Griff, o Invisível

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
Título original: Griff the invisible

Ano de Estreia:
 2010; 

Tema:
 Aventura, Drama;

Nacionalidade: Austrália;

Diretor: Leon Ford;

Fonte: 
http://www.cinecriticas.com.br/2012/03/griff-o-invisivel-griff-the-invisible-australia-2010/

Minha nota: ★★


Apaguem as luzes. Esquentem a pipoca. 

Bem vindos a mais um "Na trilha da Sétima Arte"!

Hoje vamos falar de um filme garimpado ao completo acaso. 

Não é bem um lançamento, mas pouquíssimas pessoas vão poder dizer que assistiram. Trata-se da película australiana: "Griff, o invisível".

Lá estava eu procurando um filme novo para assistir, algo diferente, mas que não fosse um clássico para que a coluna não ficasse repetitiva. Quando encontrei a capa de "Griff" chamando minha atenção.

Lendo rapidamente a sinopse, verifiquei que se tratava de mais um filme de super herói, mas vivido por pessoas comuns, sem poderes especiais, como é o caso de "Kick Ass". Entretanto a sinopse já alertava para um final que envolvia romance e talvez um drama mental.

Resolvi encarar!

Confesso que não havia me atentado ao fato de que era um filme australiano, só descobri nos créditos iniciais. Não que isso seja um problema, uma vez que já fui surpreendido com ótimos filmes Tailandeses ou Noruegueses (como é o caso dos filmes "O Hospedeiro" e "Entre Inimigos", ambos você encontra nas semanas anteriores da nossa coluna.).

De fato, o filme conta a história do jovem Griff. Um rapaz magrelo e covarde, que sofre Bulliyng no trabalho e que mora sozinho, sem namorada ou amigos. Mas é durante a noite que Griff demonstra sua verdadeira natureza, combatendo a criminalidade e salvando os indefesos.

Griff não chega a ser um "Batman", mas possuí apetrechos hitech, capazes de auxiliá-lo no combate ao crime. Obviamente sua identidade é secreta e ele se vê perseguido pela polícia local.

Ou é o que ele pensa.

Por ser uma pessoa muito retraída e insegura (caso óbvio de fobia social), Griff acaba enganado por sua própria imaginação. Ele pode não estar fazendo todo o bem que acha que está e só perceberá que não convive inteiramente com a realidade quando encontrar alguém exatamente como ele: "Melody".

"Griff, o invisível" é um filme muito complicado. Não digo no sentido de uma história confusa ou intrincada, mas sim no sentido de ser um filme que requer certa paciência.

Esqueça "Kick Ass" ou qualquer outro filme de super herói. Também não pense que encontrará um personagem mentalmente instável porém carismático como "Forest Gump" ou o "Rain Man". Nesse filme será só Griff e você. Esteja avisado.

Com um pouco de esforço você pode entender uma certa crítica social.  Talvez uma história de amor e aceitação um pouco mais profunda do que a que é realmente passada. Mas o clima "Britânico-genérico" meio que não colabora e o filme não engrena.

Apesar de ser emocionante ver a transição de "Griff" para o "mundo real". Não tem como não ficar triste com a decepção dele quando descobre que nem tudo era como ele imaginava.

Enfim, duas estrelas. Não desperdicei meu tempo, mas também não tenho muuuuuita história para contar sobre o pobre Griff, aliás, elogio a atuação de "Ryan Kwanten".

De qualquer forma, o cinema australiano está no caminho certo. Basta manter a evolução.

Um grande abraço e até a próxima.
Tanderson Danilo Pereira Morales

P.S. Trailer! (será que você adoram trailer tanto quanto eu? Não seria o paraíso de existissem "salas de espera" no cinema só passando trailers?! Hehehehehehe.


P.S². Gostei também das capas e cartazes do filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.