Organizando livros: planilha

sábado, 15 de julho de 2023
Olá!!

Hoje inicio mais uma coluna nova por aqui, mas provavelmente será temporária: Organizando livros, onde vou contar como estou dando uma organizada detalhada nos meus livros e na forma como controlo os que tenho. 


Hoje o capítulo 1: planilha.





Antes, vamos voltar ao tempo...anos atrás quando comecei a colecionar livros, eu tinha tão poucos, uns 3... 4, que nem tinha porquê controlar, bastava olhar para eles. Com o tempo surgiu o Skoob, rede social para os apaixonados por livros e eu comecei a organizar as listas dos livros que eu tenho e dos desejados por lá. Porém, eu ainda queria algo personalizado, então comecei uma planilha no Excel. 

No início ela era bem simples, poucas colunas, hoje já conta com várias, mas pretendo aperfeiçoá-la. Bom, mas com a correria do dia a dia, ela não estava mais em sincronia nem com os livros da minha estante, nem com o Skoob e nem o Skoob com o que eu tenho. Ufa! Confusão!

Por isso, neste ano, resolvi fazer A organização que vou compartilhar aqui com calma. Vamos ao primeiro capítulo de fato.

O primeiro passo que tomei foi colocar a planilha em ordem alfabética e imprimir ela, mas somente as colunas de: título, tipo (ebook, livro físico), Tenho (sim ou não), Resenha no Skoob, e inclui outras colunas: Desejado, Blog (se tem resenha aqui no Trilhas), Vídeo (se tem vídeo resenha no Youtube), Pinterest (se está na pasta de livros lidos que tenho lá), Cadastro no Skoob (se tenho ele nas minhas listas do Skoob), Goodreads (se está no meu perfil) e Resenha Goodreads (se coloquei resenha lá). 

Esses campos adicionados e a lista dos livros cadastrados na planilha impressos. Esse foi o primeiro capítulo dessa organização. Depois disso, conferi cada coluna...mas esse é assunto para o segundo capítulo dessa série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.