Série: meus textos antigos #16 - Limites : já tentou descobrir o que tem no outro lado?

quarta-feira, 23 de outubro de 2019
Estou publicando textos meus escritos há algum tempo.  Hoje não necessariamente eu penso da mesma forma, ou tenho as mesmas opiniões, porém esses textos são marcas da minha evolução como pessoa. Esses textos foram publicados no blog Diário de Incentivo à Leitura.  E antes de ler, cliquem no play no vídeo no final do texto, leiam com trilha sonora. 

Depois que postar todos eles, irei postar textos inéditos. Deixe seu comentário. Compartilhe.



Limites, hoje vejo falar de bloqueios, medos, limites que colocamos em nós mesmos. Mas antes de continuar quero deixar claro que os limites que falo aqui não são os referentes à falta de educação, desrespeito às leis, de invasão da vida alheia e outros que fazem parte desse grupinho, aqui falo de limites nossos, internos, aqueles que só nós sabemos que temos ou que nem imaginamos que eles existem. Limites "do bem".

Quem de nós não tem medos, receios, desejos escondidos que não são revelados por vergonha? Quem de nós nunca se recusou a fazer algo por achar que não conseguiria?
Todos nós temos algo assim, escondidinho.

Atualmente eu enfrentei um limite, um medo, uma vergonha: de revelar que era eu, Fernanda, quem escrevia esses textos. Não foi fácil não, coração acelerou quando o post em que me revelei veio ao ar, pernas tremeram quando eu postei (inicialmente para poucos amigos) no Facebook o link desse post que fez meu coração acelerar, suei frio mas já tinha decidido vencer esse receio e foi... libertador.



Indo além desse receio, no ano de 2016 eu iniciei academia por um motivo específico que não vem ao caso agora, comecei respeitando todas as instruções (e tento fazer isso até hoje) mas confesso: muitos pesos eu não acreditava que ia conseguir trabalhar com eles. Eu repetia sem parar, por exemplo, que não tinha força nos braços e me conformava em ficar envolvida com meus...nossa, nem lembro mais, 3 kg? Mas os maravilhosos 2 instrutores, presentes  que o universo me deu,  acreditavam mais em mim do que eu mesma, hehehehe e devo a eles as palavras de incentivo que me fizeram aos poucos, ver que eu conseguia sim ir muito além do que eu imaginava ir.  E devagarinho os 3 kg subiram e fizeram eu mesma ver que podiaaa sim e que a força nos braços e pernas e abdômen e panturrilhas e turma toda, deveria ser conquistada com muito suor, disciplina, paciência e que principalmente: valia muito a pena... Tantos aparelhos, tantos exercícios, tantos bloqueios que eu tinha...tantos pesos que cresceram para números que eu jurava nunca conseguir trabalhar, tantos aparelhos que eu aprendi a usar, tantos muros mentais que eu escalei e continuo escalando...

E quantos de nós tem receio de fazer algo? Quantos de nós temos medo de enxergar depois do muro?  Acreditem em mim: olhar e escalar esses muros mentais é bom demais!!! E quando você escala um, você quer escalar muros cada vez maiores.

Todos nós temos força para ir onde quiser, fazer o que quiser, basta derrubarmos os limites mentais que nos aprisionam. Pense agora em quais são seus medos, seus limites... Não, não continue lendo não, feche os olhos, escute a música (coloque ela para repetir sempre que acabar) e pense em quais são seus limites...

Agora pense em como se sentiria depois de superar eles.  Já pensou que a vida está passando e amanhã você pode se arrepender de não ter tentado? Será que o preço do arrependimento, da frustração de não ter tentado vale se comparado ao preço das pernas tremendo e depois da sensação libertadora e maravilhosa?

Estamos numa sociedade que se acostumou em esperar as coisas acontecerem, estamos num vício de não arriscar nada, de não tentar, de querer as coisas prontas...  Vamos experimentar o outro lado, vamos conhecer através do muro, vamos viver intensamente o que sonhamos... Se permita a sentir o vento da superação no seu rosto, se permita ultrapassar os limites que você acha que tem, se permita viver com mais emoção.



Fácil não é, muitas vezes precisamos de uma forcinha extra, como meu caso na academia - aaaaaa se esses dois moços que citei aceitassem o que eu dizia ser meus limites.... eu não ia comemorar as pequenas vitórias (pequenas para muitos, enormes para mim) e não ia querer ir além, não ia ter a certeza que eu posso sim ir mais longe porque agora, gostei de me superar. Para você que tem receio de testar seus limites, peça ajuda (aqui no blog tem eu, a Nessa e o Marco Antonio, além dos leitores (coloquei todos na mesma panela, hehehe)), peça ajuda, tente, se supere...

Chega de viver no conforto da comodidade em não tentar... escale o muro, ultrapasse seus limites, tente, se supere... viva com mais emoção.

E somente depois de conseguir isso você vai entender o quão bom é sair do conforto de ser plateia para ser protagonista da própria história.



3 comentários:

  1. Esse texto é lindo! Amo essa parte: "Agora pense em como se sentiria depois de superar eles. Já pensou que a vida está passando e amanhã você pode se arrepender de não ter tentado? Será que o preço do arrependimento, da frustração de não ter tentado vale se comparado ao preço das pernas tremendo e depois da sensação libertadora e maravilhosa?"> Fiz o exercício e pensei como eu serei mais feliz ao superar os medos que ainda faltam vencer. Gratidão por esse texto lindo e encorajador. Fico feliz que assina os seus próprios textos, pois eu me lembro do tempo do pseudônimo Aurora. Aurora é um nome bonito, mas eu prefiro Fernanda ;). Seu nome é bonito e forte. Expresse a si mesma sempre. É um prazer deixar nossa assinatura, nosso legado e nossa impressão digital por onde passamos...

    ResponderExcluir
  2. Que imagens lindas! Amando ler os seus textos com os olhos mais maduros. É interessante que um texto ou mesmo uma poesia sempre é novo quando estamos mais maduros. Experimente você mesma: releia um trecho de um livro que leu no passado, leia um texto de novo, leia até mesmo uma poesia minha de novo... você verá que dá para tirar infinitas conclusões diferentes e combinar com a interpretação de antes. Leia de novo até mesmo seus próprios textos do passado para que a sua visão de hoje traga um significado novo sobre você mesma. Estou super curiosa pelos teus textos inéditos. Devem estar maravilhosos e maduros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com essa de publicar novamente os meus textos antigos, eu estou relendo eles e tendo uma outra visão sobre os assuntos que eu falava. Bom demais.

      Excluir

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.