Série: meus textos antigos #6 Rio Grande do Sul: vítima do tempo

quarta-feira, 4 de setembro de 2019
Estou publicando textos meus escritos há algum tempo.  Hoje não necessariamente eu penso da mesma forma, ou tenho as mesmas opiniões, porém esses textos são marcas da minha evolução como pessoa. Esses textos foram publicados no blog Diário de Incentivo à Leitura.

Depois que postar todos eles, irei postar textos inéditos. Deixe seu comentário. Compartilhe.


Quem não viu o estrago que os temporais estão fazendo no RS? As notícias dominam as redes sociais e noticiários e eu como moradora aqui da capital do estado estou sim muito abalada com tudo o que aconteceu.

Só quem mora por aqui (no estado) para saber o medo que enfrentou, que sabe o trauma deixado (depois dos temporais difícil não ficar apreensivo quando o tempo nubla ou quando vem um ventinho). Mas deixando um pouco de lado o que foi destruído e as pessoas que estão desabrigadas, vamos olhar tudo o que aconteceu por outros ângulos.

Rio Grande do Sul: vítima do tempo. Será? Acredito que não, o Rio Grande do Sul foi apenas o local onde pessoas que não são vítimas de nada moram, isso sim. Engraçado que quando algo ruim acontece, tipo fúria da natureza, tudo mundo é vítima mas quando o tempo está bom e as pessoas jogam lixo nas ruas, contaminam os rios com sacos de lixo, quando não economizam água, quando consomem sem controle (não lembrando que tudo o que comemos e usamos vem da natureza)... aí nesse caso todo mundo é certinho né? Ninguém é vítima de nada não!! A fúria da natureza aqui no RS tem justificativa: a natureza reagindo aos maus tratos das pessoas, de nós todos!!!


Ninguém se olha mais nas ruas, ninguém cumprimenta ninguém, sorrisos são encarados com desconfiança, é todo mundo fechado dentro de suas casas evitando qualquer contato com vizinhos, são pessoas que se negam a perdoar uma ofensa, uma atitude impensada que outra pessoa fez para ela, ninguém esta preocupado com natureza, o bom é shopping, afasto, concreto...ninguém mais planta uma árvore, uma flor, ninguém mais quer curtir a natureza. O planeta tem vida gente, não duvidem não, o solo que pisamos é um ser vivo, o ar, a água, as árvores, plantas...são seres vivos simmmmm e a maioria não nota só porque eles não conversam com a gente...ou será que conversam? Os temporais será que não foram uma conversa ríspida deles conosco?

Onde moro ficou 30 hrs sem luz na semana retrasada, devido um temporal feio (e qual não foi feio né? dãaa), bom..tirando a parte triste do que foi destruído essas 30 hrs sem luz até que foram bonitas de ver, sabe porque? Porque no meu bairro algumas ruas ficaram sem luz, tipo a minha, mas ruas ao lado dessas sem luz, tinham luz. Adorei ver vizinhos que não se olhavam se obrigando meio que sem jeito a compartilhar as notícias do que tinha acontecido, do tamanho da tragédia e de quanto tempo íamos ficar sem luz. Pessoas que moram lado a lado tiveram que falar meioo baixinho, de forma desengonçada, que a tampa da caixa d'água do vizinho ao lado estava quase caindo e ainda pediu mil desculpas por avisar já que o dono da caixa d'água não consegue ver a tampa de dentro de seu próprio pátio. Foi ainda mais lindo e divertido ver os vizinhos de ruas diferentes e inimigos mortais, terem que baixar a cabeça literalmente e pedir uma tomada emprestada para carregar o celular, um chuveiro, e até um cantinho na geladeira para guardar principalmente as carnes afim de não estragar. Ameiii ver esses inimigos mortais ajudando um ao outro.





E ai pergunto: vale a pena viver tão isolado? Conseguimos viver assim tão isolados? Vale a pena criar ódio das pessoas? Povooo meuuu, abram os olhos!!! Não vivemos sozinhos!!! Precisamos uns dos outros!!! O inimigo nosso de hoje talvez seja a única pessoa mais próxima capaz de nos ajudar num momento tenso como os de revolta da natureza!! Não estou dizendo no entanto para virarmos melhores amigos de quem nos magoa, machuca, ofende...mas quando alguém fazer algo do tipo com nós, vamos apenas deixar de conversar com essa pessoa, porém vamos continuar cumprimentando e respeitando mesmo que essa mesma pessoa em algum momento não tenha nos respeitado. Porque em dia bom, com tudo tranquilo até podemos escolher a quem pedir ajuda, mas amigoss....quando a mãe natureza entra em ação ai não tem para ninguém nãoooo e se ela quiser deixar a gente isolado só com nosso inimigo ao lado ela saberá sim como fazer isso.  Quando a coisa aperta ai sim até a pessoa mais orgulhosa do planeta chora e pede ajuda.

Podemos sim até ser auto suficientes, orgulhosos, mas deixa sua casa cair, deixaa você entrar numa sinuca onde sua vida fica em risco de sumir da face da Terra, deixa... ai não tem orgulho, não tem machão, não tem mulher auto suficiente, não tem pessoa perfeita que não se borre de medo e peça ajuda até para santos que não existem e até abraça e beija a pessoa que tanto odeia... Aham, é nessas horas que nos vimos como realmente somos: frágeis, fáceis de quebrar, seres que necessitam sim da natureza e da ajuda das outras pessoas.




Por isso que digo que não fomos vítimas de nada, fomos sim alvos da nossa própria arrogância, desrespeito a natureza, orgulho. Desejo que todos nós, "vítimas" dos temporais ou não, desejo que a gente pense melhor no que nos tornamos e em como tratamos as pessoas que um dia, podem salvar a vida da gente.

Um comentário:

  1. Esse é um dos melhores textos teus. Morei um bom período de tempo no Rio Grande do Sul e me lembro dos temporais. Algo que chama a atenção em qualquer calamidade é a solidariedade. Mas não precisamos de uma calamidade para sermos solidários. Vamos ser solidários nos nossos dias comuns, vamos cumprimentar as pessoas, perdoar mais, oferecer um ombro amigo, vamos conversar mais uns com os outros e saber do que cada um precisa. Precisamos tratar bem a natureza se quisermos ser bem tratados por ela.

    ResponderExcluir

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.