Resenha: A menina que semeava

terça-feira, 10 de maio de 2016


Autor: Lou Aronica
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 414
Skoob


"Chris Astor é um homem de seus quarenta e poucos anos que está passando pelo mais difícil trecho de sua vida. Ele tem uma filha, Becky, de 14 anos, que já passou imensas dificuldades até chegar a se tornar uma moça vibrante e alegre, mas que parece que terá que enfrentar mais um grande problema em sua vida.
Quando Becky era pequena e teve câncer, Chris e ela inventaram um conto de fadas, uma fantasia infantil que adquiriu vida e tornou-se um terrível, provavelmente fatal, problema.
Agora, Chris, Becky e Miea (a jovem rainha da fantasia criada por pai e filha) terão que desvendar um segredo: o segredo de por que seus mundos de fantasia e realidade se juntaram neste momento. O segredo para o propósito disso tudo. O segredo para o futuro. É um segredo que, se descoberto, irá redefinir a mente de todos eles.A menina que semeava é um romance de esforço e esperança, invenção e redescoberta. Ele pode muito bem levá-lo a algum lugar que você nunca imaginou que existisse.
Uma fantasia que trabalha assuntos densos como a separação dos pais, oncologia infantil, separação de filha e pai, adolescência. A menina que semeava não é um livro sobre adolescentes comuns. É sobre uma que se deparou prematuramente com a ameaça do fim e teve de tentar aprender a lidar com ele."


Livro que me chamou atenção pela capa e depois sim pelo título, para mim combinação perfeita. 

Comecei a ler porém sem muitas expectativas e me apaixonei em seguida. A história da personagem Beck emociona já pelo fato dela ter leucemia quando bemm criança e o que encantou foi a saída do pai dela, Chris em ajudar a filha a esquecer um pouco as reações à quimioterapia. Para ajudar a filha tão pequena a enfrentar tamanha dificuldade ele propõe a ela que inventem uma história, um reino, o reino de Tamarisk, um idioma, a fauna, flora, enfim...tudooo aos mínimos detalhes. E isso realmente dá certo, nesse reino a filha é feliz, viaja, cria, inventa e a doença perde essa batalha. Vi aqui o quanto o apoio dos pais podem ser essenciais para uma criança ainda mais diante de uma doença como essa. Esse reino de fantasia faz ela ser livre, ser normal, não ter problemas, nem dores, nem cansaço. 

Porém Becker cresce com a sombra dessa doença que ela tenta não pensar, afinal ela é jovem e quer curtir a escola, as amigas mas além disso ela tem que aguentar a revolta da mãe pelo pai dela, os pais dela se separaram quando criança ainda e a mãe dela simplesmente não gosta quando a Becker vai para a casa do pai. Quantas questões uma jovem tem que enfrentar...como não se revoltar, como ficar forte diante de tudo isso? Com o tempo ela mesma acaba perdendo a motivação pela vida e os passeios com o pai perdem o encantamento daquele reino que inventaram. 

O pai dela, Chris, uma pessoa sozinha, sempre preocupado com a filha, tanto que nem mesmo outras mulheres para a vida dele ele quer, o que importa é somente Becker. Quando ela começa a ignorá-lo ele quase adoece, ele não sabe mais o que fazer para se aproximar da filha, quanto amorrr dele por ela!!! Quanta dedicação a uma filha que ele de certa forma ajudou a curar. 

Mas tudo pode ser pior, Becker começa a sentir coisas que pode ser a doença novamente mas o desejo dela em ser livre e saudável é maior que a preocupação e ela se nega a ver os sinais. Mas algo de bom tem que acontecer, e acontece: ela conhece Tamarisk, sim o reino existe. 

Reino de Tamarisk, lindooooo mas marcado por uma tragédia também que faz uma jovem princesa se tornar rainha quando menos esperava. Fatos criados por Chris e Becker são misturados a fatos que ocorrem sozinhos, naturalmente. O reino, um lugar de paz....começa a ser devastado por uma praga nas plantações, praga essa que começar a tomar conta e que pode ser o fim de Tamarisk. Mas visitas inesperadas acontecem como as de Becker e Chris...infelizmente eles chegam em uma hora ruim, mas não será proposital? 

Mistura de reino da fantasia com a vida de Becker, da praga que esta tomando conta do reino com a doença de Becker, pai e filha porém tentam vencer, pelo menos um desses problemas. Confesso que no meio do livro me veio uma ideia do final, mas quando o final chegou vi que sim, minha ideia tinha sentido mas não na forma como o autor apresentou. Final da história mostra o que o amor pode fazer, do que uma pessoa que ama a outra pode abrir mão para ver a outra pessoa feliz, o quanto o "acreditar sempre" podem ser essenciais em momentos cruciais.

Livro entrou para minha lista de favoritos do ano!! Ameii a história, amei esse livro. Super recomendado!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.