O único lado que deveria existir

domingo, 13 de dezembro de 2020

                                         


Direita ou esquerda? Este político ou o outro? Atitudes mais conservadoras ou mais radicais?

Atualmente vejo muitas pessoas classificarem mais ou menos dessa forma tudo o que acontece em nosso país. A pandemia, o desemprego, a gripe que a avó pegou, o acidente grave que ocorreu numa estrada específica, etc. Parece que tudo é culpa dos governantes!!

Deixo claro que não estou defendendo nenhum político muito menos dizendo que os governantes não têm certas responsabilidades, estou analisando apenas a nossa moda de achar culpados para tudo, porém muitas situações a culpa são de nós mesmos.

Retirando situações que sim, são descasos do governo ou simplesmente da força da natureza, outras são culpa nossa.

Acidentes nas estradas nem sempre é culpa dos buracos, muitas vezes é culpa do motorista que bebeu uma cervejinha e achou que não ia dar nada, ou do proprietário do carro que fez aniversário de 5 anos sem revisão.

Desemprego pode ser consequência também de má administração ou de desvios de dinheiro, porque simmmm pessoas, nas empresas privadas também podem ter desvios de dinheiro sabiam?

Gripe da vó pode ser porque ela está com a imunidade baixa, pode ser que por conta da idade mesmo e porque o corpo está seguindo seu ritmo ou porque não está tendo alimentação rica em nutrientes que necessita.

A pandemia, essa merece um parágrafo especial. Apesar de haver inúmeras teorias de onde surgiu, como surgiu, a proliferação de números de contaminados não é necessariamente devido o vírus existir, mas sim pelo comportamento das pessoas que não estão se cuidando como devem, claro, do grupo de pessoas que está agindo assim.

Esses são alguns exemplos aleatórios para falar do costume que as pessoas estão tendo do ataque gratuito. Não digo que não possa haver opiniões contrárias sobre os assuntos, estou dizendo que nem tudo é culpa dos governantes, sejam eles quais forem.

Vejo que independente de quem esteja governando o país, o estado ou nossa cidade, para muitos tudo é culpa deles. Tudo é culpa do governo, da empresa, do tempo, das estrelas, dos pássaros, da temperatura, da época do ano, das leis, da poluição, dos rios, ou da falta de rios, ufa! Estamos numa fase de culpar tudo por tudo, menos a nós mesmos.

Todo mundo vê o rabinho do outro menos o seu próprio, todo mundo vê o defeito do colega, do vizinho, menos os seus próprios defeitos, todo mundo vê os erros na administração pública, menos os erros de administração de suas próprias casas, todo mundo vê o erro do amigo, menos os seus.

Ver esses erros, esses defeitos alheios também não têm nada de ruim desde que a gente veja os erros ao nosso redor onde temos alcance e poder de mudança. Não estou dizendo que devemos fechar os olhos para o que ocorre de ruim no mundo, estou dizendo que muitas das mudanças que exigimos dos outros podem começar por nós mesmos. Estou dizendo que a mudança começa dentro de nós e depois em nossa casa, em nosso bairro, em nossa cidade...

Esquerda, direita, norte, sul, diagonal, reto, curvado... nada disso deveria nos separar, nosso povo deveria se unir para o bem de todos, para o bem de nossa terra independente de quem esteja no governo, independentemente de partido.


Em vez de se unirem, as pessoas estão criando barreiras e se separando pela escolha de "lados", sendo que o único lado que deveria existir é o lado de ser brasileiro e querer o melhor para o país onde vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.