Resenha: Vai lá e faz

quinta-feira, 3 de junho de 2021

 


Autor: Tiago Mattos

Editora: Belas Letras

Número de páginas: 431

Skoob

O mundo está cheio de histórias de empreendedores que começaram do nada. Tiago Mattos, um dos maiores futuristas brasileiros, formado pela Singularity – a universidade erguida no Vale do Silício pelo Google em parceria com a Nasa – vai te mostrar neste livro que, sim, você pode criar uma empresa bem-sucedida do zero se tiver o mindset certo e entender como o mundo está mudando. Porque nunca foi tão fácil fazer. Nunca foi tão fácil fazer um livro, uma música, um filme, uma reunião dos colegas do ensino médio, uma passeata, um partido político, uma casa, um carro, uma declaração de amor, uma viagem ao redor do mundo. Nunca foi tão fácil fazer uma empresa. Nunca foi tão fácil entender que ninguém fará o mundo que você quer por você. Só você.

Este livro foi indicação da minha amiga Andrea, aproveito e agradeço muito a sugestão. 

Antes de começar a ler o livro eu imaginei que ia me deparar com dicas de empreendedorismo mas algo para pessoas com um nível inicial de experiência já formado.

Ao iniciar a leitura me vi diante de um livro super agradável de ler, fonte super agradável aos olhos, formatação feita de uma forma que não cansa a visão nem deixa o leitor entediado. O livro possui esquemas, gráficos e os assuntos são organizados de forma direta, ou seja, sem enrolação e em tópicos o que facilita muito a leitura. Formatação nota 10!

Sobre o conteúdo me surpreendi quando me deparei com uma breve explicação sobre a história da humanidade que foi dividida em três grandes eras: a agrícola, industrial e da informação (único spoiler que darei). Cada uma, obviamente, tem certas características já conhecidas por mim mas no livro tive um novo entendimento sobre cada uma delas no instante que refleti muito sobre o comportamento da população nessas eras e o que elas trouxeram de "herança" para a humanidade tanto de formas de fazer algumas coisas quanto de comportamento também, a parte referente à educação atual foi algo que eu nunca tinha pensado (não entendeu? leia o livro!). 

Durante a leitura também somos convidados a refletir sobre as mudanças que estão ocorrendo desde sempre em nossa história,  nas divisões de eras e em como essas transições de uma para outra foram feitas e em qual momento estamos vivendo. Somos levados a entender o que está ocorrendo hoje com o mundo e nas mudanças inevitáveis que algumas pessoas já está assimilando e que outras ainda possuem receio ou até desconhecimento em realizar. 

Somos também esclarecidos sobre os tipos de empreendedores e dicas do que fazer e do que não fazer para quem quer começar a empreender, um passo a passo não com fórmulas mágicas mas com sugestões de direção. 


Esse livro para mim foi mais do que um livro que fala de empreendedorismo, esse livro fez cair por terra alguns julgamentos que eu tinha de mim mesma, julgamentos não muito bons, mas que ao ler o livro fez eu me sentir "normal" e perceber que esses julgamentos não tinham razão para existir, eu apenas não tinha encontrado meu caminho, mas ao ler o livro senti algo tão bom dentro de mim.

Com a leitura desse livro sinto como se eu tivesse encontrado minha turma, e por diversas vezes durante a leitura eu falava baixo para mim mesma coisas como "é isso que eu penso e ninguém entende", "e eu achando que eu era a diferentona que em nada se enquadrava e que por isso o problema era comigo", "mas isso é tão claro para mim, porque ninguém entende?", etc, etc.

Você pode não querer empreender, mas se você trabalha, ou vai começar a trabalhar, leia esse livro pois ele abre a mente e pode ser que você entenda muitos pensamentos que você tem e as pessoas ao redor não tenham. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.