Pages - Menu

domingo, 26 de janeiro de 2025

Reflexões sobre minha folga + quero ser um ser humano que PENSA

 Olá leitores (será que existe algum?)


Venho aqui falar sobre a semana de folga que me dei semana passada. Já tem vídeo no Youtube onde falei que semana foi essa, porque eu decidi fazer e as reflexões que tive dela. Prometi a parte 2 do vídeo e como agora os roteiros de vídeos sairão dos textos aqui, então vamos de texto da parte dois desse relato. 

Bom, resumindo a primeira parte, eu tinha chegado na conclusão que sim, as tarefas de todo dia faziam eu cansa sim, mas cansaço mental mesmo era o Instagram, não era as telas em geral, mas sim o Instagram.

É visto que as pessoas no geral estão ficando menos inteligentes, será que podemos definir assim? As pessoas estão ficando com preguiça de raciocinar, de pensar, de refletir! Você posta no Instagram uma imagem falando de uma festa: local, data, valor e sempre tem mais de uma pessoa que pergunta qual o valor ou a data ou o local...isso porque as pessoas não leem mais! Esse é um exemplo de dezenas e dezenas de outros que eu poderia dar. Além disso, essas postagens rápidas e superficiais mexem com nossas emoções, nos deixam numa zona de conforto de bem estar que não queremos sair dela, doses de dopamina no cérebro, isso né? A sensação de bem estar causa a liberação dessa substância que temos no corpo e que nos causa bem estar, mas em excesso nos vicia, nos torna presos dentro de uma sensação que nos tira do mundo real, que nos tira o livre arbítrio, o poder decisório, o poder sobre nossas vidas.

Outra situação que eu percebo é no WhatsApp, tudo bem escrever algumas coisas abreviadas, mas estou vendo principalmente com o pessoal mais jovem que estão usando abreviações demais! Muitas tem que ser traduzidas por quem não abrevia tanto. E eu não acho bonitinho isso, pois no instante que deixamos de escrever direito, mesmo usando uma abreviação ou outra, vamos esquecendo como se escreve mesmo! Vamos esquecendo nosso idioma, vamos esquecendo de raciocinar e começamos a aceitar tudo o que vimos como verdades absoltas, começamos a idolatrar qualquer pessoa que faça vídeos curtíssimos e que escrevem quase só com abreviações ou símbolos, começamos a aceitar o que nos é apresentado sem questionar. Um povo que não questiona, que não reflete, é um povo que não quer pensar, que desaprendeu a exercitar os neurônios e eles são uma parte do nosso corpo que tem que ser exercitada sim!

Mas o que isso tem a ver com minha semana de folga? No instante que eu percebi que o que estava me causando maior cansaço mental, no caso, o Instagram, eu vi que estava entrando nessa onde de pessoas acomodadas cerebralmente (existe essa palavra?). 

Eu conheci o outro lado, o lado de assistir vídeos longos, de pensar, refletir e escrever da melhor maneira, meu corpo conheceu esse lado e no instante que eu deixei de exercitar meus neurônios eu comecei a sentir falta de algo que eu procurava rolando infinitamente os vídeos do Instagram sem sucesso. 

A resposta não estava lá, a resposta estava dentro de mim, a resposta estava em eu voltar a escrever textos aleatórios, resenhas de livros, simplesmente escrever e voltar a ler com seriedade meus livros. A parte da leitura eu já tinha começado a pegar ritmo bom no segundo semestre de 2024, mas o escrever não e foi por isso que eu decidi voltar com o blog, mesmo que seja somente para eu ler, escrever, postar. 

Ficar assistindo informações vazias por meia hora, uma hora....várias horas, além de fazer perdermos uma boa parte de nossa vida vendo os outros sendo felizes e conquistando coisas, perdemos a nossa vida, perdemos a chance de fazermos algo por nós!

E não estou dizendo que ver um vídeo ou outro de besteirinha seja ruim, isso ajuda a descansar, mas com controle, sem excessos, sem gastar horas do nosso dia. No instante que senti meu cérebro pesar e ficar cansado por ficar no vício de assistir micros vídeos no Instagram, eu vi que não queria perder minha vida ali. 

Porém, quem é autônomo, quem é dono de seu próprio trabalho, vendendo produtos físicos ou serviços, precisa estar no Instagram e em outras redes caso queira ter clientes, ter público, porque as pessoas estão lá, com exceções claro. Mas então como equilibrar tudo isso?


Bom, vou dizer o que eu defini para mim: eu tenho mais de um perfil no Instagram e estou pensando em formas de reduzir esse número, mas com calma, sem pressa. Defini também que vou acompanhar apenas alguns perfis específicos de pessoas que eu gosto realmente do conteúdo, depois de conferir o que postaram, posso ficar 1 ou 2 minutos vendo rapidamente outros e acabou, o resto do tempo lá será para eu produzir conteúdo, falar dos livros, das minhas reflexões, falar de trabalho, desapegos e do que faço como autônoma, ou seja, ficar mais tempo lá criando conteúdo do que consumindo. E quero definir períodos do dia para isso, sim.... períodos para que eu não me perca mais no mundo encantado do relógio parado, onde não percebemos o tempo passar.

Além disso, nada de X, Tik Tok... tenho conta neles, mas apenas para conhecer e poder explicar para minhas alunas caso me perguntem, como meio de melhorar meu trabalho sim, para ficar a toa lá, não. 

As redes sociais que escolhi estar plenamente é aqui no blogspot com o Trilhas e o Beleza Própria e no Youtube. Aqui será para eu treinar os neurônios, escrever, colocar para fora meus pensamentos, reflexões e treinar o português e porque não também treinar a paciência, porque para escrever precisamos ter paciência e isso era algo que eu já estava perdendo estando tanto tempo nessas redes sociais de conteúdo descartável, rápido. 

Instagram continuarei porque ali é o foco do momento e eu gosto de lá, mas estarei mais produzindo conteúdo e acompanhando perfis específicos do que estar rolando a tela a toa. 

Eu quero continuar sendo um ser pensante, um ser que reflete, que evolui e por isso voltei para cá...para onde me sinto bem compartilhando um pouco de meus pensamentos. 

Mas não estou condenando quem decide ficar nesse mundo de vício em redes sociais, de certa forma eu também fui contaminada por isso, mas eu decidi sair disso e controlar o que vejo, quando vejo, porque vejo. E a sensação que sinto quando venho aqui escrever é maravilhosa, mas é mais calma, é mais natural, é uma sensação que estou PENSANDO, porque para escrever é preciso pensar, e pensar é algo que muitas pessoas estão esquecendo como fazer. 



Eu escolho estar na Internet sim, eu escolho o que ver, eu escolho como usar, eu escolho não ser viciada em conteúdos breves, rápidos, descartáveis. 


EU ESCOLHO SER UM SER PENSANTE!




Fernanda Rocha

Caixa Postal #01/2025

Abrindo os trabalhos para recebidos 2025!

Como já me perdi em qual Caixa Postal estava aqui no blog, resolvi zerar a numeração e colocar o ano junto, então hoje será recebidos 1 de 2025.

Aqui vou mostrar cartas e livros e o resto de itens mostrarei no Beleza Própria



Livros acima foram compras no sebo Farol aqui na minha cidade. 


Memórias de Adriano foi indicação do meu amigo Cléber que estava comigo. Já Cyberstorm foi eu mesma que adorei a sinopse do livro e não tive como não trazer para casa. Este entrou como exceção na minha meta literária de 2025.



Segredos Revelados foi um dos livros que estava no pacote do arrependimento (montante de livros que doei e depois me arrependi, isso há alguns bons anos), mas este eu ainda não tinha lido, quando vi no Sebo, tive que comprar. 

Outlive foi presente da minha colega do PEG a Carol, foi uma surpresa para mim que AMEI o presente e bilhetinho que está devidamente colado no meu caderno da gratidão. 


E no início desse mês eu peguei na minha caixa postal duas cartinhas! Adoro receber cartas. 

De livros e cartas foi isso. Para quem quiser me mandar cartas, o endereço da caixa postal está abaixo. 


📮 Fernanda Luz

Caixa Postal: 5118

A.C. Universitária

CEP: 97105-970

Santa Maria RS



Fernanda Rocha 

Minha meta de leitura de 2025

Venho hoje com minha meta de leitura de 2025 que pela primeira vez na vida eu coloquei um tema na minha meta, que nesse ano é: 


LIVROS QUE GANHEI DE PRESENTE!


Seguido eu olhava para estante e via tantos livros que eu tinha ganho de presente há bastante tempo e que não tinha lido ainda e ficava com aquele peso na consciência... por isso que nesse ano eu resolvi reunir todos eles e ler. Mas detalhe: eu sorteio minha próxima leitura, depois de cada livros finalizado eu sorteio o próximo que será lido!

E caso eu ganhe mais algum livro durante o ano, vai para a lista! Não tenho pretensões de ler todos, mas o máximo possível dos livros que ganhei de presente, até por respeito a quem me deu. 

Confesso que estou me surpreendo com as leituras que estou fazendo, um melhor do que o outro. Mas devo confessar que coloquei 5 na lista como exceção, ou seja, livros que não ganhei de presente. Vou explicar quando chegar a fotinho deles. 



Acima três livros que ganhei de presente, o do meio ganhei de aniversário ano passado. O primeiro já li e já tem resenha escrita pronta e vídeo gravado para ir ao ar em fevereiro!


Dos livros acima, eu já li agora em janeiro o terceiro, muito bom! Falta a resenha escrita que devo fazer nos próximos dias para ir ao ar junto com o vídeo no Youtube.


Dos três acima, o primeiro faz tanto tempo que ganhei que fico com vergonha de ainda não ter lido, mas nesse ano vai. Hehehe.


De romance de época até livro espírita, ganhei de presente vou ler. O do meio ganhei de Natal agora em 
2024.


Desses três acima, o primeiro já li...resenha em fevereiro, já o Morro dos Ventos Uivantes estou lendo agora, na verdade está sendo uma releitura.


O Príncipe foi a minha primeira leitura de 2025 e Outlive foi presente de uma querida colega! E estava na minha lista de desejados e ela não sabia, hehehehe.


Se você para, você cai foi minha última leitura concluída, Já tem vídeo gravado e resenha escrita agendadas para irem ao ar.


Chegamos nas exceções! Tenho um box com livros do George Orwell com três livros, mas só li um e como separo os livros lidos dos não lidos, o box está na parte de lidos com apenas um deles lido, está capenga do coitado e por isso coloquei os outros dois na lista para ler. Noites Brancas é pequenino demais para ficar junto com os não lidos e quero ler muito Dostoievki.


Por último, mais duas exceções: Desenvolvimento Mediúnico de Edgar Armond eu já li e que livro!! Foi para a lista de leitura desse ano devido ser tão fininho e Cyberstorm porque li a sinopse e simplesmente me apaixonei! Preciso ler ele nesse ano, se for sorteado, hehehe. Este eu comprei no Sebo Farol. 


É isso, minha listinha que pode aumentar caso eu venha ganhar mais algum durante o ano e se ela aumentar eu estarei muitoooo feliz, hehehehe.

Últimos recebidos de 2024

Eu disse que ia voltar e estou voltando, inclusive já tem várias postagens agendadas para irem ao ar durante o mês de fevereiro, bem no dia de cada vídeo com o tema da postagem, ir ao ar no Youtube. 

E aos poucos vou postando aqui livros que comprei e ganhei e resolvi compartilhar o último recebidos de 2024 que foi recheado de livros maravilhosos. Muitos deles ganhei de presente, outros comprei... 

Nunca tinha ganho tantos livros ao mesmo tempo!



Limites, Seja Feliz Agora, Doutrinação e Sintonia Diária com Deus foram presentes de Natal! AIII AMOOOOOOOOOOOO!

História da Educação, peguei nas estantes de compartilhamento de livros na UFSM.

Perseguição Digital e A Missão Agora é Amar comprei da produtora de conteúdo e autora Rachel Machado.

Modernidade Líquida e Quem Mexeu no Meu Queijo comprei em sebo. 


Uma das coisas que mais amo ganhar na vida são livros! Imagina a minha alegria!


Fernanda Rocha

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Voltei!

Olá mundo!


Minha nossa! Quanto tempo não vinha aqui no blogspot! Saudade do tempo em que os blogs eram a sensação do momento e que por isso treinávamos nossa escrita, nosso português, pensávamos antes de escrever. 

Hoje em dia nem precisamos pensar mais, apenas consumir vídeos (se é que dá para chamar de vídeos) de poucos segundos, hoje em dia somos bombardeados por tanta informação que nem temos tempo de processá-las. 

Pois eu entrei nessa também, e vi que eu estava emburrecendo...minha ansiedade aumentou (algo que eu não tinha na época dos blogs), comecei a ficar irritada, sem paciência com nada e com dificuldades em ler mais que 10 páginas de um livro. 

Além dos alertas acima, senti que meu contato com telas está me fazendo mal, pensando bem, não é o contato com telas, mas sim com redes sociais apressadas, de conteúdo "não processáveis" como o Instagram, esse tipo de rede social estava me prejudicando muito. 

Como descobri? Semana passada resolvi tirar para descansar, para deixar um pouco de lado responsabilidades e ficar a toa em casa, por mais que em casa sempre tenha o que fazer. Fiquei de domingo, dia 12 até dia 19 nessa semana de folga, mas do dia 12 até 15 fiquei a toa especificamente nas redes sociais e isso fez eu sentir que não estava conseguindo descansar, foi aí que tive a ideia de no sábado e domingo ficar sem ver Instagram, sexta, sábado e domingo sem mexer no meu WhatsApp de trabalho e olhar poucas vezes no dia, no máximo 3, o meu WhatsApp pessoal. 

Resultado? Minha cabeça finalmente descansou. Com isso vi que hoje, o Instagram está me fazendo mal. Porém nos dias de hoje é onde as pessoas são vistas, e quem é autônomo como eu e que deseja crescer trabalhando por conta própria estar lá é muito vantajoso. Por este motivo não irei sair de lá, mas focarei em produzir conteúdos lá e não tanto em consumir. 

Obviamente que há perfis de lá que adoro acompanhar e continuarei, mas serão esses, pronto. Não quero mais ficar passando o dedo na tela vendo coisas aleatórias, mas vou ver sim conteúdo de pessoas específicas que admiro e que me passam algo bom. 

Youtube: esta é a rede social que mais gosto, tanto que estou a mil com meu canal lá, meu foco é produzir conteúdos para lá. Aliás, tenho dois canais lá, o meu principal que leva o meu nome e o Vale da Luz onde falo de livros e assuntos espiritualistas/ espíritas. 

E só, porém de uns tempos para cá eu estava sentindo falta de voltar a exercitar meu cérebro e escrever e ler são duas formas de fazer isso. Voltei a ler com muita força nesse mês de janeiro, tanto que já li 6 livros até o dia de hoje, 23 de janeiro. Aliás, até esqueci: o blogspot aqui coloca data nas postagens? Esqueci até disso!

Bom, continuando, ler eu voltei com força total, mas e escrever? No Instagram até dá para fazer postagens com texto, mas são postagens que ficam perdidas pois lá não há a opção de pesquisar postagens por data, mês, ano. Para acessar a primeira postagem de alguém é preciso ter paciência para rolar a tela até chegar nela e isso pode levar vários minutos caso a pessoa tenha muitas postagens no feed. Tá, mas para quê desejar ver a primeira postagem da pessoa?

Eu, Fernanda, eu gosto de ver a evolução de pessoa com o tempo, gosto de conferir postagens antigas e talvez muito interessantes, gosto de conhecer um pouco da pessoa (dentro da parcela de vida que a rede social permite), gosto de saber os pontos de vista dela e sim...um pouco da vida dela sim, mas como meio inspirador e não de eu querer ser a fofoqueira na minha rodinha de conhecidos. Porém com o Instagram é difícil essa pesquisa por postagens mais antigas, lá tudo é rápido, instantâneo, volátil, descartável. 

Então tive a saudade e vontade de exercitar minha escrita aqui, no velho e duradouro blogspot mesmo que não tenha nenhum leitor, eu estarei escrevendo porque sei que vou me beneficiar dessa escrita, voltarei a ser um ser pensante e que sabe argumentar e falar e principalmente ESCREVER. Ok, minha escrita não deve estar lá grandes coisas, culpa do conteúdo descartável que consumi nos últimos anos, mas com o tempo quero melhorar aqui. 

E REcomeçar por onde aqui? Claro que ia começar por aqui, no meu blog amado, que mesmo sem alimentar ele por tantos anos, nunca excluí ele, apenas dei uma ajeitada e limpada. Esse blog é meu queridinho. Mas, também senti vontade de recriar um blog que eu fiz e nunca levei para frente porque não entendia do assunto, o Beleza Própria

Na época do boomm dos blogs os mais famosos eram dos de moda, e eu quis copiar criando o Beleza Própria, mas eu sem base alguma e nem vocação para o tema, não consegui levar adiante o blog, mas até que fiz umas postagens sobre desfiles que estavam acontecendo e roupas que eu estava usando, além de cores de esmalte que eu estava usando. Continuo sem entender muito, mas minha visão de moda e beleza melhorou muito e sim, vou compartilhar lá isso, minha visão simples e particular sobre esse mundo. E sim, haverá muitas fotos de esmaltes que estou usando, já usei desde que iniciou o ano de 2025. Quero compartilhar análises de produtos de pele que estou usando e minha visão sobre moda. 

Mas claroooo que não poderia deixar de lado aqui, meu amorzinho, o Trilhas Culturais, que quero voltar com postagens sobre livros, filmes e séries, mesmo que seja para ninguém ver. O tempo que eu gastaria consumindo conteúdos aleatórios no Instagram, vou escrever lá no Beleza Própria e aqui no Trilhas e dessa forma ajudar meu cérebro a voltar com a boa forma que um dia ele já teve. 

Bem-vindos(as)


PS1: Esse texto irá também para o Beleza Própria com poucas alterações. 

PS2: A figurinha escolhida foi de propósito para lembrar do tempo que enfeitávamos muito sim nossos blogs, mas escrevíamos e usávamos bem mais o cérebro.