Resenha: Pseudônimo Mr. Queen

domingo, 10 de julho de 2016
Autora: Loraine Pivatto
Editora: --
Número de páginas: 404
Skoob

Sinopse:

O ano é 2012,
Dia 21 de dezembro,
E a temida profecia maia acaba de se cumprir.

Cidades devastadas,
Ruas vazias,
A população mundial bruscamente reduzida,
E a história dos sobreviventes começa a ser contada.

Os escolhidos iniciam um novo mundo, baseado nas novas regras passadas através dos sonhos.

Agora serão 2 vidas: 
A primeira até os 70 anos,
A segunda, a partir dos 20 e até os 100.
150 anos no total.
Nenhum segundo a mais.

A nova sociedade começa a surgir:
Sem desigualdade,
Sem dinheiro,
Sem doenças,
Sem possibilidade de mortes prematuras,
Exceto por uma maneira.

Uma única maneira de morrer, mas que não pode ser revelada.
Um segredo que precisa ser guardado.
Para salvar a sociedade de si mesma.


Começo essa resenha pedindo desculpas à autora pela demora em resenhar esse livro que tanto gostei. Li em um book tour que participei por convite da autora e me encantei com o livro. 

A ideia principal dessa história ainda não tinha visto em nenhum outro livro: trata do nosso mundo após a destruição dele, é como se um novo mundo fosse criado com os sobreviventes, mas nesse novo mundo todos são tratados de forma igual, sem classes (superior, inferior, etc). Itens básicos o governo fornece, pronto é isso, cada pessoa tem que se conformar com isso e aceitar como sendo a única e mais perfeita forma de viver. 

Há também o "detalhe" de que não há doenças e nem morte. Todos nesse novo mundo possuem a oportunidade de viver duas vidas como citado na sinopse. 

Mas e quem disse que todos os seres humanos desse novo mundo vão se conformar em ser iguais aos outros? Aqui podemos notar o quanto o ser humano é complexo, inconformado com as situações ao redor por mais simples e igualitárias que elas sejam. Não há como agradar a todos e sempre haverá alguém que vai querer se destacar, vai querer poder, vai querer ser o diferente nem que para isso a paz seja quebrada, nem que para isso tenha que envolver vidas de pessoas comuns e felizes. 

Porém esse fato de as pessoas não morrerem guarda muitos segredos, alguns personagens inclusive, descobrem esse segredo e cada um, dependendo de seus valores, vai agir de uma forma diferente. Alguns vão lutar pela paz do restante da população, outros vão pensar somente no poder. 

A leitura é um pouco confusa em alguns pontos mas isso foi inevitável diante do fato do ser humano ser uma caixinha de surpresas em suas atitudes e sentimentos. Porém destaco que é um livro tranquilo e gostoso de ler. A autora aborda como ninguém a complexidade das pessoas e as consequências da ambição ao poder. 

Dou os parabéns à autora, o livro prende a atenção do início ao fim. Recomendo à todos!!!

Um comentário:

  1. Amei a resenha. Você soube sintetizar nela a essência do livro e a mensagem da autora. Parabéns! E a Loraine manda super bem escrevendo ficção. Participei do book tour também e achei uma leitura surpreendente. Abraços literários e até mais...

    ResponderExcluir

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.