A chave de meu mundo está com vocês

sábado, 2 de janeiro de 2021

O texto abaixo foi escrito ao som da seguinte música:




Se quiser ler ouvindo a música que deu forma às palavras abaixo, clique no link acima ou procure por ela no Spotify. Há! E coloque no repeat.  


***


A chave de meu mundo está com vocês




Cada um de nós tem seu próprio mundo e lá se encontra nossas qualidades, nossos defeitos, nosso passado e nosso presente, lá está o que temos de mais precioso na vida, há também nossos sonhos, delírios, desejos, traumas, medos, feridas, cicatrizes. 

Podemos ser o tipo de pessoa que nem porta coloca na entrada e deixa todo mundo entrar, fazer o que quiser e sair. Podemos ser do tipo de pessoa que coloca portas e trancas de todo tipo e não deixa ninguém entrar. Podemos ser do tipo que coloca uma porta e deixa entrar somente quem tem ingresso e, somente para alguns que saem, entrega a chave para quando quiserem voltar.

Eu já fui dos dois primeiros tipos de pessoas, mas não me senti bem com esses estilos, por muito tempo eu alternava entre tirar a porta e colocar todas as trancas possíveis, estava perdida pois não encontrava um caminho do meio. 

Depois de alguma caminhada, eu conheci o terceiro tipo de pessoa que citei e me encontrei totalmente nesse estilo de administrar meu mundo. Mas depois de adequar o estilo na minha vida foi preciso organizar o povo lá dentro. Muitas pessoas eu tirei, outras tive que expulsar, algumas pessoas me comunicaram que iam ficar para sempre lá sem negociação, hehehehe, agradeço por esta decisão delas, outras ainda ficaram indiferentes e um último grupo... o laço da amizade continuou forte mas eu sabia que tinham outros caminhos a seguir. Sobre elas, me apeguei ao medo de perder no instante que eu deixasse ir, mas o tempo me contou que elas iam sim independente do meu medo, precisavam voar para as montanhas que desejavam mas que vez ou outra voltariam para me visitar. 

Entendi que só permanece quem tem liberdade de escolha, quem nos conhece realmente, quem nos ama, quem se importa, quem foi marcado pela nossa presença mesmo que rápida, esses nunca nos deixarão. Mas o contato frequente nem sempre é possível pois em muitos trechos da viagem dessas pessoas... não pega Wifi. Mesmo assim sabemos que quando elas estiverem perto de nosso mundo, de nosso caminho, quando estiverem perto de onde estamos viajando... elas nos farão uma visita e nos contarão as maravilhas que encontraram no caminho, nos contarão suas batalhas, suas derrotas e suas vitórias, nos contarão o que viram de diferente e estranho e vamos dar muita risada junto, e ao nosso lado matarão a saudade até que a hora de partir chegue novamente. 


Está tudo bem e para essas pessoas especificamente, entreguei a chave da porta do meu mundo para quando estiverem em locais próximos, poderem abrir a porta de minha vida e entrarem sem precisar se identificarem do lado de fora. Como é libertador ter pessoas assim na vida!! Como é bom saber que durante nossa viagem podemos encontrá-las na próxima curva e quando menos esperamos. Como é bom ter pessoas as quais marcamos positivamente. Como é bom essa rede de amizade sincera e de amor. Como é bom ter no coração pessoas que sentimos saudade sim mas que sentimos que estão bem em algum lugar esse mundão. Mas não mexam com essas pessoas porque quando sabemos que estão em perigo, não pensamos duas vezes em colocar nossa armadura e ir defendê-las. 

Deixar ir nem sempre é fácil, mas é preciso. Se a saudade bate é porque houveram momentos ótimos junto, se a garganta apertar é porque fizeram 1 casinha em nosso coração, se lágrimas rolarem é porque sabemos que o laço da amizade, do carinho e do respeito continua forte. Tudo o que nos é importante mexe com nossos sentimentos. O que não nos importa, não provoca sensações na nossa alma. 

Para quem eu deixei ir e essas pessoas sabem quem são, recebam essa caixinha disfarçada de texto. Dentro dessa caixinha está a chave da porta do meu mundo. Venham quando quiserem, entrem sem pedir permissão, me visitem sempre que estiverem perto. A chave do meu mundo está com vocês. 


Um comentário:

  1. Que lindo texto! Eu amei a maturidade e a sabedoria dele. Senti uma conexão forte com o texto, porque também tenho pessoas queridas seguindo caminhos diferentes dos meus. Leveza, amor e sabedoria marcam esse texto.

    ResponderExcluir

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.