Desapego

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Desapegar faz tão bem... eu adoro e adoto essa filosofia há alguns anos. Normalmente reservo o mês de Dezembro, o início dele para desapegar. Quando faço essa limpeza é com  a intenção de entrar o ano novo "limpinha" de tudo o que esta só ocupando espaço. Gosto da sensação de energias novas entrando junto com o novo ano. O meu jeito de desapegar fazendo essa limpeza material é da seguinte forma:



- Reservo um dia para cada cantinho: um dia para o guarda roupa tirando tudo o que esta velho demais ou que não uso mais...que deixei de usar naquele ano. Roupas velhas demais vão para o lixo, roupas boas que não quero mais eu separo para doação. Se fiquei mais de um ano ou dois sem usar uma peça de roupa, ela vai para a sacola de doação. Claro que existem exceções um exemplo é com vestidos, esses eu mantenho mais tempo guardados. Ainda sobre as roupas, antes de doar, penso se não posso customizar elas, cortar, arrumar de um jeito diferente que eu goste e faça eu usar elas. Se não tem jeito mesmo, eu dou.  No meu guarda roupa ainda tem a parte de produtinhos para o corpo, nessa parte vejo os produtos (mais são maquiagens) que estão vencidas, ai esses vão direto para o lixo. Vejo também cada coisinha mais que tem guardada ali e o que eu ver que eu não vou mais precisar cai fora. Nesse montante também separo calçados que não uso ou calçados velhos, bolsas, cintos...

- Separo um dia para os livros meus... eu sempre escolhia um ou outro que eu não tinha muita paixão pela história e separava para troca e isso valia tanto com livros lidos como não lidos.  Nesse dia também vejo as revistas que tenho, as mais velhas eu costumo folear e arrancar as folhas das reportagens que quero guardar, o resto da revista: lixo.

- Separo um dia para a papelada...tenho um armário onde guardo itens de papelaria, documentos, xerox, polígrafos, envelopes e itens para correspondência, notas fiscais, manuais, etc. Nesse armário uma limpeza que normalmente rende algumas sacolas de mercado cheias de lixo. Mas vou explicar como procedo: A parte de papelaria (caderninhos, canetas, envelopes e itens para correspondência normalmente ficam intactos, afinal são itens que vou usar. Polígrafos eu dou uma olhada e vejo se o assunto ainda me interessa, caso contrário eu vejo quem possa querer e ofereço, em último caso coloco no lixo. Notas fiscais, se são de coisinhas à vista ou de valor pequeno eu coloco no lixo, mas de itens de maior valor (como por exemplo; eletroeletrônicos, contas mensais de celular...) eu separo num montinho e reservo. Comprovantes de pagamentos, notas fiscais e afins filtrados eu pego um saquinho plástico e coloco os que eu decidi guardar. Fecho com durex e coloco uma etiqueta com o ano (mas ai eu fecho com o durex sempre no dia primeiro de Janeiro do ano novo, até porque até dia 31 de Dezembro ainda podem haver compras que eu queira guardar o comprovante). Pego então esse saquinho e coloco numa pasta de elástico. Nessa pasta eu deixo sempre saquinhos com comprovantes dos últimos 5 anos.  Outra coisa que faço quando vou guardar esse saquinho é tirar o saquinho daquele ano que vai completar 6 anos guardado (lembrando que guardo somente dos últimos 5 anos), e faço um novo filtro: abro o saquinho e o que eu acho que dá para colocar fora eu coloco, o que eu ainda tenho receio de colocar fora eu passo no scanner e guardo em um ambiente virtual chamado Evernote (link), claro que essa imagem devidamente identificada), e ai sim, papeis scaneados vão finalmente para o lixo. Dou uma geral também em documentos diversos, o que vou colocar fora passo no scanner e mando para o Evernote,  o resto que não preciso mais guardar nem scanear, lixo direto. E tudo mais que estiver nesse armário que eu não quiser mais, tiro para doar ou para colocar no lixo.

- Tiro um dia também para fazer uma geral no meu computador, e o procedimento é o mesmo: dou uma geral em todassss as pastas e olho todos os arquivos, coisas que não me interessam mais excluo o que quero guardar permanece no computador. E depois dessa limpeza ainda esvazio a lixeira. Há! E claro, depois de tudo isso, excluo tudo o que tem no meu HD externo e faço uma nova cópia novinha de tudo o que tem no pc para dentro dele, e durante os meses, pelo menos duas vezes ao mês, copio para o HD externo as pastas que sei que tiveram arquivos editados ou inseridos, faço uma cópia em cima de outra cópia.

- Limpeza também na conta de e-mail...e como tenho várias pastas dentro do e-mail identificando os vários tipos de e-mail que guardo (uso o método: caixa de entrada sempre vazia, ou seja, chega e-mail eu leio e decido: responder, guardar ou excluir) eu olho todas as pastas e excluo todos os e-mails que acredito que não precisam mais ser guardados.

Esse é meu processo de desapego que costumo sempre fazer início de Dezembro. Quando faço esse tipo de limpeza normalmente me sinto mais leve, a energia parece que flui melhor, me sinto bem.  Bom, comigo funciona mas e com vocês?

Sei que tem pessoas que tem dificuldade em se desapegar, o que eu sugiro é que comecem devagarinho, desapegem primeiro... hummm, da gaveta de meias, ou dos produtinhos para o corpo (eliminando todos os produtos vencidos), ou da parte de calçados... enfim, escolha um tipo de item para desapegar e faça o desapego só dele. Ai espere e comece a sentir a diferença de energias e ai aos pouquinhos vá colocando essa prática em tudo na vida.

Vale lembrar que não é só das coisas físicas que desapegamos, que devemos desapegar... mas também e principalmente das coisas não físicas como: pensamentos negativos, ideias destrutivas, desânimo, tristeza, raiva... tudo o que sentimos de ruim devemos colocar no lixo. Claro que esse tipo de limpeza é mais complicado e tema para um futuro post.

Contem ai: vocês praticam o desapego? Como fazem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.