Quando a leitura faz falta

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

 

Eu posso dizer que sou uma leitora, fazem anos que trouxe para minha vida o hábito de ler livros, mas por uns poucos diminui essa minha atividade de forma bem drástica e é sobre isso que vou escrever hoje.

Desde que adquiri o hábito da leitura, não deixei de ler, mas por um período de tempo, li o mínimo do mínimo, não chegava a ler um livro por mês. Pandemia? Depressão? Ansiedade? Pode ter sido um deles ou todos misturados. O fato é que quando eu ingressei no PEG e me deparei com artigos sobre educação, área que até então não tinha ainda estudado, senti uma dificuldade grande em compreendê-los, uma parte pela área que não me era conhecida, e por outra parte porque eu tinha quase que parado de ler, quase!

A falta de leitura constante como eu havia adquirido o hábito há anos, me fez ter uma caída na compreensão de artigos acadêmicos de uma forma que nunca pensei que pudesse, uma coisa interferir na outra.


Eu, que já li muito na vida tive essa dificuldade de compreensão de textos e também em escrever os trabalhos, resumo, análises de textos que eu tinha que entregar, imagina então quem nunca teve esse hábito! Imagina quem nunca teve a prática do ler!

O que parece que está acontecendo é que essas pessoas ao precisarem escrever um texto seja ele da forma que for, estão apelando para a Inteligência Artificial. Ok, usá-la para ajudar a ter ideias para desenvolver em um texto, mas usá-la de forma que ela faça mesmo o texto, ou melhor, a pessoa usar o que ela gerou e entregar aquele texto tal qual a IA fez, aí eu já considero atividade de quem não tem capacidade de raciocinar, o que não é nosso caso né?

Mas independente do que cada um escolhe para si, eu senti muita falta da leitura como base para compreender artigos acadêmicos, para escrever os textos que eu precisava e até para argumentar sobre assuntos diversos. E não estou dizendo para lermos livros de política, atualidades etc, mas livros de ficção, romance, suspense.... todos ajudam o cérebro fazer ginástica e consequentemente ajudam no nosso raciocínio.

Sim, senti muita falta da leitura nesse sentido e por isso neste ano voltei a ler e também a fazer ginástica com os neurônios, ou seja, a escrever por hobby.

E você? Tem o hábito da leitura? Se sim, quando passa um tempo sem ler, sente falta? Se sim, em que sentido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.