Série: meus textos antigos #23 - Olhos Corredores

domingo, 12 de janeiro de 2020
Estou publicando textos meus escritos há algum tempo.  Hoje não necessariamente eu penso da mesma forma, ou tenho as mesmas opiniões, porém esses textos são marcas da minha evolução como pessoa. Esses textos foram publicados no blog Diário de Incentivo à Leitura.  E antes de ler, cliquem no play no vídeo no final do texto, leiam com trilha sonora. 

Depois que postar todos eles, irei postar textos inéditos. Deixe seu comentário. Compartilhe. 



Troca de mensagens, hoje a moda é o Whatsap e um tempo atrás foi o msn e ainda tem os e-mails que dizem estar fora de moda mas eu ainda uso e muito. Mas o que tem eles em comum? Sua atenção!! Hã? Calma, vou explicar.

Antes porém, vou fazer uma pergunta para vocês: quem usa e-mail, lê realmente os e-mails? Digo, ler de início ao fim, você presta atenção neles? Atualmente vejo mais pressa do que dedicação nas pessoas. Cada vez mais, cada um de nós está perdendo a paciência de sentar e ler um e-mail, por exemplo, ou de escrever um e eu me incluo nesse grupo. Ano passado comecei a perceber que eu mal abria cada e-mail (independente se fosse de propaganda, de amigo, etc) e lia por cima excluindo em seguida (exceto os das amigas) e isso trouxe um pouco de ansiedade e esta fez eu parar e pensar. Porque temos tanta pressa? Porque não valorizamos quem mandou o e-mail e prestamos atenção no que está escrito? Porque não tentamos nos colocar no lugar da pessoa que escreveu e tentamos imaginar se íamos gostar se alguém mal olhasse o que escrevemos com carinho? Muitas vezes  não é falta de tempo o problema mas sim falta de organização.

Como melhorar, como mudar esse cenário? Simples, reservando algum tempo pequeno todos os dias para organizar a bagunça. Não somos obrigados a receber propaganda que não queremos pois podemos nos descadastrar, o que for spam marcamos como spam e os e-mails dos amigos? Quem sabe vamos dar atenção a eles? E algo que precisamos ter em mente: não somos máquinas, daremos atenção sim a uma parcela todos os dias talvez, mas nem sempre conseguiremos dar atenção máxima a tudo e isso está...TUDO BEM!!! 



Eu particularmente troco e-mails gigantes com algumas amigas, trocamos notícias do dia a dia, contamos nossos medos, nossas expectativas. Ok mas por que não fizemos isso por whatsap que é instantâneo? Justamente por isso oras, não queremos um diálogo rápido onde uma pode estar ocupada e portanto a outra pessoa vai ficar esperando o retorno para continuar a história, queremos sim contar nossa semana com calma, com fotos, com detalhes, com anexos diversos sendo enviados, queremos calma, queremos atenção plena. Graças aos céus esses e-mails não foram atingidos por minha pressa, mas eles foram essenciais para que eu mudasse a forma de agir com os outros. Depois de um pente fino nos e-mails que recebo, fazendo filtros e encaminhando cada tipo para uma pasta diferente, hoje analiso meus e-mails com atenção por mais que o dia se "torne curto". Criei várias pastas de News, sim, é assim que chamo as pastas dos e-mails não lidos: News - música, News canais youtube, News propagandas, etc. Selecionei também o que eu queria receber, propaganda de onde? Avisos de vídeos do youtube de quais canais? Novos posts de quais blogs? Essas pastas raramente ficam vazias mas sei que o que tem nelas é sobre pessoas e assuntos que eu me interesso e vou ver com calma quando...eu puder e isso não é o fim do mundo!!! Aos poucos vejo vídeos, leio postagens de blogs que acompanho sempre com atenção plena, com cuidado e principalmente sem pressa. Reservo um tempo para isso toda a semana e vejo o que eu conseguir dentro desse tempo. Aos poucos fui conseguindo prestar atenção nas mensagens transmitidas e até comentar nas postagens e nos vídeos e comecei a sentir uma enorme satisfação quando meus comentários eram respondidos...sim, o que eu escrevia as pessoas notavam e isso faz a gente se sentir tão bem. 

E-mails das amigas com notícias são prioridade clarooooooooooooooo, e  normalmente reservo o domingo para responder e enviar mais notícias. Maravilhoso saber que outras pessoas que moram longe torcem por você e prestam atenção em tudo o que escreve... SEM PRESSA. 

Whatsapp é outro ponto complicado que já falei na crônica de ano novo. Se este foi um aplicativo para as pessoas conversarem, hoje está mais para um aplicativo de spam porque nunca vi tanto "copia e cola" de mensagens sem estarem acompanhadas de um: "Oi", "Bom dia", "Boa noite". As pessoas estão numa febre de copiar mensagens e colarem para as outras como se essas outras fossem apenas números aleatórias na agenda. Galerinha tecnológica: entre dois aparelhos (notebook, smarthphones, Iphones...) há PESSOAS!!! Pessoas são seres humanos que vivem em sociedade e portanto não são apenas bits e bytes, não são componentes eletrônicos.  

E não vamos muito longe, aqui mesmo nas postagens tem pessoas que ainda me chamam de Nessa porque não tiveram calma de olhar a postagem por inteiro, digo isso porque no final do post há meu nome no cantinho. É uma pressa de ler, uma pressa de se livrar dessa tarefa e partir para outra que ainda não sabem que meu nome não é Nessa, hehehehehhee. Calmemmm galera, a postagem não irá sumir daqui. 


Vamos ter mais humanidade, vamos interagir com nossos amigos e sim, podemos mandar mensagens copia e cola, mas que sejam mensagens que nós sabemos que a outra pessoa vai gostar ou se interessa no assunto. Vamos dar mais bom dia, mais "oi", vamos PRESTAR ATENÇÃO nas pessoas, vamos ter CALMA de viver. Desde quando correria é bom? Quem disse que sua vida tem que ser corrida?  Haaaaa mas vocês podem estar pensando agora que é impossível suas vidas não serem corridas, afinal, acordam cedo, trabalham, estudam, cuidam da casa, da família.... Ok, ok, ok... eu entendo essa parte até porque minha vida está corrida também, mas o fato de ter várias responsabilidades pode muito bem conviver com: fazer bem feito cada uma delas, SEM PRESSA, com CALMA. 

Organize sua vida, pense em tudo o que faz, veja se tudo isso é mesmo necessário fazer e o que ficar tente organizar de tal modo que facilite sua vida. Muitas vezes precisamos abrir mão de alguns projetos em favor de outros, e esse abrir mão pode ser simplesmente jogar ele mais para frente, fazer depois em outro momento de sua vida. Aproveite cada minuto do seu dia, aproveite a meia hora de bus para ler com ATENÇÃO os e-mails que chegaram, aproveite e mande alguns (se puder) também com igual atenção. Responda ou envie aquele WhatsApp carinhoso para alguém que ama enquanto está parado no engarrafamento, PRESTE ATENÇÃO NAS PESSOAS,  viva de forma mais intensa, com mais atenção em tudo ao redor. 

Pessoinhas ligadas em 1.000 volts: tecnologia, modernidade não tem que ser sinônimo de estresse e loucura diária, a modernidade pode sim conviver com ótima qualidade de vida, calmaria e mais sorrisos.  Tente, comece... na dúvida selecione todos os e-mails da sua conta e jogue no lixo e ainda esvazie a lixeira (sempre esvazio a minha da minha conta de e-mail, hehehehehe) e comece a prestar atenção no que chegar, organize sua vida, elimine o que não precisa estar no teu dia a dia, desacelere.... faça isso e depois me responda: cuidar com carinho de seus e-mails e mensagens de Whatsap é ou não é mais relaxante? 
Para muitas pessoas estar no momento presente é um desafio, e quem disse que desafios são ruins? A primeira crônica do ano fala disso, quem não leu corre lá: Limites: já tentou descobrir o que tem no outro lado?

Se desafie, viva o momento presente, não seja um simples objeto nesse mundo, deixe sua marca, marque presença, faça algo por sua vida, faça algo por você: viva plenamente e no momento presente!!

Povinho do nosso Brasil: não sejam zumbis, pensem, questionem, estudem com vontade. Atitudes sensatas são tomadas somente por quem não tem preguiça de pensar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.