Série: meus textos antigos #1 Mulheres

domingo, 18 de agosto de 2019
A partir de hoje vou publicar textos meus escritos há algum tempo.  Hoje não necessariamente eu penso da mesma forma, ou tenho as mesmas opiniões, porém esses textos são marcas da minha evolução como pessoa. Esses textos foram publicados no blog Diário de Incentivo à Leitura.

Depois que postar todos eles, irei postar textos inéditos. Deixe seu comentário. Compartilhe.

                                                                      *****



Mulheres... 






Tem ser humano mais cobrado do que nós? 

Mulheres tem que estar sempre de unha feita, cabelo bonito, elegância no nível máximo, educação impecável, temos que ser guerreiras, trabalhar, se sustentar e ser bem resolvidas!!! Temos que ser excelentes motoristas, entender de mecânica, de finanças, de negócios, de tendências mundiais, de política, precisamos ser donas de casa maravilhosas, caprichosas, organizadas, cozinhar bem, precisamos ser namoradas perfeitas, amantes extraordinárias, companhias divertidas, esposas compreensíveis, mães exemplares. Precisamos ser espiritualizadas e se dar super bem com o pessoal mega moderno cheio de gíria ligado em tecnologia e também se dar super bem com nossas avós e seus pontos de vista mais antigos. Precisamos também enfrentar com sorriso no rosto as cólicas mensais, precisamos esconder as tmp e enfrentar dores do parto com desdém. 

Carambaaa, quem disse aos homens e para as outras mulheres que precisamos ser tudo isso e muito mais?

Quero pedir permissão para chorar, chorar porque borrei a pintura na minha unha recém pintada, chorar por um problema que.... Deus do céu: não consigo resolver sozinhaaaa!! Chorar porque quebraram o espelho do meu carro novo ou só porque quero chorar, porque estou me sentindo carente, porque estou me sentindo fraca oras!!!

Quero um dia errar sim na comida e não ser cobrada por isso, quero rir porque o arroz queimou ou porque esqueci do sal no feijão.

Quero ficar uma semana ou mais com a unha sem pintar e o cabelo por retocar sem ser chamada de relaxada.

Quero estar tranquila para pedir para vizinho do prédio para ele colocar meu carro na garagem ou para me explicar o que significa o que é aquele compartimento no motor onde tem um líquido, que nem imagino o que seja, e que diz que está abaixo do nível mínimo sem que para isso eu seja xingada por não entender de mecânica ou ouvir que mulher na direção é perigo constante. Afinal: que problema é esse de não entendermos de motor de carro? E daí que a gente mal saiba ir no posto colocar combustível? Isso fará sermos menos competente na frente da direção que é o que vale mesmo? 

Quero ficar tontinha sem entender nada quando ouvir uma notícia de política mundial sem ser chamada de desorientada.

Quero que me deixem em paz quando eu estiver num rodinha de mulheres e ficar muda porque não estar por dentro do que esta acontecendo na última novela. Porque toda mulher tem que ver novela? Eu não quero, não gosto, não pretendo ver e entre ficar numa rodinha feminina falando de futilidades, quero ficar perto dos homens falando coisas mais interessantes, até porque não existe nada que me obrigue a aceitar a convenção: mulheres de um lado, homens do outro, aliás detesto isso!!! Todo mundo reunido? Porque não ficar todo mundo reunido? Tudo bem que algumas pessoas falem de um assunto, outras de outros, mas para quê essa mania de cada sexo num canto? Que frescura é essa? Vamos ficar todo mundo junto e misturado, quero isso, quero misturar assuntos, quero conviver com meus amigos homens e minhas amigas mulheres sem estar em bolinhas separadas, todo mundo junto, interagindo! Me recuso a aceitar a divisão: mulheres na cozinha, homens na churrasqueira. Que saco isso!!!

Quero também sorrir com a compra de um sapato novo, de uma blusa nova, de um livro sem ser chamada de fútil. Quem disse que gostar de estar arrumadinha é futilidade? O exagero é, o equilíbrio não, aliás, se preocupar com a aparência de maneira equilibrada para mim se chama capricho!!

Quero sim estar numa profissão quase que dominada por homens sem receber piadinhas sem graça, quero gostar de consertar coisas dentro de casa sem que para isso eu crie uma casca dura por fora, quero às vezes fazer cara de "to toda perdida" sem ser chamada de infantil. 

Quero ser fraca, forte, chorona, guerreira, trabalhadora, preguiçosa, dengosa, determinada, quero errar, acertar, aprender, amadurecer, pagar mico... 

Quero ser o que todo mundo é, sem ser julgada: quero ser imperfeita!! 



Imagem: https://br.pinterest.com/pin/186406872063514327/

3 comentários:

  1. A mulher sempre será mais cobrada naturalmente, mas não acho que isso seja de todo ruim. Há uma magia em nós e em nossas múltiplas tarefas. Há um brilho que só a mulher tem. Mas é válido assumir nossos contrastes e imperfeições, pois isso nos torna autênticas e seguras. Eu tb não gosto da divisão entre homens e mulheres no churrasco, não entendo mais de novelas atuais (só das antigas) e gosto de ficar com as unhas descascadas kkk... haja acetona para caprichar sempre. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro a sua sinceridade na escrita. Minha opinião: Não tem problema algum deixar o esmalte descascado na unha, deixar o arroz queimar ou chorar de vez em quando. Parte da nossa beleza está em admitir a nossa imperfeição com elegância e maturidade. Se o salto alto quebrar, tira o sapato e continua desfilando! hehehe Beijos

    ResponderExcluir
  3. A imperfeição é a nossa perfeição...

    ResponderExcluir

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.