Poesia Espiritual

quinta-feira, 20 de novembro de 2014
                                 

  
      Muitos mestres espirituais, santos e religiosos, além de terem sentido na alma uma forte espiritualidade, também percorreram a trilha da poesia guiados pela imensa sensibilidade e veia artística. Santa Teresinha, a qual é, inquestionavelmente, a santa mais popular e querida do século XX , gostava de escrever poemas. A vida de Santa Teresinha foi simples e ela poderia ficar no anonimato se não fosse a publicação de sua autobiografia com trechos de seus pensamentos sábios e poemas, os quais tiveram grande influência na vida espiritual de milhões de pessoas comuns, principalmente pela riqueza espiritual, simplicidade e humildade das palavras dela. Marie-Françoise-Thérèse Martin é o nome completo da santa, que nasceu na França em 2 de janeiro de 1873 e faleceu de tuberculose com apenas 24 anos em 30 de setembro de 1897.

     

    

   O livro "Entrega Absoluta" (Kirvan, John. Entrega absoluta: baseado na simplicidade de Santa Teresinha. Campinas, SP: Verus, 2000) baseado na vida e nos ensinamentos de Santa Teresinha não é um livro comum para ser lido com pressa ou na ansiedade de finalizar a leitura. É um livro para ser apreciado calmamente, tratando seus trechos como verdadeiras orações que precisam penetrar em nossas almas e inspirar nossas vidas. Este livro é um manual para a jornada espiritual e é composto por 30 textos divididos em três partes que serão lidos em 30 dias.

      O objetivo é passar 30 dias meditando acerca dos ensinamentos de um grande mestre espiritual, e Santa Teresinha é considerada uma grande guia espiritual pelo desenvolvimento de sua santidade e evolução espiritual através do caminho da simplicidade.

     A cada dia, você lê um texto de Teresinha. A primeira parte do texto tem o seguinte título:"Meu dia começa". Essa parte é para ser lida pela manhã, antes de você começar as suas atividades. Depois, a segunda parte se chama:" "Para o meu dia". Esta parte traz uma frase, a qual será uma espécie de "mantra" para você meditar sobre ela durante todo o seu dia, iluminando-se com o ensinamento que ela traz. E, por fim, a terceira parte se chama:"Meu dia está terminando". Esta parte é para ser lida antes de dormir.

Eis abaixo o Texto do terceiro dia, um dos mais belos dentre os 30 textos na minha opinião por exaltar a presença na luz em cada ser, independentemente da forma com a qual a luz se manifesta:


Meu dia começa (ler pela manhã)

O amor de Deus se manifesta
de maneira perfeita tanto nas almas mais simples,
que acolhem sua graça,
quanto nas almas daqueles
que são mais privilegiados.

Ele se dá a si mesmo
não apenas aos grandes,
como também às criancinhas que nada conhecem
e que apenas conseguem articular lamentações débeis,
e às milhões de almas
que nunca ouviram seu nome.

Acredito que cada flor
por ele criada é bela
e que o brilho da rosa
e a brancura do lírio
não depreciam o perfume da violeta
ou a doce simplicidade da margarida.

Acredito que, se todas as flores humildes
quisessem ser rosas,
a natureza perderia sua beleza primaveril
e os campos não mais seriam adornados
com matizes encantadores.

Assim, como o sol brilha
tanto sobre o cedro
quanto sobre a menor das flores,
o Sol Divino ilumina cada alma,
grande ou humilde,
e, para o bem dela todas as coisas colaboram,
o mesmo se dá na natureza.

As estações estão ordenadas de modo a possibilitar
que, no dia determinado,
a mais humilde margarida possa abrir suas pétalas.

Nosso Senhor criou grandes santos,
que são as rosas e os lírios do seu reino,
mas também criou santos mais humildes,
simples margaridas e violetas que crescem aos seus pés.
Seu amor se manifesta
tanto nos pequeninos quanto nos grandes.

Para o meu dia (frase para meditar durante o dia)

"Nosso Pai se dá generosamente a si mesmo tanto ao menor de seus filhos quanto ao maior."

Meu dia está terminado (ler antes de dormir)

Meu Pai amado, ajuda-me a compreender que o único santo que desejas que eu seja é o santo que eu posso ser. Tu dás teu amor tão generosamente à mais simples das almas que acolhe tua graça quanto àquelas almas mais privilegiadas. Conserva-me sempre consciente de teu dom da graça e permite que eu o acolha de tal maneira que teu amor se torne visível nas almas mais simples.

   Aproxima-te, então, meu Pai amado,
tu que tens abençoado todos os meus dias,
abençoa-me ainda agora,
conforme este dia termina e a noite se aproxima.



 Alguns religiosos acreditam que o dom da palavra, assim como os demais dons e talentos, provém de Deus e que, muitas vezes, o escritor ou o poeta pode ser um canal pelo qual o Espírito Santo possa se manifestar e falar. Por isso, é muito importante usar com sabedoria o dom da escrita e da oratória, pois as palavras têm poder e são sagradas.

  A capacidade de ver além da matéria, obtendo inspiração e criatividade, também seria um dom do espírito. Por isso, a poetisa Adélia prado diz: "Deus de vez em quando me tira a poesia. Olho para uma pedra e vejo uma pedra."

Grande abraço a todos,

Taty.

http://tatycasarino.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.