Reflexões - meu aniversário

domingo, 6 de junho de 2021


Hoje eu faço aniversário, 06/06, uma data fácil de lembrar, mas o que mais recordo nessa data é de tudo o que eu vivi até agora. 

Como costume, faço uma análise do último ano que passou e hoje farei aqui no blog. 

Durante alguns anos de minha vida eu não estava muito na empolgação de comemorar, os motivos sei bem quais foram, mas não entrarei em detalhes aqui. O que sei é que de 2019 para cá decidi comemorar sim, cada ano que eu estou viva, cada passo que dou na vida, cada tentativa de acerto e cada erro e o aprendizado que cada um deles me trouxeram. 



Estamos no segundo ano da pandemia do Coronavírus e este sendo meu segundo aniversário que comemoro apenas com as pessoas de casa (estou seguindo de maneira bem rígida a quarentena), mesmo assim está sendo um aniversário com energias boas ao redor, com paz, recebendo muito carinho de amigos, e para mim isso que importa. 

Quanto aos objetivos de vida, não vou mentir dizendo que estou onde e na maneira que eu gostaria, não estou e isso por muito tempo me incomodou a mente pois eu tinha pressa em realizar meus sonhos, eu tinha pressa em caminhar, eu tinha pressa em conquistar. Porém, quanto mais pressa eu tinha mais presa no mesmo lugar eu ficava, parecia uma tortura e levei anos para entender que a chave do caminhar é não ter pressa. Aprendi e desapeguei (mas não totalmente ainda hehehe), hoje evito pensar no destino, hoje foco sim é no próximo passo que posso dar e desde que eu comecei a pensar assim as coisas começaram a se mover na minha vida. 

Estou numa fase literalmente de recomeço de vida, em todos os sentidos, ou quase todos. Tenho ainda muitos fantasmas para espantar da minha mente, mas posso dizer que depois de muito tempo eu não os deixo mais me assombrarem e me impedirem de caminhar. Alguns deles podem até existirem, mas não são impedimentos para que eu dê o próximo passo. 



Cada dia que passa vejo o quanto já perdi tempo com coisas que não me traziam benefício algum, aprendi que:

- vida ao vivo e a cores pode existir perfeitamente com a online de maneira saudável, desde que encontremos o equilíbrio;

- que o botão para a vida se movimentar se chama "calmaria" e o botão "pressa" na verdade aciona os freios e não o acelerador;

- que tudo o que é demais causa estragos, inclusive doces, hehehe;

- que enquanto eu quiser a aprovação dos outros eu nunca vou me sentir bem;

- que sonhos mudam muitas vezes;

- que podemos estar trilhando uma linda estrada mas se o destino quiser, ele coloca uma curva do nada na nossa frente e força a gente pegar outro destino. Precisamos confiar nele, ele sabe o que está fazendo;

- que se negamos a entrar na curva acima, ela vai nos perseguir pelo tempo necessário até a gente seguir o caminho "sugerido";

- que tirar de nossas vidas pessoas que não estão nos fazendo bem é uma das melhores decisões que podemos tomar;

- que procurar ajuda quando precisamos não é vergonha, mas sim ato de coragem;

- que nem todos ao nosso redor vão entender nossas necessidades;

- que quem tem que acreditar em nossos sonhos é nós, somente nós;

- que recomeçar quantas vezes for preciso é um ato de amor à nós mesmos;

- que às vezes nosso jeito de ser é mais antigo do que a época que vivemos ou muito mais à frente de nossa época atual e está tudo bem;

- que bens materiais podem ser meros meios de ter momentos felizes mas que ter momentos felizes não depende de bens materiais;

- que quando algo ruim acontece coletivamente, só conseguimos avançar e ultrapassar esse momento ruim se darmos as mãos uns aos outros e fazermos nossa parte;

- que rico e pobre estão sujeitos às mesmas doenças e que o fim de todos é igual;

- que respirar fundo e contar até 100 pode ser a melhor forma de evitar arrependimentos futuros;

- que todos nós temos dias ruins;

- que errar é inevitável;

- que abraços, beijos, palavras de carinho nunca são demais. Exceto para época atual de pandemia que beijos e abraços estão temporariamente fora da área de cobertura;

- que devemos aprender a ouvir nosso corpo;

- que quando o corpo grita que está com sono ou cansado, devemos respeitar e apertar o botãozinho stop (sempre que possível);

- que os animais são anjos encarnados no nosso planeta;

- que caráter nada tem a ver com o montante acumulado na conta bancária;

- que agradecer todos os dias pelas coisas que temos e que estão acontecendo é a melhor forma de atrair mais motivos para gratidão;

- que a lua e as estrelas são as melhores lâmpadas durante a noite;

- que a melhor coleção é a de bons momentos com quem gostamos;

- que quando aprendemos a escutar nossa alma e seguimos o que ela fala, nos libertamos;

- que o sorriso, o pensamento positivo, a gentileza são essenciais para termos dias leves apesar de toda a correria e obstáculos que possam surgir;

- que magia existe e está disfarçada como: gratidão, natureza, pensamentos elevados, paz interna;

- que às vezes o remédio para dor de cabeça pode ser colocar para tocar aquela música que amamos e dançar no meio da sala;

- que a vida é feita de ciclos e precisamos respeitar cada um deles;

- que conquistas são sementes que plantamos de respeito, gentileza, persistência, confiança, fé, disciplina;

- que o melhor combustível para nosso corpo é o que for mais natural possível;

- que temos uma força imensa e normalmente só descobrimos ela quando ultrapassamos nossa zona de conforto ou quando a vida nos presenteia com um desafio que faz a gente se sentir sem chão;

- que cada dia pode ser o último de nossas vidas ou da vida de quem gostamos;

- que estresse é acúmulo de muitas coisas que precisamos tirar de nossas vidas e que em alguns casos, não tem nada a ver com o motivo que pensamos ser o responsável por ele;

- que a vida fica leve quando regamos tudo que é importante para nós;

- que disciplina não nos prende mas sim nos liberta;

- e que eu poderia ficar horas e horas aqui digitando e sempre teria algo a compartilhar pois todos os dias eu vivo, eu aprendo, eu evoluo.

 

Vida não tem a ver com o que compramos, com os títulos que temos, mas sim com o que somos e com quem estamos constantemente nos tornando através das infinitas transformações que vivemos.

Se cada um de nós vivesse de forma consciente cada minuto do dia, tirando de nossas vidas tudo o que não nos faz bem (e é possível retirar), se nutríssemos sentimentos bons dentro de nós e nossa preocupação fosse seguir nossa essência, certamente nos sentiríamos muito melhor, seríamos mais felizes e teríamos uma jornada de vida muito mais feliz. O lado bom de tudo isso é que sempre é tempo de agir assim. Eu estou colocando isso em prática, e entre meus erros e acertos, quero cada vez mais colecionar momentos bons, momentos felizes ao lado de quem é importante na minha vida.

Agradeço ao Universo por mais um ano viva, por chegar até aqui com saúde e livre desse vírus, agradeço por não ser a Fernanda de 5, 15, 10 anos atrás e por ter certeza que não serei a Fernanda do próximo ano, a de 5, 10 anos à frente. Não quero só aprender, quero colocar em prática tudo o que aprendi, quero fazer dos meus anos que ainda tenho pela frente a melhor versão da minha vida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.