Série: meus textos antigos #22 - Presente, Passado ou Futuro?

domingo, 12 de janeiro de 2020
Estou publicando textos meus escritos há algum tempo.  Hoje não necessariamente eu penso da mesma forma, ou tenho as mesmas opiniões, porém esses textos são marcas da minha evolução como pessoa. Esses textos foram publicados no blog Diário de Incentivo à Leitura.  E antes de ler, cliquem no play no vídeo no final do texto, leiam com trilha sonora. 

Depois que postar todos eles, irei postar textos inéditos. Deixe seu comentário. Compartilhe. 



Você pensa mais no futuro ou no passado? Sim, porque poucas pessoas conseguem usar o tempo para pensar no presente.
Esse é um assunto que eu comecei a refletir ano passado quando eu não me conformava com meu baixo rendimento em minhas atividades diárias mas, graças a uns vídeos que falavam sobre o assunto eu comecei a me observar e observar as pessoas ao redor.

Minha conclusão é que ficamos tempo demais pensando no que fizemos, mais nos erros do que nos acertos, pensando como poderíamos ter feito diferente, pensando em explicações sobre termos feito daquela maneira errada. Mas aí está o detalhe: fizemos...não temos como voltar a trás, precisamos sim analisar como podemos fazer diferente a partir de agora para não repetirmos os mesmos erros.  Mas claro, fácil não é, não é tão simples deixarmos de se agarrar ao passado mas precisamos também ver que, o passado nos ajuda com ensinamentos do que dá certo na nossa vida e o que não dá certo mas no momento que ficamos só nele, não vivemos o momento presente e não vivendo o momento presente: que passado teremos amanhã para lembrar? Vamos usar o passado como base para refazer nossa rota de vida quantas vezes for necessário, passado é conhecimento de vida...apenas isso. 

E o futuro...aaa sonhar, sonhar com tantas coisas maravilhosas, com viagens que queremos fazer, com o emprego dos nossos sonhos, com o que queremos viver...sonhar é bom, na medida certa para nos incentivar a lutar por nossos desejos massss, viver só no futuro também é loucura pois o tempo passa e a distância entre o sonho e a realidade não diminuem. O futuro que você sonha tanto só vai virar realidade se tu viver bem vivido o dia de hoje, de agora!



E quando estamos no momento presente...dos outros? Opa, como assim?
Quando ficamos dias e dias, e mais dias e dias e horas e mais horas vendo as redes sociais das outras pessoas, nesses casos estamos vendo o "presente" das outras pessoas, estamos vendo elas conquistarem coisas, superando obstáculos, realizando sonhos... ok que nem tudo o que é postado é verdadeiro mas vamos fazer de conta que, nesse contexto de agora, seja sim verdadeiro. Perceberam como podemos estar no momento presente dos outros? Podemos nos inspirar nos outros, pensar que também temos o desejo de fazer aquela viagem, de comprar aquela roupa, de ter um momento semelhante mas se ficarmos só vendo os outros viverem, como vamos e quandooo vamos viver a nossa vida?

Para tudo devemos ter equilíbrio, mas principalmente precisamos focar no nosso momento presente, precisamos saber onde estamos, o que estamos fazendo, para onde estamos indo. Sim, porque muitas pessoas não sabem, muitas pessoas podem dizer: estou indo para faculdade .... ou, estou indo para o trabalho... ou, estou ... a toa na internet... ou, hã? o que você perguntou? eu estou no Instagram, estou lá... 
Será que podíamos repensar nessas respostas? Estou indo para a faculdade, para meu curso X, aliás ontem li um artigo bem interessante.... ouuu, estou indo para meu trabalho, bah sem ele não teria como me sustentar e graças a ele ontem consegui comprar algo que queria muito.... ou... estou vendo uns blogs que de verdade gosto na internet, no instagram também estou conferindo, sigo quem eu me identifico.




Acima foram só exemplos para pensarmos no real significado de tudo o que acontece na nossa vida, para pensarmos se tudo o que engloba nosso dia a dia valem mesmo a pena. Muitas vezes nossa mente esta viajando longeee, ok que de vez em quando faz bem mas viajar noite e dia por semanas, meses, anos... nesse caso, quando você disse que vai viver o seu momento presente mesmo?



Para muitas pessoas estar no momento presente é um desafio, e quem disse que desafios são ruins? A primeira crônica do ano fala disso, quem não leu corre lá: Limites: já tentou descobrir o que tem no outro lado?

Se desafie, viva o momento presente, não seja um simples objeto nesse mundo, deixe sua marca, marque presença, faça algo por sua vida, faça algo por você: viva plenamente e no momento presente!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.