Antes que Termine o Dia

quinta-feira, 20 de março de 2014
Título original: If Only;

Ano de Estreia:
 2002; 

Tema:
 Romance, Drama;

Nacionalidade: EUA;

Distribuidor: Imagem Filmes;

Diretor: Gil Junger
;

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-47219/

Minha nota: ★★

Quinta-feira chegou meus amigos!

Sem atrasos dessa vez (milagre) pra postar mais uma dica para vocês. Prontos ou não? Está no ar mais um: "Na Trilha da Sétima Arte"!

Como vou ficar devendo mais um dos excelentes lançamentos que temos em cartaz nos cinemas atualmente, resolvi trazer um filme  antigo (12 anos já!), mas da melhor qualidade e que provavelmente muitos já assistiram.

Hora de relembrar ou conhecer um dos melhores filmes de romance já lançados. Vamos falar de "Antes que Termine o Dia", romance dramático estrelado por Paul Nicholls e Jennifer Love Hewitt.

Ian (Nicholls) e Samantha (Love Hewitt), são um casal comum. Se amam e são carinhosos, mas Ian atravessa um fase na vida em que precisa dar mais atenção à carreira e aos amigos do que à própria namorada.

Em um determinado dia, seguem sua rotina cotidiana e após alguns desentendimentos parecem destinados a se separar. Ian não quer perder Samantha, mas antes que ele possa fazer algo pelo futuro dos dois um trágico acidente os separa para sempre.

Consumido pela dor, Ian sofre e não consegue se conformar com a perda. Percebe o quanto estava sendo egoísta e sofre pela morte de uma parte tão importante de sua vida.

Ao amanhecer do dia seguinte, o casal de protagonistas acorda como se nada tivesse acontecido. Ian voltará à manhã anterior ao acidente e terá a chance de mudar o triste fim que os espera.


Embora essa excelente obra não tenha sido exibida no circuito de cinemas brasileiros de 2002, "Antes que Termine o Dia" ganhou grande destaque e elogios da imprensa e da crítica. Se tornou um filme sempre lembrado em qualquer coleção voltada à títulos de romance, além de possuir um enredo realmente original.

O mais interessante da história, diferentemente da maioria dos filmes do gênero, é o foco dado ao personagem masculino. Ian é um homem amável, mas um pouco frio e desinteressado no relacionamento, ao menos no estágio em que se encontra. Ele é o único que sabe que o dia está se repetindo e apesar de, à principio parecer uma tarefa fácil evitar a fatalidade que os espera, ao passar das horas vai perceber que não há (ou será que há?) como fugir do destino.

Seja um relógio que teima em quebrar em determinado horário ou uma queimadura feita com café, não importa o quanto ele saiba que essas coisas aconteceram e tente evitar, elas encontram outras formas de repetir o mesmo desfecho.

O que você faria se lhe fosse dada a oportunidade de voltar ao dia anterior, mas apenas para perceber que você pode não ser capaz de mudar o seu infeliz resultado?


Quanto à parte técnica, o filme não deixa a desejar em nenhum fator. Paul Nicholls e Jennifer Love Hewitt formam um casal convincente e com uma boa química romântica. Cenografia, fotografia e principalmente, trilha sonora, impecáveis.

O filme não é cansativo e, apesar do enredo "impossível", é completamente imersivo. Não tem como não ficar tão triste quanto o próprio Ian, quando percebe que, mesmo com seus esforços desesperados, o destino caminha para o mesmo final indesejado.

Voltando à trilha sonora, a personagem de Love Hewitt canta algumas músicas durante a trama. Incluindo apresentações de destaque com as músicas "Take my Heart Back" e "Love Will Show You Everything", todas de composição da própria atriz! 

Gosta de filmes românticos? Esse é obrigatório! Assistindo em casal é um convite para melhorar (ou começar) uma relação.

Se você já assistiu, vale a pena re-assistir e lembrar dessa pérola. Aposto que vai te fazer chorar novamente.

Já se você é homem, talvez esse filme tenha um significado inteiramente diferente para você. Será que você faria o mesmo que Ian?


Não deixe de contar sua opinião nos comentários!

Semana que vem, espero estar com alguma novidade inédita. É esperar pra ver.

Um grande abraço a todos (chega de lágrimas pessoal) e até a próxima.
Tanderson Danilo Pereira Morales

P.S. Trailer!

P.S². Música!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.