Resenha: Todos os animais merecem o céu

segunda-feira, 20 de julho de 2020
Autor: Marcel Benedeti
Editora: Mundo Maior
Número de páginas: 334

Sinopse: 

Esta é uma das obras premiadas no Concurso Literário Espírita João Castardelli 2003-2004, promovido pela Fundação Espírita André Luiz e sua narrativa conta como é a vida espiritual dos animais.
A eutanásia,a reencarnação dos animais, a vida dos animais naquela dimensão e o sofrimento como meio de aprendizado e evolução. Além desses temas há passagens que contam por pormenores do regresso dos animais para a dimensão física nos momentos que antecedem o nascimento; incluindo desde a preparação do novo corpo ao parto. Inclui temas como a existência de colônias que cuidam dos animais na espiritualidade e comenta sobre os trabalhos das equipes espirituais que se ocupam com eles. Uma obra que é um marco sobre esse tema, dentro da literatura espírita.

O livro fala de um assunto escasso para quem é da área espiritualista: do mundo espiritual dos animais, sobre o que acontece quando um animal desencarna. Esta leitura veio esclarecer sobre esse tema. 
Os personagens principais dessa história são: o veterinário Guilherme, a sua noiva Cláudia, seu assistente João Rubens, Gustavo (que está no plano espiritual e orienta Guilherme quando este está dormindo). 

Guilherme é um veterinário dedicado ao trabalho mas bastante cético quanto aos animais terem sentimentos e sobre serem espíritos que são assistidos por equipes do plano superior. Aliás, ele nem gosta desses assuntos ao contrário de sua noiva e de seu assistente. Porém, ele é escolhido a estudar e a ajudar na colônia espiritual Rancho Alegre onde os animais são recebidos e cuidados após desencarnarem. 

O livro é recheado de esclarecimentos tanto sobre os animais domésticos (cães, gatos), quanto animais de grande porte, animais selvagens e até marinhos. Esses ensinamentos são passados ao leitor principalmente durante os estudos do Guilherme no Rancho Alegre que acontece quando ele está desdobrado, ou seja, quando esta dormindo, mas também há diversas explicações através de Cláudia e João Rubens em conversas com Guilherme quando acordado.  E conforme o veterinário vai recebendo orientações quando está desdobrado, ele quando desperto vai mudando atitudes, vai se interessando mais por este lado invisível dos animais, sua relação com seus pacientes vai se estreitando, inclusive assuntos pessoais também são esclarecidos nos "sonhos" e consequentemente seus sentimentos quando acordado também sofrem influência. 

O leitor, com as explicações, consegue entender como acontece o desencarne dos animais, como as equipes espirituais ajudam, como é o retornar ao mundo espiritual dos bichinhos que muitas vezes nos fizeram companhia durante anos, como eles vivem lá? O que acontece com eles? Eles voltam a encarnar quando? Tudo é explicado com muitos detalhes.

Há também a definição da eutanásia sobre a ótica espiritual, assim como sobre o sofrimento dos animais e também sobre um assunto bastante debatido principalmente nos últimos anos em que muitas pessoas estão escolhendo serem vegetarianas: o consumo da carne de gado. Você vai entender o que de fato acontece com esses animais e se é verdade ou não sobre os possíveis benefícios de não consumir mais carne vermelha.  Durante a leitura pegamos carona em diversas missões de resgate de diversos tipos de animais. No final, há um capítulo dedicado a reencarnação dos bichanos, como é todo o processo do retorno deles para a Terra.

Confesso que nunca tinha lido nada tão completo sobre a vida espiritual dos animais e a motivação de ter lido este livro foi o desencarne do meu cãozinho da raça Cocker, 16 anos, em maio deste ano de 2020. A dor da perda dele foi...sufocante...e este livro me ajudou muito a entender o que aconteceu com ele e a me tranquilizar pois sei que ele esta bem assistido. 

O autor (que desencarnou em 2010) tem diversas outras obras sobre o assunto que coloco abaixo as citadas no final deste livro:

- Todos os animais são nossos irmãos: Skoob / Para comprar 

- A espiritualidade dos animais: Skoob / Para comprar

- Histórias animais que as pessoas contam: Skoob / Para comprar

- Errar é humano - perdoar é canino: Skoob / Para comprar

- Os animais conforme o espiritismo: Skoob / Para comprar

- Animais: tudo o que você precisa saber: Skoob / Para comprar

Recomendo muito a leitura, não só para quem tem animais de estimação mas para todos que se interessam sobre energias, vida espiritual e equilíbrio do planeta. 



2 comentários:

  1. Que obra completa! Parabéns pela resenha! Você escreveu muito bem sobre esse assunto. Tenho interesse pelo assunto, e sua resenha fez aumentar meu conhecimento e a minha vontade de ler esse livro. Suas resenhas estão cada vez melhores! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelo incentivo e presença constante aqui. Sei que quando ler este livro vai adorar tanto quanto eu.

      Excluir

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.