Resenha: Surpreendente

terça-feira, 10 de maio de 2016
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca 
Número de páginas: 265


"O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso.

Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. 

A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos. "


Quando o autor lançou esse livro eu já coloquei na lista de desejados e por uma sorte do destino um amigo me deu um vale da Livraria Cultura, um presente, eu poderia escolher o livro que quisesse, clarooo que escolhi Surpreendente!

O livro chegou e no mesmo dia eu li, de noite e só dormi quando terminei de ler todinho, o que é bem fácil devido a história prender a atenção nossa. 

Como não notar a auto estima de Pedro? Uma pessoa que mesmo com a doença degenerativa nos olhos, soube enfrentá-la e agora com a doença estagnada ele só quer ser feliz e ganhar um grande prêmio do cinema. O personagem tem tantaaa confiança em si mesmo que contagia. E num dado momento além de fazer o que ama ainda encontra alguém para amar, não é perfeito?

Perfeito sim mas quem disse que a vida é perfeita sempre? Sua vida do nada é abalada e a autoconfiança dele some. Mas quem tem amigos tem tudo, Pedro inventa uma viagem e convida seu melhor amigo Fit que sem autorização do amigo Pedro leva mais as meninas Mayla e Cristal, a viagem sem planejamento, sem script, sem nada programado, a viagem será o que aparecer pelo caminho, a história da viagem é o que o destino colocar na frente deles. Que parte mais maravilhosa essa da viagem, eles se divertem, eles enfrentam problemas mas em momento algum a amizade é abalada, cada hora que passa mais a união fica fortalecida e a autoestima de Pedro...bom...essa vive em silêncio...abalada. 

O final da história realmente surpreende, o que estava escondido vem a tona, e sentimentos que Pedro achava que  não iam suportar o que ele estava vivendo ficam mais fortes do que nunca. 

Um livro lindo, de emocionar. E é isso que mais me chama atenção na escrita do autor: ele não simplesmente pega fatos do cotidiano e inventa uma história...assim seria fácil, mas ele faz isso inserindo em cada capítulo lições de vida, mensagens que ficam disfarçadas de "simples acontecimentos com os personagens". Os livros do Maurício tem isso: tem mensagens lindíssimas e de extrema importância na vida de qualquer pessoa, não são simplesmente histórias de ficção, são meios de acordar o leitor para algo mais importante: a vida da gente. 



Preciso dizer que dei 5 estrelas e que estou mais fã ainda desse autor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.