Caixa Postal #49

sábado, 9 de setembro de 2023

Olá!

Depois de algum tempo sem novidades por aqui, venho atualizar! Confira!




Editora: Petit

Doação de uma amiga querida. Quando eu disse que estava reconstruindo minha biblioteca, ela quis me dar de presente esses livros. Recebi com muito carinho e certamente vou ler. 



Editora: Lúmen

Doação da mesma pessoa que doou o anterior. 



Editora: Petit

Também doação da mesma pessoa. Amei o carinho e os livros!




Editora: IDE

Doação da pessoa que doou os três livros anteriores. No total ela me deu esses 4 livros. Será que eu fiquei feliz? Hehehehe.



Editora: Novo Século

Comprinha que eu fiz no perfil do Acervo 4 Patas no Instagram. Foi meu presente de aniversário. No final da postagem coloco fotinhos desses livros no dia que chegaram. Esse livro estava na minha lista de recuperação. Inclusive como disse para as meninas que estava me dando de aniversário, elas me mandaram um caderninho tão fofo! Coração ficou mais quentinho com o mimo. Fotos no final da postagem.




Editora: Novo Século

Comprinha em um dos perfis que ajuda bichinhos e eu não anotei qual foi. Também estava na minha lista de recuperação.




* Lago dos Sonhos - Kim Edwards

Editora: Arqueiro

Presente de um amigo que comprou o livro, não gostou muito e me doou. Eu adorei a capa e o título, vamos ver a história. 


* Na Contramão do Impossível.  O outro lado da estrada - Lorenzo R. B. Marques, Vanessa Kapper

O livro mais aguardado do ano! Sigo o perfil Por aí de Kombi no Instagram e amo essa familinha composta do Lorenzo, da Vanessa e do Galeto. Óbvio que eu ia adquirir o primeiro livro deles!


* Paris versus New York. Um Registro Sobre Duas Cidades - Vahram Muratyan

Editora: Intrínseca

Essa foi comprinha feita no Aujdelivros, perfil no Instagram. Esse livro fazia parte da lista de livros para recuperar e sinceramente eu achei que nem ia encontrar mais, mas acheiiiii nesse perfil e quando vi procurei reservar na hora antes que outra pessoa comprasse. Uma raridade que tive a sorte de encontrar em excelentee estado!



* Um mundo brilhante - T. Greenwood

Editora: Novo Conceito

E por fim, este livro que foi presente de niver do mesmo amigo que me deu Lago dos Sonhos. Mais um da lista de recuperação. 



Estou muito feliz com os presentes, doações e minhas aquisições! Aos poucos reconstruo minha biblioteca!

Abaixo fotinhos deles quando chegaram. 


























Trecho de livro: A Revolução dos Bichos #1

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

 


Resenha: A Revolução dos bichos


Autor: George Orwell

Editora: Principis

Número de páginas: 96

Skoob 

Goodreads


Sinopse:

Uma fazenda é tomada por seus animais maltratados e sobrecarregados. Cheios de idealismo, eles se propõem a criar um paraíso de progresso, justiça e igualdade, administrando o local por conta própria. Os porcos, então, assumem o comando e, com suas habilidades de alfabetização, vão aos poucos mudando as regras que os animais haviam estabelecido previamente. Dessa forma o palco está montado com uma crítica muito bem escrita de como os ideais socialistas são corrompidos por pessoas poderosas, como as massas iletradas são aproveitadas e como os líderes comunistas se transformam em capitalistas.


Livro publicado pela primeira vez em 1945, final da Segunda Guerra Mundial. Aparentemente parece um livro com título em português quase que infantil, mas essa pequena obra de 96 páginas é cheia de reflexões sobre poder. 

Existia uma fazenda chamada “Fazenda do Solar” onde os animais eram muito explorados pelo dono, até que um porco, o Major, reúne os animais na calada da noite e depois de um discurso muito convincente, todos decidem se revoltar contra o proprietário daquele lugar, e posteriormente instalar um governo dos animais. Nesse governo todos os animais seriam tratados de forma igual, nenhum deles teria privilégios, não haveria escassez de comida, não haveria mais exploração, todos iam trabalhar em conjunto para viverem de forma igual, em paz.  

E assim fazem, retiram da fazenda o dono e começam a criar esse sistema de governo onde todos viveriam felizes e em paz. Porém, com o tempo, esse discurso de todos são iguais começa a mudar. As regras que aquela comunidade deveria seguir, e que estão expostas para todos verem, começam a serem apagadas, ou seja, os direitos de todos começam a ser retirados, mas como a maioria dos animais não tem instrução, acham que apenas se enganaram ao ter a impressão que haviam mais direitos. É como se eles não notassem que havia mais direitos expostos. 

Com um grupo de animais sem instrução e que acredita facilmente no discurso do porco Major, este começa a adotar a vida que em seus discursos ele condenava, tudo em prol da felicidade daquela comunidade. É nítido no livro quando as promessas de igualdade são mudadas e a imposição de regras, de comportamentos feitos às vezes pela força, tomam conta da fazenda dos animais. 

A crítica social através dessa alegoria é evidente, é fácil de perceber que a falta de instrução faz as pessoas (mas no livro o autor se refere aos animais), confiarem cegamente em quem tem um discurso bonito e que faz promessas que refletem o sonho de cada um. 

Este pequeno livro é para ser lido com calma e atenção pois há uma série de acontecimentos que conseguimos, com reflexão, trazer para a nossa realidade atual, mesmo que tenha se passado muitos anos desde a primeira edição dessa obra. 


Eu gostei muito dessa leitura e em breve pretendo ler as outras duas obras que tenho do autor. 


Resenha: Marco Aurélio - Meditações

domingo, 6 de agosto de 2023


Autor: Marco Aurélio

Editora: Camelot

Número de páginas: 132

Skoob      Goodreads


Sinopse:

"Tida como uma obra única na história da Filosofia, Meditações contém as mais profundas e reveladoras reflexões espirituais e éticas já registradas. Apresentados de maneira direta, os insights reúnem os fundamentos do Estoicismo que guiaram os pensamentos do imperador filósofo Marco Aurélio, um dos líderes mais inteligentes e bem-sucedidos de sua época. Uma obra-prima essencial para gestores, curiosos e qualquer pessoa que já tenha enfrentado momentos difíceis, porém, sem deixar de cultivar a esperança em dias melhores."


Marco Aurélio, imperador romano, claro que eu já tinha ouvido falar, mas confesso que não sabia que tinha um livro com suas reflexões, tanto é que encontrei por acaso, no corredor de um shopping quando eu me dirigia ao hipermercado que há nele. Nesse corredor haviam vários livros em promoção da Livraria Santos, e este livro da resenha de hoje, pequeno, fininho, me chamou atenção no meio de tantos outros, tive que comprar. 

Ao iniciar a leitura já gostei do prefácio de Lúcia Helena Galvão Maya, e olha que apesar de ler, não costumo gostar muito dos prefácios. A introdução é curtinha, mas de muita importância, eu não sabia, por exemplo, que esse imperador tinha sido um excelente administrador e um dos maiores líderes da História, bom isso sim eu já tinha lido. 

O livro em si é dividido entre 12 livros, como os capítulos foram chamados. Em cada livro há pequenas frases ou parágrafos, reflexões de Marco Aurélio. Os temas dessas reflexões são vários, mas vejo que algo que ele fala muito é da brevidade da vida, do quanto o material é efêmero, e da importância de cultivarmos a bondade dentro de nós. Ele também fala muito sobre autodisciplina, humildade, racionalidade. 

O livro 1 ele inicia falando o que aprendeu com pessoas ao redor, exemplo, com a mãe. A importância de cuidarmos de nosso corpo, de tratarmos bem os amigos, se seguirmos nossa própria natureza, sobre sermos correto perante a vida, sobre como lidar com quem nos prejudica, ele compara situações existindo e não existindo deuses, ele raciocina sobre o que é verdadeiro, o que pode ser ou não ser, enfim, são tantas anotações breves sobre tantos assuntos. 

Mas não se engane, esse livro fininho não é uma leitura rápida não, isso porque cada frase possui reflexões e dicas de atitudes, que é impossível ler correndo, isso na minha opinião. Porém, mesmo a leitura não sendo tão rápida, vale a pena cada página, cada lição passada nesse diário desse imperador romano chamado Marco Aurélio.

Se recomendo a leitura? Com certeza que sim!! Aliás, esse livro me deixou com vontade de saber mais sobre ele.


Organizando livros: Skoob

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

 Chegamos ao 5° capítulo da série Organizando livros!




Cheguei no estágio Skoob, que para quem não sabe é uma rede social para quem gosta de livros. Lá existem várias listas entre elas: tenho, desejados, lendo, resenhas, quero ler, emprestei, etc.

Aqui eu tive que parcelar, porque era muita coisa cadastrada no meu perfil lá. Por isso em um final de semana eu chequei a lista de livros que eu tenho, outro dia, os desejados (que eu também conferi na planilha), outro dia as resenhas, outro dia os lidos. 

Aqui deu uma trabalheira gigante, mas foi divertido. Eram livros que eu tirava da planilha (os desejados que não eram mais desejados), eram livros que eu colocava na planilha, era livros que eu não tinha mas nessas alturas eu já tinha sim... e ainda tem livros que estão na planilha, mas não estão cadastrados lá... mas isso é para a próxima fase. 

Quem estiver no Skoob, clique aqui e me adiciona!


Veja os outros capítulos:

Capítulo 1

Capítulo 2

Capítulo 3

Capítulo 4

Organizando livros: blog

segunda-feira, 31 de julho de 2023

 Chegamos no 4° capítulo da organização dos meus livros!




Nessa etapa, eu reservei um sábado inteiro, manhã e tarde porque o lugar que eu ia conferir era aqui, o blog Trilhas. 

Aqui no blog tem muitas resenhas feitas e eu fui marcando na planilha os livros que tinha resenha por aqui, mas para isso tive que ter paciência de filtrar só as resenhas e a cada uma, encontrar o livro correspondente na planilha.  

Detalhe que a minha planilha impressa deu 12 páginas, mas não são 12 páginas de livros que tenho, lá está uma mistura de livros lidos que não tenho, livros que tenho, livros desejados, então não são 12 páginas de livros que tenho. Entenderam agora a demora em encontrar cada título no meio de tantas folhas impressas?

Concluída essa parte, deu um suspiro longo, porque é um lugar que eu tenho registro de muitos livros lidos. 

Há! E cada um desses capítulos eu fazia em finais de semana quando eu não tinha alguma outra prioridade na frente ou compromisso. Então foi as pouquinhos. 


Confira os capítulos anteriores:

Capítulo 1

Capítulo 2

Capítulo 3

Organizando livros: Goodreads, Youtube e Pinterest

quarta-feira, 26 de julho de 2023

 Vamos ao 3° capítulo da série Organizando livros!




Continuando o "pente fino" da organização, dessa vez eu fui no meu canal no Youtube e conferi as vídeos resenhas que eu tinha feito há muito tempo e a cada vídeo resenha encontrada, eu marcava um X na planilha. 

Da mesma forma eu fiz isso no Goodreads, cada livro que eu coloquei no meu perfil lá, eu marquei um X na planilha, assim eu vi o que estavam nesses lugares nos meus perfis. 

E como nesses locais eu tinha pouca coisa cadastrada, também fiz essa checagem na minha pasta de livros lidos que tenho lá no Pinterest.

Da mesma forma que, quando encontrei livros nestes locais que não estavam na planilha, adicionei e marquei o X. 

Particularmente nesses 2 lugares, são poucos livros cadastrados, num futuro aí pretendo atualizar eles com os livros que tenho em casa. 

Levou tempo? Levou, mas 2 coluninhas estavam concluídas nesse dia. 


Confira os capítulos anteriores:

Capítulo 1

Capítulo 2

Organizando livros: estante física

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Continuando com a série Organizando livros, nosso 2° capítulo tratará da estante física!



Com a planilha impressa, eu fui para a estante física, cada livro da estante eu fazia um X na planilha, se o livro não estivesse na planilha, eu adicionava o nome dele lá e marcava o dito X. E aqui fiz isso com os livros lidos e não lidos e os xerox de livros da época das faculdades de Sistemas de Informação e de Direito (que não concluí, mas um dia vou). Tudo isso entrou para a planilha. 

Para essa tarefa, reservei uma tarde de um final de semana, para poder iniciar e terminar no mesmo dia, porque esse tipo de tarefa fazer pela metade e retomar em outro dia, pode causar a maior confusão! A não ser que sua estante seja imensa e um dia somente não seja suficiente. 


Para quem quiser acompanhar a saga da Organização de livros, aqui estão os episódios anteriores:


1° episódio

Resenha: Educação, Consciência, Luz - A grande jornada do amor

segunda-feira, 17 de julho de 2023


Autora: Maristela Winkler - Espírito Bezerra de Menezes

Editora: Pallotti

Número de páginas: 178

Skoob


Sinopse:

"Todos buscam a felicidade, a alegria, a saúde...mas têm dificuldade de encontrar o caminho.

O caminho é através da reflexão, do autoconhecimento, autorrealização para a construção do próprio destino.

Este livro proporciona ao leitor uma profunda reflexão sobre a importância do amor, da transformação íntima, através da educação dos sentimentos, indispensáveis para encontrar a felicidade."


Este livro foi presente de uma querida amiga nesse ano de 2023 durante a Feira do Livro que acontece anualmente na minha cidade. Agradeço muito o presente!

Bom, este é um livro tranquilo de ler, os capítulos são pequenos e parecem seguir uma trajetória bem formulada em direção a luz!

Inicialmente se fala sobre a importância do amor consciente, sobre atitudes de amor serem nossa meta.  Aqui se esclarece que isso é um processo evolutivo que o livro detalha com o passar dos capítulos. 

O começo: nome de um dos primeiros capítulos, cita os homens da pré-história, como eram, depois se fala em Jesus, sobre o amor especificamente, sobre os primeiros passos que devemos dar, sobre o dia de hoje, sobre a busca de si mesmo, sobre aceitarmos nossa sombra, sobre ter atitudes de amor, sobre ser bondoso, ter fé, sobre perdão, sobre consciência integral, entre outros temas. 

Ao ler este livro, percebi uma conexão entre um tema e outro, como se fossem pequenos passos em direção a essa consciência de amor e de luz. 

O livro traz paz, a leitura nos faz refletir sobre quem somos, o que estamos fazendo, para onde estamos indo. 

Recomendo a leitura principalmente para quem esta passando por algum momento difícil na vida. 


Organizando livros: planilha

sábado, 15 de julho de 2023
Olá!!

Hoje inicio mais uma coluna nova por aqui, mas provavelmente será temporária: Organizando livros, onde vou contar como estou dando uma organizada detalhada nos meus livros e na forma como controlo os que tenho. 


Hoje o capítulo 1: planilha.





Antes, vamos voltar ao tempo...anos atrás quando comecei a colecionar livros, eu tinha tão poucos, uns 3... 4, que nem tinha porquê controlar, bastava olhar para eles. Com o tempo surgiu o Skoob, rede social para os apaixonados por livros e eu comecei a organizar as listas dos livros que eu tenho e dos desejados por lá. Porém, eu ainda queria algo personalizado, então comecei uma planilha no Excel. 

No início ela era bem simples, poucas colunas, hoje já conta com várias, mas pretendo aperfeiçoá-la. Bom, mas com a correria do dia a dia, ela não estava mais em sincronia nem com os livros da minha estante, nem com o Skoob e nem o Skoob com o que eu tenho. Ufa! Confusão!

Por isso, neste ano, resolvi fazer A organização que vou compartilhar aqui com calma. Vamos ao primeiro capítulo de fato.

O primeiro passo que tomei foi colocar a planilha em ordem alfabética e imprimir ela, mas somente as colunas de: título, tipo (ebook, livro físico), Tenho (sim ou não), Resenha no Skoob, e inclui outras colunas: Desejado, Blog (se tem resenha aqui no Trilhas), Vídeo (se tem vídeo resenha no Youtube), Pinterest (se está na pasta de livros lidos que tenho lá), Cadastro no Skoob (se tenho ele nas minhas listas do Skoob), Goodreads (se está no meu perfil) e Resenha Goodreads (se coloquei resenha lá). 

Esses campos adicionados e a lista dos livros cadastrados na planilha impressos. Esse foi o primeiro capítulo dessa organização. Depois disso, conferi cada coluna...mas esse é assunto para o segundo capítulo dessa série.

Por onde anda: M. C. Jachnke

quinta-feira, 13 de julho de 2023

 



Por onde anda a autora M.C.Jachnke?

A partir de hoje vou postar por aqui notícias de autores de livros, que particularmente eu, gostaria de ter notícias. Essas pessoas escreveram um ou mais livros há alguns anos. Algumas dessas pessoas continuam ativas nas redes sociais, outras não. Pois estou indo atrás desses talentos e vou atualizar vocês por aqui. 

Começando, claro, pela Marli, autora dos livros: Amazônia- um caminho para o sonho e Andes, um caminho para as estrelas. Vejam o recadinho que ela enviou:

"Olá, eu sou M.C.Jachnke e tenho dois livros publicados em físico (ambos esgotados) que, no momento, estou preparando para publicá-los no formato e-book em várias plataformas. Um conta a história da Amazônia brasileira e o outro dos Andes peruanos (uma duologia de ficção e um toque de realidade na parte histórica). Pretendo publicar o primeiro em agosto e o segundo em dezembro. E já estou trabalhando na escrita do terceiro livro que será diferente destes dois. Assim que publicar aviso vocês!"

A Marli é super ativa no Instagram @m.c.jachnke, então aproveitem e sigam ela!

E se alguém quiser saber de algum autor(a) específica, coloque aqui nos comentários. Não prometo nada, mas vou procurar notícias!

Resenha: Conduta Espírita

quarta-feira, 28 de junho de 2023


Autor: Waldo Vieira pelo espírito André Luiz

Editora: FEB

Número de páginas: 118

Skoob


Sinopse:

"Ao apresentar esta obra de André Luiz, o Espírito Emmanuel explica: Abraçando o Espiritismo, pedes, a cada passo, orientação para as atitudes que a vida te solicita. Abraçando o Espiritismo, pedes, a cada passo, orientação para as atitudes que a vida te solicita. Assim é Conduta espírita, coletânea de mensagens que busca aconselhar sobre a forma de agir perante as múltiplas situações e opções que se apresentam na vida. Tratando de temas como Jesus, a mulher, o jovem, o lar, o trabalho, a sociedade e a política, entre outros, as recomendações são simples e diretas, ainda que intensas, concebidas no formato ideal para o socorro das dificuldades e inseguranças dos Espíritos encarnados que sentirem necessidade de rever seu relacionamento com o mundo, seus semelhantes e, até mesmo, com Deus."


O espiritismo tem a característica de incentivar o estudo, o aprendizado, o questionamento e podemos realmente notar a grande variedade de obras espiritualistas que temos à disposição.

Esta em particular, nos ensina muito, nos dá um norte a seguir a partir de orientações breves, claras que envolvem nosso comportamento como representantes dessa linda doutrina. 

O livro está dividido em capítulos e estes tratam, cada um, de um grupo específico de pessoas/situações como: Da mulher, Do jovem, Do médium, Do dirigente de reuniões doutrinárias, No lar, No trabalho, Na sociedade, Nos embates políticos, Perante a ciência, Perante o tempo, Perante os animais, entre outras.

Os capítulos são breves com frases independentes indicando a conduta que devemos ter perante aquela situação ou fazendo parte daquele grupo de pessoas. 

Leitura rápida, gostosa, esclarecedora, edificante. 

Para todos que querem serem pessoas melhores, indico este livro. Com certeza, um dos melhores que li dentro do gênero Espírita.