Como interpretar poesia?

quinta-feira, 24 de julho de 2014
    

    Olá, pessoal. Nessa postagem, pretendo abordar qual a melhor forma de ler poesia. Diferentemente da prosa, onde a linguagem é mais direta ainda que venha com toques poéticos, a poesia tem uma dinâmica diferente, visto que é repleta de metáforas, símbolos e possui uma linguagem mais artística, subjetiva e peculiar. Portanto, para ler poesia é preciso contemplar as palavras como se contempla uma pintura, interpretando os símbolos e as metáforas por trás dos versos. Quem lê poesia de modo rápido e apenas passa os olhos não consegue entender, e pode deixar de gostar de poesia, pensando ser uma "loucura" sem sentido( hehehe). Na verdade, talvez ela seja uma loucura mesmo, mas uma loucura com sentido. Pronto para descobrir o sentido?
    Para os olhares mais atentos e que conseguem decifrar o que há por baixo da superfície, é prazeroso identificar-se com os sentimentos e reflexões expostos artisticamente e a poesia passa a ser uma interessante viagem no interior da alma e no mundo dos símbolos.
         
                 

    Um exemplo fácil para compreender o mundo da poesia, o qual recria a realidade através de palavras que levam a um mundo de sonhos, é o da obra "Alice no País Das Maravilhas". O País das Maravilhas de Alice nada mais é do que o mundo "astral" (como diriam os artistas com uma veia mística) dela ou o reflexo da realidade numa linguagem criada pelo interior de sua alma.
    Todo o universo onírico da poesia que induz ao sonho e à fantasia requer um espírito de criança para ser sentido e uma mente curiosa de adulto para ser decifrado. Quando for ler uma poesia, permita-se mergulhar num mundo onde tudo é possível, abra a sua imaginação, esqueça os dogmas da realidade palpável que você conhece onde tudo é tão exato e baixe a guarda da zona de segurança do mundo da praticidade para sentir o doce prazer da "loucura".
      Quando digo loucura, quero dizer uma loucura saudável que leva a sua mente ao infinito, compreendendo melhor seu íntimo e permitindo à sua alma se desprender da razão para que ela respire novos ares. Talvez após a leitura, quando você retornar dessa viagem, você poderá, inclusive, compreender melhor a realidade palpável do aqui e do agora tendo mais forças para enfrentar os obstáculos da vida, interessante, não é?
         

   Então, liberte-se das amarras sociais, dogmáticas ou da realidade que um dia colocaram em sua alma e deixe-a voar no infinito desse universo onírico. Decifrar símbolos poéticos é como ser um desbravador, um investigador, um "Sherlock Holmes". E aí topa embarcar nessa aventura que é a de interpretar poesia?
                   

   Um dos elementos mais presentes na poesia é a metáfora. A metáfora é uma comparação implícita, pois não utiliza a conjunção comparativa "como". Exemplo: "Amor é fogo que arde sem se ver", verso de Camões. Ele comparou Amor e fogo, mas não falou "Amor é como o fogo", ele já escreveu o amor é fogo. E, este fogo do poema tem sentido figurado de fervor, paixão, excitação, entusiasmo e até mesmo outros sentimentos passionais, inclusive o sofrimento, que "ardem" na alma como o fogo que conhecemos, o qual provém de combustão de materiais infláveis e possui luz e calor.

  Por fim, vale citar uma cena do filme "Um príncipe em minha vida", onde o príncipe está tentando ensinar sobre literatura e poesia à personagem do filme numa lavanderia, e o diálogo se desenrola.

"É enrolação, não faço ideia do que ele disse"--Ela diz se referindo à poesia lida pelo príncipe.
"Ele está dizendo que o amor é mágico e que faz com que todas as pessoas se olhem de forma pura, sem julgamentos."--Ele responde.
"Por que ele não fala logo? Por que as pessoas não podem falar o que penam?"
"Raramente dizem o que pensam. Essa é a parte interessante: entender o que está acontecendo abaixo da superfície."

Confiram a cena:



Nas próximas postagens, trarei mais dicas de interpretação de poesia e também comentarei figuras de linguagem. :)

Excelente semana a todos!

Abraços!

Taty Casarino

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.