sexta-feira, 4 de abril de 2025

Resenha do livro: Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã

 


Autora: Gabrielle Zevin

Editora: Rocco

Número de páginas: 400

Ano: 2022


Skoob 

Goodreads


 

SOBRE A AUTORA:

Gabrielle Zevin é uma premiada escritora best-seller com livros publicados em quase quarenta idiomas. Também é crítica literária e roteirista, e trabalhou na adaptação do próprio livro, A vida do livreiro A. J. Fikry, para as telas. Formada em Harvard, Zevin mora em Los Angeles. Ela também escreveu livros para jovens, como Em Outrolugar, publicado pela Rocco.

 

SINOPSE:


Neste romance emocionante da autora best-seller de A vida do livreiro A. J. Fikry e Em outrolugar, dois amigos – que sempre se amaram, mas nunca foram amantes – se unem em uma parceria criativa na indústria dos videogames, um mundo que lhes traz fama, felicidade, tragédia, dúvidas e, de certa forma, imortalidade.

Em um dia congelante de dezembro, no seu terceiro ano em Harvard, Sam Masur sai do metrô e vê, entre uma horda de pessoas esperando na plataforma, Sadie Green. Ele a chama. Por um momento, ela finge não ouvir, mas então se vira, e um jogo começa: uma colaboração lendária que vai levá-los ao estrelato. Esses amigos, próximos desde a infância, pegam dinheiro emprestado, pedem favores e, antes mesmo de se formarem, lançam seu primeiro sucesso, Ichigo. De um dia para o outro, o mundo é deles. Com menos de vinte e cinco anos, Sam e Sadie são brilhantes, bem-sucedidos e ricos, mas essas vantagens não vão protegê-los de suas próprias ambições criativas e das traições do coração.

Abarcando mais de trinta anos da vida dos protagonistas, de Cambridge à Califórnia, passando por lugares distantes, reais e virtuais, Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã é uma história intrincada, imaginativa e tocante que examina a natureza múltipla e complexa de nossos fracassos, identidades e deficiências, das possibilidades redentoras dos jogos e, acima de tudo, de nossa necessidade de conexão, de amar e sermos amados. Sim, é uma história de amor, mas diferente de tudo que você já leu.

 

MINHA OPINIÃO:


Um livro que fala sobre jogos de jogos, nunca tinha lido sobre nada disso e isso me chamou atenção quando ganhei este livro de presente, porque sim, continuo na saga de leitura de livros que ganhei de presente. 

O livro começa com o início da amizade de Sam e Sadie, que foi dentro de um hospital, cada um com suas dificuldades e motivos particulares de estarem ali. Não há motivos para conversas, afinal são crianças, mas algo os une: os jogos. E foi aí  que nasceu uma amizade interrompida por uma situação que mostrou ser de um jeito, foi de outro, mas que um deles não entendeu corretamente. 

Anos mais tarde eles se encontram no metrô, e uma nova oportunidade de deixarem o passado no passado é dada a eles que não esqueceram um do outro. Uma ideia, uma sugestão de criar algo deles, um risco escolhido ser encarado, um amigo de Sam na sociedade, o Marx e uma aventura que ia tornar eles famosos. 

Mas no meio desse rumo a fama, eles enfrentam dificuldades, traumas são encarados não necessariamente de frente, mas de forma mais ... interna, paixões, amores, e principalmente a relação de amizade desse trio, tudo isso é muito trabalhado na história. 

De jogos feitos inicialmente por eles na década de 90 até os dias de hoje, eles enfrentam também quebras de tipos de jogadores, afinal, eles têm uma empresa, é preciso desenvolver jogos que vendam, mas como satisfazer o consumo do novo perfil de jogadores sem perder a essência deles?

Confesso que as dificuldades que Sam enfrenta na vida dele mexeram comigo no sentido de querer ajudar, de desejar que ele não precisasse enfrentar tantos obstáculos. Ao mesmo tempo, por diversas vezes quis chacoalhar ele pedindo para ser mais leve, mais aberto, menos contido. 

Uma história que tem muita superação por parte dos personagens, muito amadurecimento tendo como pano de fundo o mundo dos jogos. 

Eu achei o livro criativo e emocionante. Recomendo muito a leitura dele. 


0 comentários:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.