Resenha: Tortura cor de rosa

terça-feira, 10 de maio de 2016


Autora: Lycia Barros
Editora: Atitude
Número de páginas: 149
Skoob

Ao mudar-se para São Paulo com seus pais, Ava pensou que poderia ter uma vida normal, como a de todas as meninas da sua idade, que têm amigas com quem conversar, com quem sair e com quem divertir-se naquela cidade cosmopolita. O novo bairro é bonito e elegante, e o novo colégio parece-lhe uma promessa de novos dias por viver, repletos de bons acontecimentos.
Porém, já no primeiro dia de aula, Ava descobre que nem mesmo ali a vida é perfeita. Sem que saiba direito como, torna-se alvo de uma garota cruel, que está sempre cercada por fiéis seguidoras, com as quais forma uma espécia de gang. É quando tem início o bullying, que tornará a vida de Ava um inimaginável e completo inferno.

"Ava encarou-a por um momento, abalada, tentando disfarçar o pavor que se espalhava pelo seu corpo e as lágrimas que ameaçavam cair de seus olhos. Sentiu-se tomada por um ódio desconhecido. Queria asfixiar aquela garota. Jamais, em tempo algum, pensara que um dia fosse sofrer ameaças daquele tipo, de humilhação mórbida. Dois sentimentos fortes brotaram-lhe: a indignação e o desejo de vingança. Porém, o medo se espremeu entre eles. Se Jaque tinha mesmo feito aquilo com Yoshie, porque não faria com ela?"

Este livro é pequeno, de super fácil leitura e a história gira em torno da personagem Ava. Ava é uma menina que passava trocando de cidade devido seu pai ser da Marina e este troca troca de cidade, resultava em muitas trocas de colégio, muitas vezes no meio do ano letivo. E nessa troca constante de colégio fazia Ava se sentir sem turma, sendo tratada como a menina nova, como a menina diferente em que muda de cidade seguidamente. Esse tratamento faz Ava se fechar mais ainda, se sentir mais ainda solitária e diferente e esse sentimento ela enfrentou por anos...
Até que Ava e seus pais se mudam para São Paulo. Nova cidade (apesar de ser onde mora seus parentes), novo colégio, a mesma sensação de ser a diferente do colégio, exceto por, no primeiro dia de aula na nova escola uma menina "pegar no pé" de Ava só porque Ava se sentou no lugar que sempre é dela. Essa menina se chama Jaque. Jaque implica com várias pessoas, ela se sente a poderosa do colégio.
Ava porém também faz uma amiga: Yoshie. A amiga de Ava sabe tudo sobre a má influencia de Jaque e as duas se unem e começam uma grande e verdadeira amizade.
Mas acontece algo que não estava nos planos de Ava: ela se encanta pelo menino da escola que Jaque é apaixonada e apartir daí começa uma luta entre Jaque e Ava. Ava luta para derrubar a tirania de Jaque em cima de seus colegas, Jaque luta para castigar e afastar Ava de perto de seu grande amor. Se é que podemos chamar de amor...

O livro fala principalmente do preconceito com pessoas que não conhecemos, das aparências, das situações humilhantes e dolorosas que muitos passam mas que transformam, para as outras pessoas não perceberem, em maldade, em sentimentos de superioridade.

O livro é super gostoso de ler, super rápido e quem já não se encontra mais no colégio, como eu, tem ótimas lembranças do tempo de escola... O livro é o típico dia a dia de muitas adolescentes estudantes do Ensino Médio. Um livro leve, um livro super recomendado para ler. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.