As Nossas Estações

sexta-feira, 14 de março de 2014


Quando a estação vai mudando, a natureza exala um cheiro diferente, os ventos são diferentes, paira um ar de mudança em todo lugar, um ar de transição.
A gente sente que algo novo está chegando, modificações. Tudo o que muda, nos tira de nossa zona de conforto, leva coisas antigas e traz coisas novas, é um convite ao desprendimento e ao aprendizado.

Assim como as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno, existem também as estações da vida. Não existem tempestades eternas e nem tampouco flores permanentes, a não ser que sejam artificiais, pois tudo o que é verdadeiro se modifica.

Nos OUTONOS da vida, aprendemos sobre o desapego, pois perdemos as folhas, folhas essas que podem significar tantas coisas: emprego, amores, saúde, status, paz. . . São folhas que caem e deixam em nós um vazio, um incômodo, mas não caem em vão! Note que as folhas que caem da copa das árvores se tornam adubo para o próprio tronco, tornando a seiva mais forte, mas para tanto, é preciso sabedoria e desprendimento.

E quando tudo parece difícil e sem ter para onde piorar, eis que chega o INVERNO! Dias frios para aquela árvore já desprovida de folhas, sem proteção. Nesses dias, somos convidados a resignação, refletir sobre todas as perdas e mais do que isso, somos convidados a ter fé! Fé para acreditar que a noite mais escura vai passar e que nos será dada a oportunidade de florescer novamente, ainda que nada ao nosso redor nos comprove isso. A fé é acreditar naquilo que não se vê, quando toda situação é adversa, é o nosso momento de transcender.

O inverno avançou, os ventos uivaram, as madrugadas foram frias e silenciosas e você perdeu muito, ficou exposto, mas ficou de pé! Talvez você tenha envergado, alguns galhos tenham se quebrado, mas a raiz permaneceu forte, te sustentou. E quando você menos esperava... Eis que surge a PRIMAVERA! Agora, com a seiva  fortalecida pelas folhas do outono e pelas provações do inverno, as flores surgem mais bonitas, viçosas, como se fossem flores de mérito, sim, você as mereceu! Os pássaros vêm cantar e fazer ninhos em seus galhos, o que parecia findado agora se transforma num abrigo de vida.

E  há uma explosão de cores no VERÃO! Tudo em volta é alegria, movimento, vivacidade.  Você está no auge , floresceu, deu frutos, coloriu, externou beleza, doou e recebeu, é o auge da exuberância! Aproveite, você merece! Mas não baixe a guarda, não se iluda! Apesar de toda positividade, o verão também é apenas uma fase, fase da colheita dos esforços e também vai passar. Logo logo, os ventos mudarão novamente, é o eterno convite que a vida nos faz a repensar, improvisar, reinventar, é um ciclo de amadurecimento que inclui perdas, mudanças, humildade, esforço, fé, gratidão e principalmente SABEDORIA.

Não se acomode! E se sua vida virar de pernas pro ar, aproveite para enxergar as coisas de um ângulo diferente, jogue fora tudo o que se mostrar desnecessário, ainda que doa, volte atrás se necessário, nem todo recuo é retrocesso! E quando a vida te sorrir, sorria de volta! Há tempo para tudo e em tudo haverá proveito se olharmos a vida com os olhos da eternidade!

Finalizo com Eclesiastes 3, que sintetiza de forma grandiosa tudo o que tentei humildemente explicar até aqui, trecho muito sábio daquele livro. . . A Bíblia Sagrada:

"Debaixo do céu há momento para tudo, e tempo certo para cada coisa:
Tempo para nascer e tempo para morrer. Tempo para plantar e tempo para arrancar a planta.
Tempo para matar e tempo para curar. Tempo para destruir e tempo para construir.
Tempo para chorar e tempo para rir. Tempo para gemer e tempo para bailar.
Tempo para atirar pedras e tempo para recolher pedras. Tempo para abraçar e tempo para se separar.
Tempo para procurar e tempo para perder. Tempo para guardar e tempo para jogar fora.
Tempo para rasgar e tempo para costurar. Tempo para calar e tempo para falar.
Tempo para amar e tempo para odiar. Tempo para a guerra e tempo para a paz".


Um grande beijo, e que  Jesus seja para nós Emanuel, o Deus conosco!


Grazielle Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.