Resenha: The Hobbit

quarta-feira, 15 de março de 2017
Opa, resenha desse livro de Tolkien que li há um bom tempo? Sim!
Nas últimas semanas comecei a fazer uma espécie de varredura dos livros lidos, e os que não tem resenha aqui no blog estou tratando de fazer, como desse livro agora.  Pretendo portanto, daqui um tempo, ter todos os livros lidos resenhados e publicados nas redes sociais.  

Então vamos deixar de explicações e curtir a resenha desse livro que nunca sai de moda. 

The Hobbit



Autor: J. R. R. Tolkien 
Editora: Martins Fontes
Número de páginas: 297

Sinopse:

Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem em sua porta e levam-no para uma expedição.


The Hobbit, o que falar desse livro maravilhoso? 
Não sei vocês, mas eu li este livro após ter lido The Silmarillion onde Tolkien relata a criação do mundo. Que mundo? Bom, o mundo que fará parte de suas histórias, de seus livros. 
Após relatos detalhados sobre esse mundo (não entrarei em detalhes aqui porque a resenha é sobre o livro The Hobbit), ainda nesse primeiro livro é onde os anéis são forjados (simmm os anéis que serão disputados na trilogia O Senhor dos Anéis). 

Quando a história de The Hobbit é iniciada, os anéis já existiam e todos os povos presentes nas futuras aventuras também. Porém, um desses anéis foi roubado por um dragão e é justamente nessa aventura de recuperar esse anel que Bilbo Bolseiro, um calmo hobbit, é "convocado" a participar pelo mago Gandalf. 

Apesar do objetivo ser "apenas" recuperar um anel, essa aventura se torna perigosa, cheia de desafios e que nos deixam encantados com tantos acontecimentos inesperados. O mago, o hobbit e os anões (que também fazem parte da expedição), encontram sim inimigos pelo caminho mas também descobrem lugares nunca imaginados por eles, descobrem fatos muito importantes relacionados a este anel e fazem muitos amigos.

Como na época da história não existia aviões nem nada que pudesse ajudar em um deslocamento ultra rápido, a expedição é feita caminhando e isso faz eles darem atenção aos lugares, aos detalhes, a magia de cada lugar, aos mistérios que envolve cada povo, cada história em volta desse anel. 

Considero este livro como uma preparação para a trilogia O Senhor dos Anéis, não que seja necessário ler esse livro antes mas a sequência que tive de leitura (The Silmarillion, The Hobbit e a trilogia O Senhor dos Anéis)  me deu uma visão clara da vida, digamos assim, dos anéis, porque foram criados e todo o mistério em volta deles. 

Quem gosta de muita fantasia, de aventura, de uma história que prende a atenção, tem que ler esse livro! Sou suspeita para falar pois desde que li os 5 livros que citei, me tornei fã do autor Tolkien, tanto que pretendo ainda adquirir os outros livros dele. 

Livro que mais do que recomendo, livro que fazem parte da lista dos meus livros favoritos. 

2 comentários:

  1. OI, Fernanda. Tudo bom?

    Obrigado pelos elogios ao meu blog, fico feliz que tenha gostado e se sentido bem no meu cantinho. Seja sempre muito bem-vinda.

    Sobre o livro e a resenha, esse não é o tipo de leitura que gosto de fazer ou que me abriria para sair da zona de conforto. Mas deu pra ver o quanto ele empolgou você, através de sua resenha. ISso é lindo!

    Bjão.
    Diego, Blog Vida e Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Fico feliz que tenha vindo conhecer meu blog. Prometo atualizar mais por aqui. Sim, para mim leituras tem que conquistar e esse livro conquistou de verdade. abraços

      Excluir

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.