Série: meus textos antigos #21 - Estudos: vale a pena se dedicar?

domingo, 12 de janeiro de 2020
Estou publicando textos meus escritos há algum tempo.  Hoje não necessariamente eu penso da mesma forma, ou tenho as mesmas opiniões, porém esses textos são marcas da minha evolução como pessoa. Esses textos foram publicados no blog Diário de Incentivo à Leitura.  E antes de ler, cliquem no play no vídeo no final do texto, leiam com trilha sonora. 

Depois que postar todos eles, irei postar textos inéditos. Deixe seu comentário. Compartilhe. 



Já repararam como o brasileiro reclama de estudar? 
As crianças, raramente acostumadas com livros antes de entrar na escola, reclamam das tarefas, do fato que precisam ficar mais quietas, reclamam de ir para a aula. Adolescentes só querem saber de namoricos e festinhas e sentem raiva de chegar perto dos cadernos (como se uma coisa excluísse a outra), adultos reclamam do cansaço precoce. 

No caso das crianças ainda temos que relevar um pouco, afinal, o costume de apresentá-las aos livros de pintura e de desenho antes de aprenderem a ler seria tarefa dos pais, apresentá-las aos gibis também. Livrinhos de colorir, gibis constroem sim a criança que irá para a escola. Lembro muito bem que na minha casa eu ganhava muitos livrinhos desses, eu lembro sim de pintar as figuras e isso me ajudava sem querer a treinar a concentração, lembro que quando aprendi a ler meu pai me dava vários gibis (turma da mônica, tio patinhas, etc), eu adoravaaaaa aquelas historinhas e isso fez a semente do gostar de ler ser semeada dentro de mim. Na escola com certeza tudo isso teve influência, porém hoje em dia o que mais vemos nas mãos das crianças é: tablet, smartphones, iphones... raramente vemos uma criança com um livrinho nas mãos.



Adolescentes, realmente é uma fase delicada mas se eles tiverem um bom tratamento em casa, se eles tiverem bem construídos seus valores com a ajuda e orientação dos pais com certeza a fase será mais leve. Namoricos é o que mais querem, normalllll gente, mas namoros não excluem o dever de estudar, as responsabilidades que crescem muito nessa fase. Obviamente há casos de crianças agitadas, adolescentes revoltados mas não é esse o foco desse texto, aqui quero lembrar que todos reclamam de estudar. 

Adultos, ixiiii, esses são os piores, nós adultos sempre temos uma desculpa na ponta da língua para fugir dos cadernos, lutamos, suamos para entrar na faculdade e quando conseguimos queremos empurrar as aulas com a barriga...hã? como assim? Será que alguém acredita que faculdade é saladinha de frutas? Que é moleza? Que tipo de profissional serão as pessoas que empurram a faculdade com a barriga? Simmm eu sei que todos os cursos (simmm vestibulando que estão lendo esse texto: todossss os cursos) tem matérias chatinhas no início (eu já enfrentei dois inícios de curso, sendo que um adiei o prosseguimento e o outro sim me formei), mas apesarem de chatinhas estão ali por um motivo. A melhor coisa a se fazer é aproveitar essas matérias chatinhas e tentar conhecer professores, tentar descobrir outros ângulos para ver a matéria, aproveitem e conheçam mais seus colegas, todas essas pessoas podem te ajudar no futuro a conseguir uma super vaga de estágio ou emprego mesmo. 


Obviamente ninguém é obrigado a cursar o ensino superior, tem muitas pessoas que terminam o ensino médio e se encontram em tarefas que além de dar-lhes o sustento ainda lhe dão muita alegria. Massss, para quem quiser se aventurar no mundo dos estudos, por favor...façam com capricho!!! Aqui quem fala é alguém que começou um curso, trocou para outro o qual se formou, e hoje tem nos planos futuros retomar o primeiro curso que começou e não finalizou. Mas isso é eu!!! Eu tenho diversos planos de estudos futuros mas isso é algo que ninguém precisa ter, mas o que quero dizer é que tenho propriedade sim de dizer que estudar com capricho vale a pena sim!!!

Quantos professores, quantos maravilhosos profissionais passam pela vida acadêmica de vocês, de nós e muitas vezes não damos a devida importância? Vamos aproveitar essa fase de estudos e se aproximar dessas pessoas maravilhosas. Pessoal: o estudo abre as nossas mentes, ele nos dá a base para questionar diversos assuntos, ele nos ajuda a ser pessoas que sabem questionar, que sabem PENSAR !!



Criticar tudo mundo critica e na maioria das vezes sem ter o mínimo conhecimento sobre o assunto em questão, o que eu prefiro chamar de palhaçada (com todo o respeito aos palhaços que são dignos de sua profissão). E nem vem dizer que muitas pessoas fazem isso porque não tiveram oportunidade de estudar, que são pessoas simples porque sim, alguém que não tem o ensino primário completo pode sim questionar muito bem um assunto desde que ela tenha interesse em saber mais sobre a dita informação, desde que ela procure conversar com pessoas mais instruídas para APRENDER PRIMEIRO e depois sim questionar com propriedade. Se ter ensino médio ou superior completo fosse pré requisito para discutir com sabedoria sobre um assunto não veríamos tantos doutores (quem faz doutorado), não veríamos tantos profissionais com o currículo mais comprido do que as fofocas de rua falando tanta merda e agindo como seres que não merecem o menor respeito.  Saber questionar um assunto, aprender qualquer coisa tem a ver com força de vontade, tem a ver com capricho, tem a ver com a maturidade de ser um povo instruído e povo instruído não deixa pessoas sem caráter fazer o que quiserem no mundo em que vivem. 

Precisamos mudar nossa mentalidade urgente!!! Precisamos dosar melhor nosso lazer e não fazer dele algo que dure o dia inteiro. Estudar não deve ter relação com obrigação, mas tem que ser relacionada com população preocupada em agir, em intervir, em participar da vida do país que mora e fazer isso de maneira inteligente, tendo argumentos para conversar, debater e não sair fazendo badernas na rua sem saber nem ao mesmo o motivo que está lutando.

Povinho do nosso Brasil: não sejam zumbis, pensem, questionem, estudem com vontade. Atitudes sensatas são tomadas somente por quem não tem preguiça de pensar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.