinyashiki

Editora: Gente

Número de páginas: 198

Ano: 1997

Skoob 

Goodreads


 


SOBRE O AUTOR:

É médico-psiquiatra com pós-graduação em Gestão de Negócios (MBA - USP) e doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP). Profundo conhecedor da alma humana, ele tem a capacidade de entender a realidade e as necessidades dos indivíduos, isso faz de Shinyashiki uma referência em temas como carreira, felicidade e sucesso.

Como consultor, palestrante e autor, Roberto Shinyashiki ministrou cursos de especialização nos EUA, na Europa e no Japão. Também participou dos congressos de desenvolvimento e treinamento mais importantes no mundo, palestrando inclusive no Congresso ASTD - American Society for Training & Development, nos EUA.


SINOPSE:

Mais uma Vez, Roberto Shinyashiki adianta-se no tempo e traz um tema fundamental que tem sido deixado de lado pelo ser humano em busca do sucesso: a felicidade. Se você questiona se a sua vida tem sido do jeito que merece... Se gostaria de encontrar opções com maior realização pessoal, este livro é fundamental. Aqui, encontrará temas como: O que é a felicidade? Por que as pessoas desperdiçam as suas vidas? Quais os caminhos para uma vida mais plena? Estes assuntos são abordados de uma maneira serena e profunda, como se você estivesse tendo uma conversa real com o Dr. Shinyashiki. Neste livro, você ainda encontrará novas idéias que abrirão os seus horizontes, orientações que propiciarão uma nova visão da sua vida e principalmente, alimento para motivar essa transformação. Leia este livro enquanto é tempo. Existem muitos tesouros não explorados em sua vida. Afinal, a felicidade também é lucro.


MINHA OPINIÃO:

Este livro eu ganhei de uma correspondente de cartas e quando o recebi achei o título um tanto reflexivo sobre nossas formas de ser feliz. 

Enquanto eu lia, fazia paralelos com minha vida, minha opinião sobre ser feliz e sobre o que eu estou fazendo para sorrir mais, levar a vida mais leve. 

No livro é falado sobre como a vida está corrida e muitas vezes sem alegria, sem emoções boas. Para alcançar metas no trabalho, para conquistar estilo de vida confortável, para poder comprar bens materiais de qualidade, acabamos que nos sobrecarregando de rotinas intermináveis que nem sempre caminham junto com a tal da felicidade. 

Mas será que podemos ter essas metas e ainda sermos felizes? Será que precisamos abrir mão delas? Esse questionamento é feito no livro e também respondido que não, mas precisamos ver como estamos indo atrás dessas metas, é a forma como estamos fazendo. 

Mas e a infelicidade? O que é? Pode ser um vício? Existe um capítulo só sobre esse assunto, tão importante quanto sabermos o que é felicidade. 

O autor também fala de três personagens da mitologia: Dâmocles, Sísifo e Midas. Ele fala separadamente de cada um deles separando vários aspectos de cada um, tudo por módulos, tudo organizado. Provavelmente vamos nos identificar com algum deles ou com mais de um. O melhor nisso tudo é que apesar de ser levantado as fraquezas de cada um, também é mostrado a saída para a melhoria de cada um, afinal a felicidade não tem a ver com a perfeição, mas sim em como lidamos com os obstáculos e fraquezas nossas. 

Por fim ele fala de sonhos, de aproveitarmos a jornada, de irmos sim em busca de objetivos, sonhos, metas, mas de também curtir cada momento da vida. 


0 comentários:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.