Resenha: Quando Você Voltar

segunda-feira, 15 de junho de 2020
Autora: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 339
Skoob

Sinopse: "Como tantos casais, Michael e Jolene não resistiram às pressões do dia a dia e agora estão vendo seu relacionamento de doze anos desmoronar. Alheio à vida familiar, Michael está sempre mergulhado no trabalho, não dá atenção às duas filhas e não faz a mínima questão de apoiar a carreira militar da esposa. Então Jolene é convocada para a guerra."


Pensem em um livro emocionante. Quando comecei a ler, não imaginei que ia adorar tanto essa história pois pensei que ia ser mais um casal com problemas que iam brigar por um motivo qualquer e iam ser felizes no final. 
Óbvio que lendo a sinopse verificamos que não é um "motivo banal", mas sim é um conjunto de razões para que a personagem principal se veja em uma situação desesperadora: crise no casamento, convocada para a guerra e as 2 filhas, uma pequena e outra pré-adolescente. 

Durante a leitura vemos valores sendo debatidos: o amor à família, atenção aos filhos, amor entre um casal, o debate da base familiar é forte, a união entre pais, filhos. Situações delicadas também são debatidas como o luto, as formas de lidar com ele; profissões que exigem um esforço a mais, que exigem passar tempo longe da família, profissões que literalmente...os integrantes podem morrer a qualquer momento. O que é uma guerra? Como lidar? Como é importante o papel de quem fica para tranquilizar quem é convocado. 

Outro ponto que achei muito interessante que foi debatido é o comportamento do pós-guerra, parece tão simples imaginar soldados que voltaram vivos da guerra e isso é motivo suficiente para todos estarem sorrindo, comemorando mas isso, no nosso ponto de vista... o que raramente analisamos é o lado de quem está chegando da guerra, de quem viveu lá, dos traumas físicos e psicológicos.

Enfim, um livro emocionante do início ao fim e com tantos assuntos importantes tratados...um livro maravilhoso e que recomendo a leitura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.