Série: meus textos antigos #15 - Vamos Agir como Humanos Novamente

segunda-feira, 21 de outubro de 2019
Estou publicando textos meus escritos há algum tempo.  Hoje não necessariamente eu penso da mesma forma, ou tenho as mesmas opiniões, porém esses textos são marcas da minha evolução como pessoa. Esses textos foram publicados no blog Diário de Incentivo à Leitura.  E antes de ler, cliquem no play no vídeo no final do texto, leiam com trilha sonora. Texto inicialmente publicado para saudar 2017.

Depois que postar todos eles, irei postar textos inéditos. Deixe seu comentário. Compartilhe. 




Natal já passou mas este me deixou uma marca triste: ver o quanto as pessoas estão sem sentir...Isso mesmo: sem sentir, sem viver o momento, sem curtir quem amam, sem estarem presentes.

Recebi inúmeras mensagens de Natal no Whatsap, quer dizer, eu acho que eram para mim pois não havia texto algum, eram apenas vídeos e imagens de mensagens copiadas e coladas. 
Se um tempo atrás as pessoas estavam (muitas ainda estão) viciadas em computadores a ponto de ficarem 10 horas ou mais na frente da tela sem intervalos para sair, beber algo, se alimentar, recentemente esse vício foi transferido para os celulares. Tudo bem por um lado, porque até então as pessoas ainda conversavam umas com as outras, mandavam mensagens de TEXTO, DIGITAVAM no Whatsap, porém, atualmente são poucas as pessoas que fazem isso: DIGITAR. 



O que eu vi no Natal foi uma transformação de muitas pessoas em "seres copia e cola", sim isso mesmo. As pessoas estão recebendo inúmeras mensagens e vídeos (muitos vídeos) e na hora, muitas vezes sem nem olhar direito o vídeo, copiam e acessam a lista de contatos selecionando várias pessoas e mandando para esse grupo escolhido ligeiramente e ... pronto!! Não tem mais: 
- bom dia fulano
- olá boa tarde
- oi amigo, recebi um vídeo de gatinho e lembrei que tu gosta de gatos, por isso estou repassando para você
- Boa noite amiga, bons sonhos. Mando uma mensagem para terminar seu dia
Ou simplesmente um,
- Oi!

As pessoas não muito tempo atrás, deixaram de falar pessoalmente com os amigos, agora nem por celular estão falando, mas sim estão sendo transformadas em robôs destinados a copiar mensagens e vídeos e mandar para toda a sua lista de contatos!!! Carambaaaa, será que é só eu que estou notando as pessoas regredindo em vez de progredir!! Será que é só eu que vejo as pessoas se tornarem robôs (ou zumbis como disse na crônica de Natal da semana passada)?


Para essas pessoas tenho a dizer: não, não quero mais ser apenas um registro da sua lista de contatos, não...não quero ser apenas um destinatário para você mandar suas mensagens "automáticas", não...não quero ser robotizada como você. Sabe o que eu quero? Quero ser sua amiga, sua conhecida, sua colega, quero fazer parte de sua lista de contatos não como um simples registro mas sim como uma pessoa real a qual você mantém contato de verdade. Quero receber sim mensagens interessantes suas mas as que você acredita que eu vou gostar porque aquela mensagem tem haver comigo de alguma forma. Quero um bom dia seu de vez em quando, quero fazer parte de sua vida de maneira ativa, quero simplesmente seu carinho e amizade. 

Mais um ano logo vai iniciar...não sejamos robôs. Vamos ser o que somos realmente: seres humanos!! Vamos nos importar com nosso círculo de amizades, vamos parar com a idiotisse de ter preguiça de digitar e vamos escrever algo para nossos conhecidos antes de copiar e colar algo para eles. Vamos nos importar com as pessoas e sabe porque? Porque dessa vida não levamos celular, nem videozinhos, porque não levamos nada material, porque levamos apenas os sentimentos e os laços de carinho que fizemos com as pessoas ao redor, porque levamos a consciência tranquila (ou não) de ter se importado com o outro, de ter ajudo o outro, de ter deixado uma marca boa nesse planetinha que precisa tantoooooooo de nossos olhares (hoje fixos nos celulares). Planetinha que precisa tanto de nosso cuidado, de nossa ação, que precisa muito que a gente tire a bunda da cadeira e faça algo por ele!!! Ele é nossa morada vamos cuidar dela enquanto estivermos por aqui. 

Não adianta a gente jogar a culpa nos outros, nós é quem deve mudar, nos transformar para melhor, se importar com as pessoas ao nosso redor!! Mas se você for do tipo de pessoa que não se importa com ninguém então tenha a atitude digna de não mandar nem mensagens automáticas para elas. 
Resultado de imagem para varal de pessoas de papel
Vamos ter menos tempo olhando coisas que não nos agregam e vamos ter mais tempo para o que trouxer algo de bom para nossa vida;
Vamos parar com as mensagens automáticas e vamos conversar de verdade (mesmo que via Whatsap) com nossos amigos e conhecidos;
Vamos substituir os emotions por abraços e beijos de verdade;
Vamos levantar os olhos vidrados nos celulares e vamos olhar o pôr do sol, a chuva, a natureza;
Vamos caminhar nas ruas não com os dedos no celular mas sim as mãos livres observando por onde estamos passando...há sempre algo interessante que não notamos antes;
Vamos ser mais humanos e menos robôs.



Em 2017 vamos se importar mais, vamos viver mais, vamos dar mais abraços, mais sorrisos, mais carinho e vamos ajudar a esvaziar os celulares alheios evitando as mensagens "copia e cola". Vamos enviar apenas o que nosso coração disser para mandar... vamos usar a tecnologia a nosso favor.

Tenham todos um 2017 transformador e mais humano!!!

Espero todos vocês daqui uma semana, em um novo ano, em um momento de esperanças recarregadas.


Um comentário:

  1. Orgulhosa da minha amiga e do seu texto! Ainda espero por um livro seu, reunindo crônicas e até mesmo aqueles poesias bem antigas do tempo da Aurora. Seus textos no Trilha ficaram show e revelaram mais a sua identidade. As imagens escolhidas ficaram ótimas.

    ResponderExcluir

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.