O Inferno somos nós - do ódio à cultura de paz
Autores: Leandro Karnal, Monja Coen
Editora: Papirus
111 páginas
Sinopse:
"Em tempos adversos, de crise, preconceito e intolerância, como transformar o ódio em compreensão do outro em suas diferenças? Como sair de um cenário de violência e construir uma cultura de paz? O historiador Leandro Karnal e a Monja Coen, fundadora da Comunidade Zen-budista do Brasil, conversam nesse livro sobre essas e outras questões. Os autores lembram que o medo pode estar na origem da violência e apontam como o conhecimento, de si e do outro, é capaz de produzir uma nova atitude na sociedade, menos agressiva e mais acolhedora."
Este livro tem uma linguagem muito simples e é dividido em partes que a monja Coen coloca sua posição sobre um determinado ponto do assunto tema do livro e em outras partes que o Leandro Karnal expõe sua visão.
Eles debatem sobre a inversão de valores que hoje em dia está tomando conta do mundo, na verdade que já tomou: quando o medo é imposto, é provocado na população e como isso pode ser prejudicial para todos.
O medo é muito debatido no livro, o que ele causa nas pessoas e quais consequências que pode provocar, a importância de reverter esse quadro. E ligado ao medo a estrutura social que temos, onde as escolas entram nesse assunto e como podem contribuir, qual o papel da família nisso tudo?
Mas não é só de interferências externas que alimenta o medo, mas também da interferência interna, a mental. Como os pensamentos devem ser tratados, como a mente pode receber a devida atenção e os cuidados que devemos ter com ela, como a meditação pode nos ajudar nesse processo.
A paz é um assunto bem complexo apesar de não parecer, ela engloba sistemas enraizados nas culturas dos países, no comportamento de cada indivíduo, na rotina dentro de cada família, com as ideias pré concebidas por cada um de nós e muito mais da tolerância, ou falta dela, de nós para com os outros, com as diferenças que podem não fazer parte de nossos valores, do conjunto de comportamento que acreditamos serem adequados.
O livro é um bate papo dessas duas pessoas maravilhosas. A leitura flui tranquilamente e quando o livro termina a vontade é de pedir mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.