Voltei!

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Olá mundo!


Minha nossa! Quanto tempo não vinha aqui no blogspot! Saudade do tempo em que os blogs eram a sensação do momento e que por isso treinávamos nossa escrita, nosso português, pensávamos antes de escrever. 

Hoje em dia nem precisamos pensar mais, apenas consumir vídeos (se é que dá para chamar de vídeos) de poucos segundos, hoje em dia somos bombardeados por tanta informação que nem temos tempo de processá-las. 

Pois eu entrei nessa também, e vi que eu estava emburrecendo...minha ansiedade aumentou (algo que eu não tinha na época dos blogs), comecei a ficar irritada, sem paciência com nada e com dificuldades em ler mais que 10 páginas de um livro. 

Além dos alertas acima, senti que meu contato com telas está me fazendo mal, pensando bem, não é o contato com telas, mas sim com redes sociais apressadas, de conteúdo "não processáveis" como o Instagram, esse tipo de rede social estava me prejudicando muito. 

Como descobri? Semana passada resolvi tirar para descansar, para deixar um pouco de lado responsabilidades e ficar a toa em casa, por mais que em casa sempre tenha o que fazer. Fiquei de domingo, dia 12 até dia 19 nessa semana de folga, mas do dia 12 até 15 fiquei a toa especificamente nas redes sociais e isso fez eu sentir que não estava conseguindo descansar, foi aí que tive a ideia de no sábado e domingo ficar sem ver Instagram, sexta, sábado e domingo sem mexer no meu WhatsApp de trabalho e olhar poucas vezes no dia, no máximo 3, o meu WhatsApp pessoal. 

Resultado? Minha cabeça finalmente descansou. Com isso vi que hoje, o Instagram está me fazendo mal. Porém nos dias de hoje é onde as pessoas são vistas, e quem é autônomo como eu e que deseja crescer trabalhando por conta própria estar lá é muito vantajoso. Por este motivo não irei sair de lá, mas focarei em produzir conteúdos lá e não tanto em consumir. 

Obviamente que há perfis de lá que adoro acompanhar e continuarei, mas serão esses, pronto. Não quero mais ficar passando o dedo na tela vendo coisas aleatórias, mas vou ver sim conteúdo de pessoas específicas que admiro e que me passam algo bom. 

Youtube: esta é a rede social que mais gosto, tanto que estou a mil com meu canal lá, meu foco é produzir conteúdos para lá. Aliás, tenho dois canais lá, o meu principal que leva o meu nome e o Vale da Luz onde falo de livros e assuntos espiritualistas/ espíritas. 

E só, porém de uns tempos para cá eu estava sentindo falta de voltar a exercitar meu cérebro e escrever e ler são duas formas de fazer isso. Voltei a ler com muita força nesse mês de janeiro, tanto que já li 6 livros até o dia de hoje, 23 de janeiro. Aliás, até esqueci: o blogspot aqui coloca data nas postagens? Esqueci até disso!

Bom, continuando, ler eu voltei com força total, mas e escrever? No Instagram até dá para fazer postagens com texto, mas são postagens que ficam perdidas pois lá não há a opção de pesquisar postagens por data, mês, ano. Para acessar a primeira postagem de alguém é preciso ter paciência para rolar a tela até chegar nela e isso pode levar vários minutos caso a pessoa tenha muitas postagens no feed. Tá, mas para quê desejar ver a primeira postagem da pessoa?

Eu, Fernanda, eu gosto de ver a evolução de pessoa com o tempo, gosto de conferir postagens antigas e talvez muito interessantes, gosto de conhecer um pouco da pessoa (dentro da parcela de vida que a rede social permite), gosto de saber os pontos de vista dela e sim...um pouco da vida dela sim, mas como meio inspirador e não de eu querer ser a fofoqueira na minha rodinha de conhecidos. Porém com o Instagram é difícil essa pesquisa por postagens mais antigas, lá tudo é rápido, instantâneo, volátil, descartável. 

Então tive a saudade e vontade de exercitar minha escrita aqui, no velho e duradouro blogspot mesmo que não tenha nenhum leitor, eu estarei escrevendo porque sei que vou me beneficiar dessa escrita, voltarei a ser um ser pensante e que sabe argumentar e falar e principalmente ESCREVER. Ok, minha escrita não deve estar lá grandes coisas, culpa do conteúdo descartável que consumi nos últimos anos, mas com o tempo quero melhorar aqui. 

E REcomeçar por onde aqui? Claro que ia começar por aqui, no meu blog amado, que mesmo sem alimentar ele por tantos anos, nunca excluí ele, apenas dei uma ajeitada e limpada. Esse blog é meu queridinho. Mas, também senti vontade de recriar um blog que eu fiz e nunca levei para frente porque não entendia do assunto, o Beleza Própria

Na época do boomm dos blogs os mais famosos eram dos de moda, e eu quis copiar criando o Beleza Própria, mas eu sem base alguma e nem vocação para o tema, não consegui levar adiante o blog, mas até que fiz umas postagens sobre desfiles que estavam acontecendo e roupas que eu estava usando, além de cores de esmalte que eu estava usando. Continuo sem entender muito, mas minha visão de moda e beleza melhorou muito e sim, vou compartilhar lá isso, minha visão simples e particular sobre esse mundo. E sim, haverá muitas fotos de esmaltes que estou usando, já usei desde que iniciou o ano de 2025. Quero compartilhar análises de produtos de pele que estou usando e minha visão sobre moda. 

Mas claroooo que não poderia deixar de lado aqui, meu amorzinho, o Trilhas Culturais, que quero voltar com postagens sobre livros, filmes e séries, mesmo que seja para ninguém ver. O tempo que eu gastaria consumindo conteúdos aleatórios no Instagram, vou escrever lá no Beleza Própria e aqui no Trilhas e dessa forma ajudar meu cérebro a voltar com a boa forma que um dia ele já teve. 

Bem-vindos(as)


PS1: Esse texto irá também para o Beleza Própria com poucas alterações. 

PS2: A figurinha escolhida foi de propósito para lembrar do tempo que enfeitávamos muito sim nossos blogs, mas escrevíamos e usávamos bem mais o cérebro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.