Resenha: No Caminho - Uma experiência na primeira pessoa

quarta-feira, 2 de março de 2016


Autora: Joana Picado
Editora: Chiado
Número de páginas: 121

"A história do Caminho de Santiago perde-se nos tempos. O que levará tantos peregrinos a percorrer a pé, de bicicleta ou a cavalo os milhares de quilómetros traçados por vários trilhos que conduzem ao famoso Santuário? Serão apenas motivações religiosas ou haverá algo mais por detrás deste fenómeno?
Num discurso intimista e espontâneo, mas simultaneamente descontraído e salpicado de humor, Joana Picado relata-nos o que significou caminhar sozinha durante 15 dias, por um percurso de 310 Km, apenas com uma mochila de 6 Kg às costas. Seguindo uma forma mais ou menos cronológica, a autora descreve-nos o seu dia-a-dia num ambiente mágico e diferente, compartilhado com os peregrinos com quem cruzando confidências e relatos na primeira pessoa.
E se, na verdade, cada um caminha a seu ritmo e num tempo propício ao isolamento e à meditação, ocorrem também momentos de descontração e de partilha que ajudam a criar novos laços de amizade, por vezes inesperados. Foi o que aconteceu com três dos peregrinos com quem Joana no início não cria empatia, mas que mais tarde se vêm a revelar imprescindíveis.
Ao longo das páginas e da caminhada, aqui e ali, algumas surpresas próprias de uma aventura como esta irão surpreender o leitor.
Além do mais, “No Caminho, Uma experiência na primeira pessoa”, revelar-se-á uma espécie de manual de sobrevivência onde não faltam informações preciosas sobre as dificuldades que vão surgindo ao longo da viagem e o modo de as superar."

Este livro eu solicitei com bastante vontade de ler, afinal, eu já li tantos pequenos trechos sobre o Caminho de Santiago que queria ler algo mais substancial então quando vi esse livro como lançamento, tratei logo de pedir.

Esta é uma história real da autora Joana que graças a um livro sobre o caminho de Santiago encontrado em uma caixa com pertences de um tio falecido, se interessou mais sobre o lugar e na possibilidade de fazer essa caminhada.

Ela explica como é constituído o caminho de Santiago, em quais partes e quais são elas, as distâncias são citadas no livro. Depois ela nos conta como foi a preparação dela, sim, porque não é simplesmente decidir e sair correndo, quem sabe que vai enfrentar uma longa caminhada precisa se preparar e ela nos conta como foi essa preparação dela.

O restante do livro, os capítulos são divididos por dias, primeiro, segundo e qual percurso fez além do tamanho dele. Nos capítulos é relatado tudo o que acontece durante a caminha, com quais pessoas ela conversou, o que conversou, as amizades que fez...sim ela fez amigos com os quais se tornaram quase inseparáveis apesar de cada um caminhar no seu ritmo e muitas vezes sozinhos.

Ela fala sobre os locais onde esteve hospedada, o que comeram, fala sobre as dificuldades de cada percurso.

No final do livro eu estava feliz com o que tinha lido mas não sei porque eu senti uma falta de algo que nem eu mesma sei explicar o que é.  Acredito que muitas pessoas como eu, quando ouvem falar no caminho de Santiago, pensam em algo místico e como o livro não trata desse lado, como já disse, místico, talvez seja por isso que eu senti falta de algo... algo que talvez nem exista, hehehe.



De qualquer forma eu considero um bom livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.