Trilhas Pelo Mundo 6

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Sombra e Ossos - Leigh Bardugo





Leigh BardugoLeigh Bardugo nasceu em Jerusalém, foi criada em Los Angeles, e graduou-se na Universidade de Yale. Agora vive em Hollywood e se entrega ao seu gosto por glamour. Seu primeiro romance, Shadow & Bone (Sombra e Ossos), agora é um Best Seller do The New York Times. Para saber mais clique aqui .










Título: Sombra e Ossos
Autor: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Tradução: Eric Novello
Páginas: 288
Link do Skoob

Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.

“O que é infinito? O universo e a ambição do homem.”

Minha Opinião:  Eu adoro livros de fantasia e este é um prato cheio. Ambientado em um mundo que poderia ser considerado medieval, o primeiro livro da trilogia Grisha faz sua estreia de maneira satisfatória.
A autora utilizou elementos da cultura russa para compor a cultura do reino de Ravka, que está em guerra com todos os demais reinos do continente. Não temos muitos detalhes políticos na trama, pois a história é narrada por Alina, a personagem principal, em primeira pessoa. Somente o primeiro e o último capítulo, intitulados respectivamente "Antes" e "Depois", são narrados em terceira pessoa. Acompanhamos a trajetória da personagem enquanto ela se descobre alguém mais forte do que achava que era e precisa fazer escolhas que mudarão não só a sua vida mas a das pessoas à sua volta.
A narrativa é bem fácil, fluida e, até certo ponto, bem estruturada. Quando somos apresentados aos tipos de Grishas (pessoas que possuem poderes "mágicos" no reino, que podem manipular os elementos e são chamados de "Mestres da Pequena Ciência") existentes não há grandes problemas de compreensão, visto que antes do livro iniciar temos uma pequena explicação sobre os seus tipos, os Corporalki, Etherealki e Materialki. 
O que faltou para que eu pudesse me ambientar melhor neste mundo foi uma boa explicação de como as coisas chegaram ao ponto em que estão hoje em Ravka. Como entraram em guerra, por que os demais reinos não gostam de grishas e etc. É possível que a explicação venha nos próximos dois livros da série, então não considerei muito como ponto negativo da trama.

A partir desse momento, caso não queira ler spoilers, sugiro que pare a leitura.

Alina, que sempre acreditou que não pertencia a lugar algum, pois é órfã e seu melhor amigo e interesse amoroso Maly não lhe dá a devida atenção, de repente vê-se cercada de atenções pois em idade já avançada (essa descoberta é geralmente feita quando se é criança) descobre-se uma Grisha. Porém não uma grisha qualquer e sim uma conjuradora do sol, que é justamente o que o reino de Ravka precisa para livrar-se do "Não Mar", local onde existe uma sombra permanente e localiza-se no meio do reino, antes de chegar ao mar. Essa divisão do reino causa muito transtorno já que eles estão em guerra e Alina agora é a esperança do povo de acabar com essa deficiência. 
A trama acompanha a evolução da personagem para tornar-se mais forte e ser capaz de utilizar o seu poder de maneira a ajudar as pessoas que estão depositando sua confiança nela. Temos a insegurança da personagem enquanto lida com a corte e suas pequenas intrigas; temos as dúvidas quanto aos seus sentimentos em relação ao homem mais charmoso do reino; a dificuldade de se adaptar a um novo estilo de vida e uma grande reviravolta que dará uma nova perspectiva sobre o reino. Confesso que não esperava pelo final e foi uma surpresa muito boa. Sempre gosto quando as personagens evoluem e se mostram fortes (ou cruéis?). 
Recomendo a leitura para quem gosta de fantasia mas não quer intrigas muito pesadas.


Até a próxima, 
Fran.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.