Resenha: Um Lugar Escuro

terça-feira, 10 de maio de 2016





Autor: Leonardo Zegur
Editora: Anthology
Número de páginas: 197

Quando li o título do livro, muitos temas me passaram pela cabeça, até que li a sinopse que diz que se trata de bullying. Achei o tema bem interessante e quando meu exemplar chegou, coloquei como prioridade para ler (apesar de ter demorado um bocadinho para ler, isso nada teve haver com a qualidade do livro e sim com assuntos pessoais meus que me tiraram o tempinho da leitura).

O livro gira em torno de um cidadão de classe média que não teve a "sorte" de nascer lindo e rico (sorte entre aspas mesmo, porque isso pode ser sorte ou não, depende da visão de cada um). O personagem teve uma infância marcada por brincadeiras nem sempre agradáveis que marcaram sua vida e sua fase adulta é um mar de solidão. Aqui a gente a gente percebe que o bullying tratado no livro não é somente aquele de escola que tanto estamos ouvindo falar, também fala de bullying na fase adulta da vida.

Conforme avançamos na leitura, vamos entrando em contato com uma realidade que muitas vezes ignoramos, que fingimos não ver, ou que para alguns...realmente não importa. Entramos em contato com a realidade do mundo que vivemos; com as atitudes muitas vezes contraditórias de uma mesma instituição; com os valores super importantes para a sociedade e que muitas vezes não são nada além de aparências; oom a forma das pessoas tratarem as outras; com a forma de enxergarmos a vida ao redor.

O livro é forte, intenso, muito interessante e que toma uma posição e a defende. Aqui não tem espaços para um "talvez isso", os temas citados são colocados com muita firmeza e de maneira bem direta. Não há parágrafos "rocambole" no qual enrolammmm a gente até o final dele para descobrirmos o que ele realmente quer dizer.  Aqui o pensamento do personagem é mostrado de forma direta e objetiva.

Um livro que todos deveriam ler, pois nos faz pensar muito em nossas atitudes, em nossos valores, livro que fala sem medo da realidade. Realidade essa que muitos tem medo de escolher um lado, de formar uma opinião.  Tenho certeza que todos que lerem esse livro, estarão marcados de forma a pensar na realidade, marcados de forma que seus cérebros virem a atenção para um assunto, talvez....banal para alguns, mas que provoca uma grande onda lá na frente, que lá na frente provoca marcas em muitas pessoas.

Super recomendada esta leitura!!
Quero dar os parabéns ao autor Leonardo, pela atitude de falar em temas tão delicados em um livro. Parabéns por falar numa realidade que as pessoas precisam ver, parabéns pela história forte e marcante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.