Resenha: Fora de série - Outliers

quinta-feira, 5 de agosto de 2021


Autor: Malcolm Gladwell

Editora: Sextante

Número de páginas: 283

Skoob

Sinopse:

"O que torna algumas pessoas capazes de atingir um sucesso tão extraordinário e peculiar a ponto de serem chamadas de "fora de série"?

Costumamos acreditar que trajetórias excepcionais, como a dos gênios que revolucionam o mundo dos negócios, das artes, das ciências e dos esportes, devem-se unicamente ao talento. Mas neste livro você verá que o universo das personalidades brilhantes esconde uma lógica muito mais fascinante e complexa do que aparenta. Baseando-se na história de celebridades como Bill Gates, os Beatles e Mozart, Malcolm Gladwell mostra que ninguém ?se faz sozinho?. Todos os que se destacam por uma atuação fenomenal são, invariavelmente, pessoas que se beneficiaram de oportunidades incríveis, vantagens ocultas e heranças culturais. Tiveram a chance de aprender, trabalhar duro e interagir com o mundo de uma forma singular. Esses são os indivíduos fora de série - os outliers.

Para Gladwell, mais importante do que entender como são essas pessoas é saber qual é sua cultura, a época em que nasceram, quem são seus amigos, sua família e o local de origem de seus antepassados, pois tudo isso exerce um impacto fundamental no padrão de qualidade das realizações humanas. E ele menciona a história de sua própria família como exemplo. Além disso, para se alcançar o nível de excelência em qualquer atividade são necessárias nada menos do que 10 mil horas de prática - o equivalente a três horas por dia (ou 20 horas por semana) de treinamento durante 10 anos. Aqui você saberá também de que maneira os legados culturais explicam questões interessantes, como o domínio que os asiáticos têm da matemática e o fato de o número de acidentes aéreos ser mais alto nos países onde as pessoas se encontram a uma distância muito grande do poder."

O autor nesse livro, procura um padrão em pessoas que se destacam em várias áreas. 

Ele fala de atletas de hóquei, como são selecionados para os grandes clubes, como é essa seleção. Ele cita pessoas como Bill Joy, Bill Gates, Beatles. Como se destacaram? O que fizeram de diferente de outras pessoas? 

Um capítulo é reservado sobre acidentes aéreos e a comunicação entre piloto e co piloto, como essa comunicação pode fazer diferença na prevenção de acidentes e o que aconteceu de fato em alguns acidentes que ele cita no livro. 

Malcolm diz que ser bem sucedido não necessariamente significa ser mais brilhante, ter um dom extraordinário e que muitas vezes vitoriosos são os que tiveram mais oportunidades, e que quando estas apareceram, as agarraram. 

Portanto, segundo o autor, o sucesso para uma geração de pessoas tem muito a ver com a época que nascem e o que está acontecendo nessa época. Então, as chances de se dar bem na vida de quem nasce após uma guerra são bem diferentes de quem nasce quando há algo em expansão no mundo em época de paz. 

As oportunidades variam de época para época da humanidade, e o sucesso de quem nasce em cada momento diferente da história também é influenciado pelo o que está acontecendo no mundo. 

Então alguns são mais sortudos que outros? Pode ser, foi mais ou menos isso que eu, Fernanda, interpretei, Eu entendi que o sucesso de cada um tem muito a ver com a época que nasce, mas também tem a ver com a forma como é criado, e com as oportunidades que aparecem e quais delas cada um de nós agarra ou ignora. 

O livro traz muitos casos concretos e muito assunto para refletirmos.

Bom livro, recomendo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.