Quer mudar o mundo?

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Para quem deseja um mundo melhor, aconselho a começar pelo item: encarando a realidade. Realidade de sua própria vida; realidade da situação geral do mundo; realidade de como muitos animais são mal tratados; realidade das pessoas que não tem condições mínimas de sobrevivência e vivem de formas...desumanas; realidade sobre a destruição do planeta que começa dentro de nossas casas com comportamentos copiados de outras gerações que só destruíram o que o planeta oferece.

Porém, muitas pessoas dizem que não tem estômago para ver animais sofrerem, que choram em ver como muitos seres humanos vivem, que dizem que na sua casa não tem nada que possa mudar pois quem tem que fazer é o governo, que não se interessam por coisas que "não podem mudar". 

Mas e quem tem estômago para ver animais sofrendo? Quem não se sente mal ao ver pessoas em condições desumanas? É claro que não é fácil de encarar muitas coisas mas fugir delas só faz a gente criar um mundo onde "não conseguimos ver as coisas ruins", pessoas se fecham em bolhas porque tem pessoas mais preparadas para encarar essas verdades de frente, porque tem outras pessoas envolvidas nessas causas mas essas mesmas que falam isso, que usam tais respostas são muitas vezes cidadãos que reclamam do jeito que está o mundo, das inundações, da fúria da natureza. 


Gente: quem quer ver o mundo melhor tem que agir pois é das atitudes individuais que é criado a força para mudar o que precisa!! Não é a atitude de uma, de 2, de 200 pessoas que vai fazer o mundo um lugar melhor de viver, é a atitude de todos!! Somos milhões, milhões de vozes que precisam se posicionar para transformar esse planeta num lugar melhor de viver!! E não são somente os governos que precisam fazer algo, nós também precisamos nas atitudes de todos os dias. 

Vamos mudar o mundo para melhor no instante que nos preocuparmos com o que consumimos, com o que descartamos e na forma como fazemos isso. 

Vamos mudar o mundo no instante que comprarmos o que precisamos e que vamos usar e não somente itens para ficarem atirados no fundo do armário. 

Vamos mudar o mundo no instante que denunciarmos maus tratos de animais, que ajudarmos as pessoas envolvidas no resgate deles (aquelas que tem estômago para ver um bichinho em condições ... terríveis de maus tratos), vamos mudar o mundo quando tivermos a coragem de enxergar essa realidade e fizermos nossa parte e não precisa ser vendo eles em condições de sofrimento, mas o fazer nossa parte também inclui em apoiar ONGs, em doar valores em dinheiro para projetos sérios e que salvam da morte muitos animais (sim doações em dinheiro pois medicamentos precisam ser comprados, ração também), em compartilhar nas redes sociais ações sérias e que lutam para se manterem ativas.

Vamos mudar o mundo quando ajudarmos pessoas que não tem o básico para viver, quando damos oportunidade para alguém que quer ser alguém e quer sustentar sua família, quando não ficamos calados e tentamos acordar pessoas de nosso convívio da necessidade de enxergar o outro, aquela pessoa sofrendo que na sua frente que muitas vezes ignoramos.

Vamos mudar o mundo quando pararmos de mascarar os problemas que estão na nossa frente mas que quando estamos no conforto de nossas casas, ou num almoço com a família com a mesa farta de comida comentamos sobre aquele caso pavoroso da cena de preconceito que esteve na mídia dias atrás ou das postagens daquela ONG que resgatou um animal que não sabem como sobreviveu, e conversamos sobre isso e segundos depois falarmos sobre como estamos com as pancinhas lotadas e até pedindo um chá pois comemos demais. O simples comentar não adianta! 

Claro que vamos conversar sobre coisas aleatórias e boas mas não podemos nos desviar da realidade e além de ver, precisamos fazer algo! Não é só atirar para o governo fazer, é nossa tarefa cobrar atitudes de quem colocamos no governo, e não interessa se votamos nas pessoas que estão lá, o fato é que estão lá e sim, precisamos cobrar delas. Mas também precisamos nos cobrar, fazer nossa parte que pode ser de tantas formas: compartilhando em nossas redes sociais o trabalho de quem está fazendo algo, ajudando essas causas das formas como podemos, é mudar nossos comportamentos que não estão de acordo com nossa ideia de mundo bom para viver. 



O mundo que queremos viver não vai aparecer do nada e nem está nas mãos de poucas pessoas, o mundo que queremos viver está nas nossas mãos, é nós que vamos construir ele! Mas para isso é necessário união, é necessário primeiro ter coragem de encarar a realidade, é fazer algo!! 

Abra os olhos para a realidade! Comece vendo o que te rodeia! Reaja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.