Resenha: Ser como o rio que flui

domingo, 23 de abril de 2023


Autor: Paulo Coelho

Editora: Paralela

Número de páginas: 246

Skoob


Sinopse: 

Em Ser como o rio que flui, Paulo reuniu pensamentos e histórias que escreveu durante dez anos e mostra como a vida tem lições para nos dar nas mais simples, extravagantes e inesperadas experiências. Os textos são recheados de significado e escritos no estilo inimitável do autor. Um compilado sensacional de contos “reflexões que fiz enquanto percorria determinada etapa do rio de minha vida”, como o próprio autor descreveria.

Espiritualidade, vida, ética e sua filosofia de vida são alguns dos temas abordados. O leitor é convidado a fazer uma emocionante jornada, captando nos detalhes do dia a dia valores essenciais para uma vivência mais feliz.


Paulo Coelho, escritor que particularmente eu gosto muito, pelo menos posso dizer que gostei dos 2 livros que eu li antes dele. Este veio de surpresa emprestado por uma amiga. 

Antes de começar a ler este livro imaginei que fosse uma história sobre uma pessoa que tivesse passado por algumas dificuldades e aprendido algumas lições, meio bobo eu sei, mas foi o que passou na minha mente.

Ao contrário do que eu tinha imaginado, o livro é composto por vários textos que já foram publicados em vários jornais do mundo. Estes textos falam de experiências vividas pelo autor, momentos, reflexões que ele teve, para mim foi um compilado de pensamentos e de vivências que possuem uma grande riqueza. 

O leitor termina e começa novos textos com uma fluidez que faz jus ao título do livro, como se fosse uma dança harmoniosa onde durante a leitura fluída o cérebro reflete, reconhece atitudes, internaliza o que está sendo lido. 

Sobre a parte mais técnica, nada tenho de mal a falar, as folhas são levemente amareladas (o que particularmente eu adoro), a fonte e tamanho da letra são ótimas, na medida perfeita. Questão de revisão do texto, bom, eu não tenho muita propriedade para falar, mas para mim...ótima. 

"Ser como o rio que flui" é o tipo de livro que deve ser guardado em um local de fácil acesso para rápidas consultas como de vez em quando abrir uma página qualquer e reler um ou mais textos.  Certamente que entrou para minha lista de desejados e não apenas para a lista, mas sim para a lista de futuras aquisições com toda a certeza. 

Abaixo, alguns trechos do livro.


"Um guerreiro da luz, depois que cumpre seu dever e transforma sua intenção em gesto, não precisa temer mais nada: ele fez o que devia."


"Encontros... : "Se você quiser alguma coisa, precisa antes mostrar seus olhos". Desde então, tenho feito isso, e só tenho colhido bons resultados..., absolutamente nada, substituiu o olhar humano."


"Mude a postura, relaxe a testa, estique a coluna, enfrente o mundo de peito aberto; ao pensar no seu corpo, você também está pensando em sua alma, e uma coisa ajudará a outra."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.