Resenha: Senhora de Si

segunda-feira, 29 de maio de 2023


Autora: Deborah Wright

Editora: Labrador

Número de páginas: 214

Skoob


Sinopse:

Deborah Wright já era uma militante do empoderamento feminino antes mesmo de esse conceito existir. Durante muitos anos foi a única mulher na mesa de reuniões – não poucas vezes na cabeceira, já que comandou empresas como Kraft Suchard Foods, Kibon, Tintas Coral e Parmalat. Neste livro, ela conta sua trajetória profissional sem "dourar a pílula". Deborah acredita que o erro é o momento em que mais se aprende, pois o sucesso pode levar à acomodação e à complacência. Diz que a maior motivação na vida é nunca parar de aprender, citando um conceito do Zen Budismo: shoshin, que significa ter sempre uma mente de principiante. Sua história é contada de uma forma leve e pessoal. Além dos aprendizados, o texto destaca os bons vinhos que marcaram momentos importantes na sua carreira. "


Esse livro foi diferente dos demais que ando lendo sobre empreendedorismo, negócios. Aqui Deborah fala da história dela na área profissional, ela conta como ingressou nas empresas, quais os prós e contras de cada oportunidade que teve e o porque fez as escolhas que fez. Falou dos desafios, do que precisou aprender, de pessoas com as quais trabalhou junto, dos conselhos dados à ela, dos erros que cometeu, do que aprendeu. 

Enquanto eu lia, tinha a sensação que lia o diário dela de trabalho, uma forma diferente de abordar vivências no mundo corporativo, gostei muito dessa forma de contar uma história de vida. 

Senti, desde o início do livro, ela muito humana, afinal, nem sempre no mundo corporativo a humanidade se faz presente, digo isso baseado somente no que leio, vídeos que assisto. Talvez eu esteja falando uma bobagem, é que vejo muito pensamento lógico, muita razão se fazendo presente em aulas, vídeos e livros sobre o assunto empreender. 

Gostei particularmente da passagem sobre a Kibon, quantas coisas que eu nem imaginava! O livro em si me trouxe curiosas informações de como funciona empresas de grande porte. 

Não posso citar nada aqui sobre folhas, impressão pois li no celular, no aplicativo Skeelo. Confesso que se for para ler e-books prefiro o Kindle, e antes dele o livro físico mesmo, por isso que este livro entrou para mim lista (gigante) de livros físicos que quero ter na estante. 

Mesmo que você não tenha interesse em ser empreendedor, a leitura é super válida pois nos mostra os bastidores de empresas que fazem (ou fizeram em algum momento), parte de nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.