Trilhas Entrevista o autor Salustiano Luiz de Souza

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Olá leitores! O Trilhas Culturais traz entrevista com o autor Salustiano Luiz de Souza, que escreveu o livro "O Eterno Barnes", resenha aqui. Abaixo vocês podem conhecer um pouco mais sobre o escritor e também o livro. Vamos conferir?
 


1. Fale um pouquinho sobre Salustiano Luiz de Souza?
Sou economista e advogado, tenho um escritório na cidade de Joinville-SC, fui professor universitário por vários anos, sempre gostei muito de ler. Tenho dois filhos e sempre os incentivei a ler, tanto que os dois possuem livros publicados, além de serem ótimos Advogados (coisas de pai coruja).
 
 
2. O que o levou a tomar a decisão de escrever um livro? Como surgiu a ideia para o tema?
A ideia dessa livro já me acompanha há muito tempo. Discutia muito com meus filhos e minha esposa e também com meus amigos. Sempre considerei um desperdício você morrer e perder tudo o que se aprendeu, o que se sentiu. Ficava (e ainda fico) imaginando uma forma de se fazer um backup do cérebro, para que outros possam aproveitar seus conhecimentos, suas experiências de vida. Já imaginou como isso seria extraordinário?
 
 
3. Foi necessária muita pesquisa para desenvolver seu livro? Quanto tempo levou para escrever?
Sim, tive de pesquisar muito, principalmente os procedimentos médicos, a anatomia e a forma de funcionamento do cérebro. Também me ajudou a entender o funcionamento do cérebro um livro do Dr. Miguel Nicolelis, que desenvolve pesquisas em cérebros de animais na Universidade de Duke, Estados Unidos. Conversei com alguns médicos sobre procedimentos cirúrgicos e pesquisas médicas, e tive uma especial ajuda de um amigo, o cirurgião plástico Dr. Eduardo Missias, que prefacia meu livro. Levei cerca de um ano para conseguir terminar o livro.
 
 
4. Se pudesse ser uma personagem do seu livro , qual seria? Por quê?
Talvez o Dr. Barnes, porque ele é incansável na busca do que deseja, embora tenha esse lado sombrio de não medir as consequências de seus atos. Talvez o James, porque era um idealista e acabou sendo morto em razão desses ideais.
 
 
5. O que você acha do incentivo da arte e cultura no Brasil?
No Brasil os livros são caros e não muito incentivo. E quem quiser lançar um livro tem que penar muito para conseguir, a não ser que pague caríssimo para ver seu livro publicado.
 
 
6. Você está trabalhando em algum livro novo?
Sim, estou escrevendo um romance que trata de indígenas e suas tradições. Estou pesquisando muito e tendo contato com pessoas maravilhosas que atuam nessa área.

7. Uma citação favorita?
Ler nos faz mergulhar na alma humana e nos aprofundar no mais fundo do coração. Nos faz compartilhar sentimentos e emoções e voar nas asas do vento. Ler nos faz navegar nos sonhos e descobrir que o mundo é maravilhoso. (minha autoria).
 
 
8. Que dica ou conselho daria para os futuros escritores?
Se você pretendo escrever, comece. Tenha fé, perseverança e disciplina. Não tenha medo de escrever achando que são bobagens. Ninguém nasce escritor, a arte de escrever nasce com o aprimoramento. E pesquise, conheça pessoas e troque ideias. As pessoas são fontes riquíssimas de inspiração.
 
 
9. Gostaria de deixar algum recado ao blog e aos leitores?
Hoje temos uma carga muito grande de informações, a grande maioria são fúteis e desnecessárias. Por isso recomendo ler mais e assistir menos filmes, menos TV e internet. Não tirando o mérito destes veículos, mas a leitura nos torna mais inteligentes, nos faz raciocinar mais. E nos faz enxergar mais longe.
 

Muito obrigada

Eu agradeço imensamente a oportunidade, gostaria de lhe dar os parabéns pela sua iniciativa em divulgar livros, principalmente livros de autores nacionais. Portanto, parabéns por seu blog e gostaria de dizer que me sinto honrado em ser entrevistado por você.
Agradeço também todos os leitores e lhes parabenizo por terem essa curiosidade em ler, em aprender.
Também gostaria de informar que para ajudar a divulgar um pouco mais a leitura, criamos uma campanha que para cada 100 pessoas que curtirem a página do facebook ou compartilharem o booktrailer um livro é doado para uma escola. Já saíram vários livros e já foram mais de 500 curtidas. E quando chegou nas 500 curtidas foram doados dois livros.
Se você quiser ajudar a distribuir livros por esse nosso Brasil a fora, curta a nossa página.
Muito obrigado.
Salustiano Souza
 


Contato:
https://www.facebook.com/salustianoluizde.souza


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.