Entre Inimigos

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Título original: Into the White

Ano de Estreia:
 2012; 

Tema:
 Guerra, História; Fatos Reais

Nacionalidade: Noruega / Suécia;

Diretor: Petter Naess;

Minha nota: ★★★☆☆


 Boa quinta-feira amigos trilheiros! 

Bem vindos a mais um "Na trilha da Sétima Arte".

Saindo um pouco dos lançamentos cinematográficos pomposos, hoje vou falar sobre um filme do ano passado que infelizmente não foi exibido em nossas salas de cinema. Estou falando do agradável "Entre Inimigos".

Filmes de guerra são meus preferidos. Mas justamente por isso eu acabo sendo mais criteriosos e crítico quando os assisto. Presto atenção no contexto histórico, na fidelidade dos figurinos, na linguagem utilizada etc. e quando eu soube que existia um filme cujo protagonista era o moço Rupert Grint (Rony da Saga Harry Potter) eu não resisti.

O filme conta a história de dois grupos de pilotos, um alemão e outro britânico, que acabam derrubados no meio de um deserto de gelo norueguês no ápice da 2ª Guerra Mundial.

O único lugar para se refugiar das condições climáticas assassinas é uma esquecida cabana de caça com pouquíssima comida.

No início, o trio alemão de pilotos pretende prender a dupla britânica para garantir que tenham reféns caso sejam emboscado por forças aliadas. Mas com o tempo, as dificuldades que enfrentarão juntos, os farão agir conforme a necessidade os obrigar.

O conceito de inimigos não fará mais sentido quando todos perceberem que não sobreviverão caso não se ajudem.

É bem interessante a forma como cada personagem tem sua história e personalidade reveladas com o passar do tempo. Mesmo o alemão mais hitlerista e antipático tem seus próprios motivos pessoais.

Entretanto, a premissa do filme não é inédita.

Um filme parecido foi lançado em 1968 e fez grande sucesso por trazer dois dos atores mais famosos da época (Lee Marvin e Toshiro Mifune), neste caso os inimigos (americano e japonês) naufragaram em uma desabitada ilha do pacífico (quase como "Tom Hanks" em "O Nálfrago (2000)" com seu Wilson Ball) e precisam atravessar a fronteira do ódio e do preconceito para se salvarem.


Em "Entre Inimigos" tudo está no lugar. O contexto histórico bate de maneira correta. Os uniformes militares, maquiagem e cenários estão impecáveis e a atuação dos atores não deixa nada a desejar. Inclusive o menino Rony! Em nenhum momento você lembra do garoto covarde de Hogwarts. O jovem cresceu e se tornou se mostrou um ator versátil. (Vê se aprende "Daniel Radcliffe”, "A mulher de Preto (2012)" foi tosco!)

Por ser uma produção Sueco-norueguesa de qualidade é que me deixou mais perplexo. Motivo pelo qual não podemos achar que filme bom só vem dos EUA.

E é isso pessoal, alguém mais viu esse filme? Se quiser acompanhar a evolução dos astros mirins de Harry Potter não deve perder. Diga-me sua opinião! Quem sabe não vêm mais filmes militares por aí.
  

Um grande abraço a todos,
Tanderson Morales

P.S. Existe ainda mais um filme nessa temática de "Inimigos que se tornam amigos diante da adversidade". Chama-se: "Inimigo Meu" (1985) do mestre do cinema "Wolfgang Petersen". Trata-se de um filme de ficção científica, em que um ser humano e um inimigo alienígena tem de unir forças para sobreviver em um planeta hostil.

Mas não se engane com essa rápida sinopse. Não é um simples filme de ação espacial. O velho "Wolf" não faria porcaria. Garanto que você se surpreenderá.


Fiquem com o cartaz da película!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.