EM OBRAS BLOG SENDO REFORMADO!

quarta-feira, 30 de abril de 2014


domingo, 27 de abril de 2014


quinta-feira, 24 de abril de 2014


segunda-feira, 21 de abril de 2014


Aniversário da Estação das Letras - 18 anos

            Há quem prefira falar dos fracassos, há quem prefira simplesmente silenciar, mas também há quem não deixe as boas iniciativas se ocultarem, e quando falo de boas iniciativas, falo da "Estação das Letras" que está prestes a completar 18 anos, quase um quinto de século com muitas vitórias para contar, e exemplos a serem seguidos.

           A "Estação das Letras" vai comemorar seus 18 anos, com encontro literário e a vinda do poeta português Gonçalo Tavares ao Brasil. Ele fala DE GRAÇA na Casa de Rui Barbosa, dia 24, às 17h, sobre Universos da Criação Literária. Dois dias depois, 26 de abril, Gonçalo faz um workshop sobre o tema na sede da Estação (Rua Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo). Inscrições abertas.

         Para quem não sabe, a "Estação das Letras" foi fundada e é dirigida desde então pela poeta e mestre em Literatura Suzana Vargas. Suzana tocou coordenou até recentemente a Caravana de Escritores do MinC e, entre outros projetos, as Rodas de Leitura do CCBB.

          Pioneira no gênero, a "Estação das Letras" é a única no país a se manter exclusivamente de sua grade de cursos, sem ajuda de patrocínios, parcerias ou leis de incentivo. Dá pra tirar o chapéu?

Obs: Um país se faz com homens e livros "Monteiro Lobato".

 

sábado, 19 de abril de 2014

Comunicado Importante!!!

Oie Trilheiros....

O assunto de hoje é sério... o post esta longo mas espero que leiam até o final, é importante!

Para iniciar, um pouquinho da história do Trilhas...
Eu criei o Trilhas no final da minha faculdade e ele foi essencial para a minha saúde psicológica de final de curso, hehehe. Depois fiquei desempregada e ele foi companheiro na solidão que eu vivi e foi nessa época que eu adquiri parcerias, muitooos livros para ler, onde eu passava retribuindo visitas feitas ao Trilhas, onde eu passava divulgando o Trilhas no Twitter, eu dividia meu tempo em mandar currículos e trabalhar no Trilhas. 

Desde que eu recomecei a trabalhar, meu tempo ficou apertado e eu tinha o inglês, mas mesmo assim decidi ocupar meu tempo livre para continuar trabalhando com o Trilhas (trabalho que nunca foi remunerado, deixo claro).  

Desde ano passado eu ando procurando em livros, na internet e pensando muito em uma maneira de trabalhar, estudar inglês, postar no blog e mantê-lo sempre bem atualizado nas redes sociais, ter vida social, cuidar de mim e cuidar do meu lado profissional. Juro, pode até parecer infantil mas fiquei meses pensando numa forma de manter tudo isso perfeitamente. Claroo que não tem como e por isso tive que escolher. 

O Trilhas não me sustenta, não tenho renda com ele, além disso preciso prestar mais atenção no meu lado profissional que esta deixado de lado.  Mas quero escrever, amo postar e não me vejo sem blog. Por isso, criei um semanas atrás um outro blog que fugisse do título "cultural" para eu escrever o que vinha na minha cabeça mas sem deixar o Trilhas, ele se chama Estrelas que Iluminam: http://estrelasqueiluminam.blogspot.com.br/

Mas gente, não dá... não posso manter o Trilhas mega atualizado e cuidando do meu lado profissional, por isso tomei uma decisão que eu sabia (faz um ano aproximadamente) que um dia teria que tomar: terminar com o Trilhas. Agora será o Estrelas que Iluminam.

Estou terminando as parcerias com as editoras, afinal não quero mais essa pressão de ler livros parceiros (muitas vezes livros que leio apenas pela parceria e não necessariamente pelo meu real interesse), não quero mais a obrigação de postar tantas coisas em tanto tempo... 

Claro que não é fácil essa decisão, por isso demorei tanto tempo em tomar. Conheci tanta gente maravilhosa aqui....os colunistas, os leitores, outros blogueiros que tenho amizades fortes e que quero levar essa amizade para o resto da vida.

O Estrelas que Iluminam será o blog que vou continuar escrevendo SIM, vou continuar colocando resenhas SIM, vou postar sempre que tiver um tempinho mas nada na pressão entendem? Nada de dia marcado para postagem. Continuo lendo livros e isso nunca vou parar na vida, assim como não quero parar de fazer resenhas,  mas agora serão sobre assuntos que eu tiver vontade de falar e não apenas sobre editoras e autores parceiros.  Vou voltar a fazer vídeos simmm (deletei os vídeos aqui do Trilhas pois quero começar do zero, aguardem após dia 13 Maio) Farei vídeos, postarei, mas tudo na minha velocidade, quando der e sobre o assunto que eu quiser.

Agradeço de coração tudo o que vocês fizeram pelo Trilhas, colunistas, leitores, editoras, autores, vocês foram maravilhosos!

O Estrelas que Iluminam esta com um layout feio ainda mas ainda vou mandar fazer um no capricho, não é porque não será um blog mega top que tem que ter layout nada a ver né? Aos poucos, vou arrumando ele... vídeos voltarão mês que vem. Viram? Não sairei da internet nem da blogosfera, estou apenas iniciando uma fase mais light na minha vida virtual e mais focada na minha vida profissional. 

Espero que entendam e que acompanhem o Estrelas que Iluminam!

Há! O Twitter do Trilhas agora esta com meu nome, e o Estrelas que Iluminam já tem página no Facebook e lá compartilho diversas coisas de diversos assuntos de tudo o que eu achar interessante, curtam pessoal: https://www.facebook.com/estrelasqueiluminam

Sobre as promoções que estão rolando aqui no blog, vou tentar finalizar elas mais cedo. 
E como ainda tenho diversoss livros para sorteio, farei o sorteio deles no Estrelas que Iluminam ok?

Confiram tudo lá! Lembrem: estou na internet, é apenas o Trilhas que vai acabar, mas ele foi substituído... Vamos agora curtir o Estrelas que Iluminam!!!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Trilhas Pelo Mundo 15

Cinder - Marissa Meyer



Oi pessoal, mudando um pouco a maneira de fazer a coluna, resolvi resenhar os livros que mais gostei de ler por aqui, ao invés de me ater somente nas nacionalidades dos autores. Esse é um deles e espero que gostem da resenha!

Livro: Cinder
Editora: Rocco
Tradutor: Maria Beatriz Branquinho da Costa
Páginas: 256
Link do Skoob


Sinopse: Num mundo dividido entre humanos e ciborgues, Cinder é uma cidadã de segunda classe. Com um passado misterioso, esta princesa criada como gata borralheira vive humilhada pela sua madrasta e é considerada culpada pela doença de sua meia-irmã. Mas quando seu caminho se cruza com o do charmoso príncipe Kai, ela acaba se vendo no meio de uma batalha intergaláctica, e de um romance proibido, neste misto de conto de fadas com ficção distópica. Primeiro volume da série As Crônicas Lunares, Cinder une elementos clássicos e ação eletrizante, num universo futurístico primorosamente construído.

Minha opinião: Cinder é um livro que me surpreendeu muito. Eu sabia que pelo nome só poderia ser uma releitura de conto de fadas, mas só a ideia inicial de ser uma órfã com uma madrasta má e duas irmãs é que está lá (claro, também temos o príncipe!). Para quem conhece aquele anime/mangá antigo chamado Sailor Moon (do qual a autora é fã) será fácil identificar mais algumas referências como a princesa de Luna (Luna é a Lua) desaparecida e a rainha de lá, que é má, atrás dela.
A história em si não tem nada de muito original, a inovação é o fato de a personagem principal, Cinder, ser uma ciborgue. Ciborgues são seres humanos modificados. Eles tem partes mecânicas, inclusive no cérebro, e na sociedade em que ela vive não são considerados humanos e não tem direitos de humanos. 
O que contribuiu realmente para esse livro ter se tornado um dos meus favoritos do momento foi a narrativa. A autora narra de maneira muito fluída e mesmo que não consiga manter o grande segredo da narrativa assim tão secreto (afinal, eu já assisti Sailor Moon) tudo o que ocorre é muito bom de ler e você não consegue parar até chegar ao final. Não é cansativo e Cinder não é chata e cheia de dúvidas. O príncipe, Kai, não é nenhum desmiolado e sim alguém que sabe o que precisa fazer para conduzir o seu reino, mesmo que isso requeira sacrifícios de sua parte. 
Recomendo a leitura para todos que gostam de contos de fadas e para aqueles que acham que está na hora de modernizá-los um pouco, deixando que a mocinha da história seja quem salva a si mesma ao invés de esperar pelo príncipe.






Quotes #68




Era final de outono na Europa, mas o tempo estava muito agradável mais para frio até. Ao sair ao aeroporto e pegar a avenida que levava ao centra da capital, percebi que a natureza era muito receptiva ao clima. Como havia flores em Perla! De todas as cores e tamanhos, ornamentando praças, canteiros, jardins e janelas. Como o céu estava muito azul, o contraste entre as cores, naquela manhã, era belíssimo. Isso acalmou um pouco meus ânimos.