Haroun e o Mar de Histórias - Salman Rushdie
Sir Ahmed Salman Rushdie: Nasceu em 1947 em Bombaim, Índia, numa família muçulmana liberal. Autor do polêmico Versos Satânicos que lhe rendeu sentença de morte promulgada pelo aiatolá Khomeini.
Livro: Haroun e o Mar de Histórias
Autor: Salman Rushdie
Editora: Companhia de Bolso
Tradutor: Isa Mara Lando
Páginas: 184
Link do Skoob
Sinopse: Rashid viva de contar histórias em comícios. Todos os políticos o procuravam. Mas um dia ele perde o dom da palavra. Seu filho Haroun descobre que é preciso ir ao grande Mar de Histórias. Enfrenta guerreiros das sombras. E percebe que as histórias do mundo estão ameaçadas de extinção.
Minha Opinião: Este é um livro infanto juvenil cheio de imaginação. Haroun é um menino inicialmente desiludido, pois logo no início do livro algo traumático acontece com ele e seu pai, que não é ninguém menos que o Xá do Blá Blá Blá, o contador de histórias. Ele que já achava essa manina de contar historias do pai uma chatice, acaba tendo que ajudá-lo a se recuperar, já que com o trauma ele perde o dom da palavra e perde o "emprego" de contador de histórias nos comícios.
Acompanhamos Haroun, que vai descobrindo que as histórias que seu pai contava não eram somente histórias e que havia muito mais por trás disso. Todo um mundo onde existe um mar dessas histórias. O menino descobre que tem muito sobre si mesmo que não sabe. Que tem mais coragem e esperteza do que acreditava ter e acaba sendo um heroi para o lugar.
Alguns temas interessantes são abordados na narrativa, mas todos superficialmente. Dois países são inimigos porque não se deram ao trabalho de conhecer o povo um do outro e descobrir o porquê de terem determinadas atitudes. Assim, quando uma criança resolve os problemas e gera a paz entre estes países/reinos, tudo fica bem.
É uma leitura rápida e recomendada pra quem gosta de fantasia.
Até a próxima,
Fran.
0 comentários:
Postar um comentário
** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.