Resenha: Casa Organizada

terça-feira, 11 de agosto de 2020
Autor: Thaís Godinho
Editora: Gente
Número de páginas: 222



Sinopse:

Uma casa deve nos servir – e não o contrário! Este livro veio para desmitificar a ideia de que é preciso investir muito tempo na casa para deixá-la organizada. Thais Godinho defende que a organização da casa não precisa – nem deve – ser uma tarefa desgastante. Você também se sente frustrado por ver seu tempo perdido em arrumações que logo serão perdidas? Sua casa vira uma bagunça pouco tempo depois de você colocar tudo no lugar? Aqui você verá que organizar a casa é fazer dela um lugar que funcione para você. É transformar o lugar no qual você mora em um refúgio para aproveitar os dias e que faça você ter vontade de voltar. Aqui você verá que é possível ajustar as expectativas em relação à casa de acordo com o seu estilo de vida sem deixar de lado a satisfação de ter um lugar com a sua cara. Depois de ler este livro, você terá a certeza de que é possível ter uma casa organizada mesmo com uma rotina cheia de compromissos e sem precisar contratar alguém para ajudar. Aprenda a manter sua casa organizada por meio de simples ações diárias; Crie um sistema de organização em que todos participem; Saiba como aliar cuidados com a casa ao trabalho e aos estudos; Tenha, de uma vez por todas, a casa que sempre sonhou.



Ao ler o título do livro logo se pensa em: organização de objetos, limpeza, tudo em seu devido lugar... e sim, é sobre isso e muito mais. 

Quando analisamos nossa casa e observamos armários, a própria decoração e o famoso quartinho da bagunça podemos achar que precisamos dar uma boa organizada em tudo, porém na leitura desse livro vimos que há um ponto bem importante além do organizar: o de destalhar. A arte da casa organizada vai além de colocar objetos em lugares específicos e no decorrer das páginas teremos muitas dicas de como fazer isso, ter tudo organizado também envolve se desfazer de tudo o que não precisamos mais, tudo que não usamos mais. 

Há uma grande diferença entre fazer coleção de algo e acumular esse algo, além disso a quantidade de itens na coleção também precisa ser proporcional ao tamanho do espaço que temos disponível. O tamanho da nossa casa, de cada cômodo também interfere na decoração e são nessas dicas que percebemos que organizar uma casa vai além do: colocar itens nas gavetas e prateleiras.

Até aqui já tratamos de tópicos como: ser acumuladores...ou não, ter o que somente o que precisamos ... minimalismo, decoração,  aproveitamento de espaços, então você que achava que o livro só ia falar sobre dicas práticas de organização, se enganou, aqui o assunto evoluiu para muitas áreas. 

E não são somente os objetos que recebem as atenções, mas também: sentimentos, nossos relacionamentos e decisões. Além disso, é levantada a importância do trabalho conjunto de todos os integrantes daquela moradia. Como envolver todos que moram ali contrariando a ideia de ter somente uma pessoa responsável pela dinâmica da casa. 

Todo esse trabalho tem finalidades maiores do que envolver as pessoas que moram juntas em tarefas domésticas, a satisfação de morar num lugar com boa energia, funcional e aconchegante deve ser um dos motivos principais dessa rotina, que sim é diária. 

Portanto o livro vai além de orientações práticas de como guardar o item x, de como organizar objetos Y, ele engloba também os sentimentos de satisfação, de bem estar, de ter tempo para dar atenção para quem amamos. 

O conteúdo me surpreendeu por não ser superficial como eu imaginei que seria. Recomendável para todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.