Resenha: Arrume sua cama

terça-feira, 4 de agosto de 2020
Autor: William H. McRaven
Editora: Academia
Número de páginas: 128


Sinopse:

Dez lições de um almirante das forças especiais para mudar sua vida.
Quando foi convidado para proferir a aula inaugural dos alunos de graduação da Universidade do Texas, o almirante William McRaven pensou em compartilhar suas lições sobre liderança. Afinal, em 37 anos de carreira na marinha norte-americana, ele exerceu o comando em vários níveis – inclusive tendo sido o responsável pela missão que capturou Osama bin Laden. O que ele não imaginava é que o discurso fosse parar nas redes sociais, viralizar e ter mais de 10 milhões de visualizações!
Impressionado com o impacto e com o apelo universal, McRaven transformou a palestra em livro no qual resume as 10 lições que aprendeu no treinamento das forças especiais. Assim como o vídeo, o livro virou um best-seller: ficou meses em primeiro lugar na lista do jornal The New York Times.


Sobre o autor:

O almirante William H. McRaven serviu na Marinha dos Estados Unidos com grande distinção. Em seus 37 anos como SEAL, exerceu o comando em vários níveis. Como almirante de quatro estrelas, seu último cargo foi o de comandante de todas as Forças de Operações Especiais.

Sobre o livro:

O almirante relata no livro aprendizados que teve no  treinamento das forças especiais, um deles é o arrumar a cama logo que acordar.  Pode ser uma abordagem um pouco estranha mas se pararmos para pensar, quantos de nós clica várias vezes no soneca cada vez que toca o despertador? Quantos de nós  antes de sair da cama fica enrolando vendo as redes sociais e mensagens no WhatsApp? E quem tem horário para cumprir logo pela manhã, quantos que acabam levantando na correria para não se atrasar? E esse corre corre dá ou não uma sensação de cansaço e desânimo? E isso aconteceu porque provavelmente o tempo que poderia ter sido reservado para arrumar a cama foi gasto com redes sociais antes mesmo de sair da cama.

A tarefa de arrumar a cama logo que acordar teria o "poder" de transformar a nossa energia logo cedo, com isso nos sentiremos mais motivados para o restante do dia e também mais disciplinados. Seria o estímulo que precisamos para enfrentar com mais disposição nossas outras atribuições. 

Porém não é somente isso que pode transformar nossa vida, ter a consciência que não estamos só no mundo e que precisamos sim de outras pessoas ao redor também faz diferença. Pessoas que nos ajudarão nas dificuldades, que caminharão conosco e que tem bom coração, sim isso é muito importante: ter um  bom coração. 

Mas ele não fantasia a vida pois admite que a vida é injusta sim, que enfrentaremos muitas dificuldades, enfrentaremos pessoas tiranas que vão querer nos intimidar, porém, mesmo esses momentos nos são benéficos pois evoluímos e aprendemos muito nessas fases, nos tornamos mais fortes. 

Coragem, disciplina, esperança, ousadia são alguns sentimentos que precisamos ter para mudar nosso mundo, para fazer diferença na nossa vida e na dos outros. 

Os tópicos tratados não são muito aprofundados, mas podemos ter a ideia da diferença que cada um pode fazer em nossa jornada.  Apesar do autor ser do meio militar, achei totalmente possível inserir tais ensinamentos na vida de qualquer pessoa. São "detalhes" que fazem a diferença.

Gostei do livro, na verdade, li ele no Kindle. Recomendo para quem quer ler algo leve e breve. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.