Resenha: Histórias do povo

terça-feira, 3 de agosto de 2021


Autora: Raquel Machado

Número de páginas: 252

Skoob

Sinopse:

"Cotidiana é uma cidade que possui cidadãos peculiares e histórias interessantes. Através dos contos desse livro vamos conhecer esse lugar, seus moradores e suas ligações. De Janeiro a Junho, ficaremos em frente a questões amorosas, financeiras e morais e é você, leitor, que definirá o desfecho de cada uma delas.

Com situações divertidas e baseadas em fatos reais, prepare-se para vivenciar com os personagens as decisões que enfrentamos no dia-a-dia. Embarque nessa aventura e surpreenda-se com o poder que escolhas simples podem ter sobre nossa vida."


Este livro fez parte de 1 leitura coletiva e eu amei tanto o grupo da leitura coletiva quanto o livro!

Nele a autora Raquel reúne diversas situações do dia a dia em contos. Cada conto é baseado em uma situação real que ela presenciou ou digamos soube que aconteceu de verdade. Há diversas situações engraçadas, outras nem tanto e que nos faz pensar sobre muitos temas. Mas há um detalhe um tanto curioso nesse livro: há 2 finais para cada conto e portanto escolhemos o final que, para nossa opinião, foi a mais adequado. Claro, houveram histórias que eu fiquei na maior dúvida de qual final escolher em outras quis dar umas pitadas de alteração, hahahahaha, mas isso que é legal: essa interação com o leitor.

Outro ponto importante foi a identificação, obviamente não em 100% dos contos, mas em muitos deles você se vê naquela situação e isso ajuda tanto em refletir ou sobre as decisões que tomamos quando vivemos a situação ou em refletir sobre como agir se estamos vivendo ela. É como se a autora colhesse diversas histórias reais, de pessoas reais, de um mundo imperfeito e fez dessas histórias o destaque do livro, e acho que foi isso mesmo que aconteceu. 

Nesse livro saímos de um mundo imaginário, "perfeitinho", de contos de fadas e nos transportamos para uma realidade próxima a nossa afinal, os personagens principais são Fernandas, Tatianas, Maurícios, Franciscos... que vivem todo dias nos "bastidores" da vida, aqui todos são protagonistas.  

Enfim, a leitura desse livro é tão leve, tão gostosa que não percebemos as páginas passarem. Ótimo livro, recomendo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.