Trilhas Pelo Mundo 13

sexta-feira, 7 de março de 2014

Prince of Thorns - Mark Lawrence






Mark LawrenceMark Lawrence é um escritor de dupla nacionalidade (americana e britânica). Ele é autor dos livros da Trilogia dos Espinhos (de nome original The Broken Empire). Lawrence nasceu nos Estados Unidos , mas ainda jovem ele e seus pais se mudaram para o Reino Unido. O primeiro trabalho de Lawrence foi Prince of Thorns, publicado pela Ace/Voyager em agosto de 2011 e foi finalista dos prêmios Goodreads Choice Award (como Melhor Livro de Fantasia de 2011), David Gemmell Morningstar Award de 2012.
Seu segundo livro King of Thorns, publicado em Agosto de 2012 na Inglaterra, foi de novo finalista do mesmo premio de 2012 da Goodreads, ficando na quarta posição de melhor livro.
Seu trabalho foi traduzido em 19 idiomas. E no Brasil, seus livros saem pela editora Darkside. Veja mais.



Livro: Prince of Thorns
Autor: Mark Lawrence
Editora: DarkSide® Books
Tradutor: Antônio Tibau
Páginas: 360
Link do Skoob


Sinopse:Tem início a Trilogia dos Espinhos: Ainda criança, o príncipe Honório Jorg Ancrath testemunhou o brutal assassinato da Rainha mãe e de o seu irmão caçula, William. Jorg não conseguiu defender sua família, nem tampouco fugir do horror. Jogado à sorte num arbusto de roseira-brava, ele permaneceu imobilizado pelos espinhos que rasgavam profundamente sua pele, e sua alma. O príncipe dos espinhos se vê, então, obrigado a amadurecer para saciar o seu desejo de vingança e poder. Vagando pelas estradas do Império Destruído, Jorg Ancrath lidera uma irmandade de assassinos, e sua única intenção é vencer o jogo. O jogo que os espinhos lhe ensinaram. 

Minha Opinião: Este não foi um livro que me prendeu desde o início. Até as primeiras cem páginas ele não era nada de mais, porém quando o jogo dos tronos foi revelado, aí sim, ele se tornou algo.
Jorg, ou príncipe Honório Jorg Ancrath, é um personagem muito interessante. Ele vira praticamente um psicopata após um trauma sofrido na infância e fixa a ideia de que quer se tornar imperador.
O império está dividido em vários reinos, cada um com seu rei e eles estão sempre em guerra. A ambição de todos os reis é tornar-se imperador, tendo assim conquistado todos os reinos, porém não é uma tarefa fácil e desde a dissolução do império ninguém conseguiu. Jorg e seu bando de mercenários (ou irmandade de assassinos) tentam conquistar o seu lugar nessa luta de maneira visceral e sanguinária. Ninguém se importa em matar, saquear ou estuprar por aqui, já que todos sabem que é assim que os reinos são conquistados. Porém, mérito do autor, nenhuma violência é contada de maneira detalhista, de maneira que não ficamos com visões grotescas na mente enquanto lemos.
A narrativa é feita em primeira pessoa pelo príncipe Jorg e podemos notar a maneira um pouco perturbada de sua narrativa já que ele é uma pessoa perturbada. Ele não é o heroi da história e sim o anti-heroi e em vários momentos é possível pensar que talvez não tenha nada de bom nele. O próprio personagem repete que ele não vale nada, mas aos poucos, conforme a narrativa avança percebemos que isso é o que ele quer acreditar, porém não é bem assim. Ele não conseguiu se afastar totalmente de seus sentimentos e ser um assassino frio. Ainda existe algo dentro dele que não está morto e não é só sede de poder e vingança.
A trama é bem desenvolvida e dinâmica. As coisas acontecem rápido e algumas vezes tive que voltar à página anterior para saber se não tinha pulado nada. O livro nunca fica chato. Sempre tem algo acontecendo, mesmo que seja só os pensamentos sarcásticos de Jorg. 
Esse também é um dos problemas do livro, já que algumas coisas acontecem tão rápido que deixa a sensação de que o autor está correndo para chegar na parte em que ele quer contar e esquece de se aprofundar um pouco mais em outros acontecimentos transitórios, causando um anti-clímax algumas vezes.
A capa do livro é linda. A editora fez um ótimo trabalho usando as cores vermelho e preto. Combina muito bem com o clima do livro. A parte interna do livro também é graficamente muito bonita e confortável para ler. 
Este livro é recomendado a todos que gostam de uma trama envolvente e misteriosa, fantasia e histórias que saem um pouco do lugar comum.


Até a próxima o/
Fran.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.