Resenha: COT - Por dentro do grupo de operações especiais da Polícia Federal

quinta-feira, 16 de julho de 2020
Autores: Eduardo Maia Betini, Fabiano Tomazi
Editora: Ícone
Número de páginas: 284

Sinopse:

"Charlie, Oscar, Tango. Não poderia ser outro o título desse livro escrito por Eduardo Betini e Fabiano Tomazi que, com a profundeza necessária, coloca o leitor por dentro de toda complexidade que envolve as atividades dos policiais que atuam no Grupo de Operações Especiais da Polícia Federal. Os bastidores dos treinamentos, os casos concretos, a adrenalina das missões fazem com que o leitor não consiga deixar de lado a leitura desse livro que, certamente, passará a ser referência nacional e internacional sobre o assunto. Muito pouco se tem discutido sobre o profissional de operações especiais, que dedica sua vida aos treinamentos para manter em segurança a nossa sociedade. Charlie Oscar Tango vem a preencher essa lacuna, permitindo, aos demais policiais, como também ao público em geral, que tomem conhecimento da seriedade do trabalho desenvolvido, principalmente, pela Polícia Federal. Ficam registrados, aqui, os meus agradecimentos aos policiais federais Betini e Tomazi que, com maestria, souberam trazer para dentro do texto aquilo que existe de mais importante e atual sobre Operações Especiais."

Segurança pública, bastidores da Polícia Federal, mais especificamente do COT  - Comando de Operações Táticas, é sobre isso que este livro trata e quem gosta do assunto vai adorar. 

O livro na sua fase inicial trata do histórico, das atribuições, das áreas de atuação do COT assim como faz uma breve descrição de algumas missões realizadas citando nome, ano de realização de cada uma delas e em quais estados. Quem tem interesse em fazer parte do grupo vai estar ciente sobre o ingresso e como é estruturado.  Para mim foi uma parte  bem completa e e esclarecedora da leitura. 

O livro é escrito por 2 integrantes do COT, e até por esse motivo, eles contam a vivência deles antes, durante as fases de ingresso e durante os anos de atuação.  São relatadas diversas operações vividas por ambos, cada operação em um capítulo distinto. 

Na parte final, o apêndice chamado: A sociedade e a violência, é estruturado em sub-títulos tais como: como evitar furtos e  roubos em residências, na rua, cuidados com crianças e em caixas eletrônicos. Há diversos outros sub-títulos e em cada um deles há orientações bem sucintas e diretas para que nós, leitores, possamos colocar em prática aumentando dessa forma a nossa própria segurança. 

O livro mostra a realidade de policiais federais que em muitas ocasiões nos é distorcida, às vezes por comentários do "primo da amiga da tia do fulano" que diz trabalhar lá dentro e também  pelas informações passadas através da mídia.  Ter a noção que existem pessoas anônimas, altamente treinadas nos protegendo provoca uma reflexão dos nossos próprios comentários feitos em rodas de amigos em que reclamamos da falta de segurança no nosso país. 

É claro que não moramos em um lugar perfeito, há pessoas sem caráter em todas as esferas de atuação, mas aqui temos um relato de como é o dia a dia desses homens e mulheres que precisam, em muitos momentos, abrir mão do convívio com a própria família para proteger o povo brasileiro. São homens e mulheres que escolhem uma profissão arriscada sim, que exige disciplina,  atenção máxima, responsabilidade para que, no momento em que cada um deles faz seu trabalho individual da melhor maneira possível,  isso impacte no sucesso do coletivo, no sucesso de toda a missão em que estarão atuando naquele momento. 

Eu particularmente já tinha um respeito imenso e admiração por esta área de atuação, ao finalizar a leitura, isso só aumentou.  Recomendo a todos lerem e se permitirem conhecer um pouco do dia a dia desses anônimos que nos protegem todos os dias. 

Este livro faz parte de uma trilogia e quem quiser saber mais sobre o soutros livros é só acessar o site sobre as operações especiais e anfíbias da Polícia Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.