Resenha: A Arte de Viver - O manual clássico da virtude, felicidade e sabedoria

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023


Autor: Epicteto

Editora: Sextante

Número de páginas: 144

Skoob


Sinopse: 

"Com apaixonada simplicidade, o filósofo Epicteto concebeu o primeiro e mais admirável manual do Ocidente sobre como viver melhor – com sabedoria, dignidade e tranquilidade.

Epicteto acreditava que a meta principal da filosofia é ajudar as pessoas comuns a enfrentar positivamente os desafios cotidianos e a lidar com as inevitáveis perdas, decepções e mágoas da vida.

A arte de viver prega a liberdade pessoal e a serenidade e demonstra que virtude e felicidade estão estreitamente relacionadas.

Nascido escravo por volta do ano 55 d.C. no Império Romano, ele se tornou um dos grandes mestres do Estoicismo e dedicou sua vida a responder a duas questões fundamentais: "Como viver uma vida plena e feliz?" e "Como ser uma pessoa com qualidades morais?" .

Os 93 pensamentos reunidos neste livro trazem a essência de uma filosofia cujos méritos foram comprovados pelo tempo."


Minha primeira leitura de Epicteto graças a uma amiga, a Juliana, que me emprestou seu livro. 

No início da leitura eu não tinha expectativas alguma, mas com o passar das páginas me surpreendi. 

O livro começa falando da vida de Epicteto, uma história que eu não conhecia e o decorrer do livro trata de como viver uma vida plena e feliz.

O texto de cada página faz provocações do que podemos melhorar em nossa vida para viver mais plenamente, mais satisfatoriamente através de ocuparmos nossa mente com o que podemos controlar. 

A linguagem do livro é direta, direto ao ponto, ou aos pontos, já que são levantadas várias questões práticas que devemos colocar em ação em nosso dia-a-dia para vivermos com mais paz, alegria.  Inclusive algo que é falado e é talvez a chavinha de muitas decepções nossas é sobre o que nos perturba, segundo o livro o que nos perturba é como interpretamos o significado do que nos acontece. 

O livro nos abre os olhos para tantas questões humanas  que acabam mais nos prejudicando do que auxiliando que se eu começar a citar tudo aqui vou acabar transcrevendo o livro. 

Minha opinião final é: livro ótimo, maravilhoso, uma leitura que recomendo a todos! E com o livro foi emprestado e eu gostei bastante dele, já entrou para minha lista de desejados, pois é o tipo de livro ideal para abrirmos assim... do nada... pois a cada página é um lembrete do que podemos melhorar em nossa vida. 


Por fim, deixo três citações do livro, embora venha mais outras por aí em postagens separadas. 

"Torne-se médico da própria alma."


"Não confie em nada nem em ninguém antes de confiar em si mesmo."


"Seja seletivo aos que você escolhe como amigos, colegas e vizinhos. Todos podem afetar seu destino. Procure pessoas que despertem o melhor em você. Seja também uma pessoa que agrega aos outros."


E você? Já leu algum livro de Epicteto? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.